Melhor lugar para viajar no frio no Brasil

Sempre tem um programa diferente para fazer no inverno. Bastou cair a temperatura e a gente já está afim de um chocolate quente, uma lareira, um bufê de sopas e a companhia de amigos e amores. O Viajar é Vida mostra neste conteúdo o melhor lugar para viajar no frio no Brasil. Na realidade, os melhores, porque a lista é bem grande. Nas mais diferentes regiões brasileiras, uma variedade de atividades, roteiros e destinos. Vem com a gente para curtir o friozinho.

Siga o Viajar é Vida no Instagram

Leia também

Melhor lugar para viajar no frio no Brasil: o Viajar é Vida traz algumas dicas
Foto: Suellen Costa/Pixabay

Melhor lugar para viajar no frio no Brasil? Comece por Diamantina em Minas Gerais

Na região sudeste, mais precisamente em Minas Gerais, a dica é conhecer Diamantina. A pequena cidade fica 300 quilômetros de distância de Belo Horizonte e é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Entre as dicas do que curtir aqui está, claro, a diversidade (e delícia) da culinária mineira. No que se refere a passeios e atividades, a dica é conhecer a Casa da Glória, uma das construções mais representativas de Diamantina. Construído entre 1755 e 1800, já pertenceu à igreja e foi morada de bispos, funcionou como educandário feminino e orfanato, depois integrou um instituto alemão e também já fez parte da Universidade Federal de Minas Gerais.

Se se interessa pela história, vale conhecer também a casa do ex-presidente Juscelino Kubitschek, local onde morou com a mãe após a morte do pai, e que até hoje mantém objetos pessoais. Se a vibe for mais natureza, aproveite sua estada em Diamantina para conhecer o Parque Estadual do Biribiri que mantém área de cerrado, campos rupestres e matas de galeria. Uma verdadeira combinação agradável para quem ama o meio ambiente e o friozinho.

Diamantina está entres os lugares para viajar no frio no Brasil e é terra onde morou ex-presidente do país
Foto: Tclablanca/Pixabay

Rio de Janeiro também como melhor lugar para viajar no frio no Brasil

Quem disse que não tem frio no Rio de Janeiro? Se considerar o estado do Rio, o distrito de Visconde de Mauá é o lugar ideal para curtir as baixas temperaturas. Localizado no alto da Serra da Mantiqueira é composto 3 vilas principais. Essa região fica no limite com Minas Gerais e as vilas de Visconde de Mauá, Maringá e da Maromba possuem bairros nos dois Estados. Para se locomover entre um e outro, basta atravessar as pontes de madeira da região. Visconde de Mauá tem cerca de 6 mil habitantes e a atividade econômica de maior referência é o turismo, com mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes, alguns especializados em trutas e receitas à base de pinhão.

Como toda cidade de interior, há muita natureza preservada, cachoeiras e matas lindíssimas e a possibilidade de passeios incríveis. A região é muito propícia para passeios de quadriciclos, bem como trekkings e trilhas.

Limite entre estados, Visconde de Mauá está como melhor lugar para viajar no frio no Brasil
Foto: Wikipedia

Leia também

Cidade da Serra da Mantiqueira é ideal para aproveitar o friozinho

No interior de São Paulo, a dica para curtir as baixas temperaturas é a cidade de São Bento do Sapucaí. Localizada na Serra da Mantiqueira, tem como vizinhos próximos as cidades de Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier e Monteiro Lobato. Algo muito forte na cidade são os mosaicos, por isso passeios até a capelinha toda forrada com esta técnica artística. Há ainda escola, via sacra, igreja e casa de cultura nesta mesma linha de trabalho artístico.

Para quem gosta de uma trilha, o roteiro de montanhismo é muito rico. Mas se optar por apenas se deliciar com a culinária local, São Bento do Sapucaí é reconhecido pela produção de trutas (um peixe de águas frias) e mantém ainda indústria de azeite de oliva, cervejaria artesanal, vinícola e até um restaurante viveiro frutopia, onde há pomares e a gastronomia é no conceito slow food. Aprecie sem moderação.

No interior de São Paulo, São Bento do Sapucaia também é um dos melhores lugares para viajar no frio no Brasil
Foto: Wikipedia

Tem melhor lugar para viajar no frio no Brasil também no Espírito Santo

Em Domingos Martins, no Espírito Santo, a pedida é se aventurar entres os vários roteiros sugeridos pela prefeitura. Que tal conhecer o percurso do cicloturismo em meio à natureza? Para quem tem a curiosidade sobre como funciona um criadouro de abelhas com produção de mel, poderá visitar um apiário local. Na linha mais bucólica, a sugestão é conhecer a Cascata do Galo, que fica distante 10 quilômetros do centro e possui 70 metros de queda d’água ou visitar a Estação Germânia, parada de trem inaugurada em 1900 que fazia a rota Vitória-Rio de Janeiro.

A cidade está distante 42 quilômetros da capital e graças à sua localização na região montanhosa e repleta de Mata Atlântica, também é chamada de “Cidade Verde”. Se interessar esta informação, Domingos Martins foi escolhida por leitores do Viaje Aqui como a cidade mais romântica de 2008. Ou seja, aproveite sua companhia nesta cidade capixaba.

Tem representante das dicas de roteiro do frio no Espírito Santo
Foto: BMR Bastos/Pixabay

Aproveite para conhecer Morretes, outro melhor lugar para viajar no frio no Brasil

Com 16 mil habitantes, a cidade paranaense de Morretes é uma boa escolha para curtir o frio. Por ser uma cidade histórica, tem uma bela arquitetura colonial com casarões antigos preservados, além de restaurantes que oferecem o prato típico da região: o barreado. A iguaria gastronômica é de origem açoriana e existe há 300 anos. É uma mistura de carnes bovinas com farinha de mandioca cozidos durante cerca de 20 horas em panela de barro e depois servida com arroz e banana-da-terra em fatias.

A cidade também é o ponto terminal do trem turístico da Serra Verde Express. O percurso liga Curitiba a Paranaguá, no litoral. Esta foi a primeira ferrovia do Paraná. Ela passa pelo Parque Estadual Pico do Marumbi, local com trechos de Serra do Mar que concedem a Morretes como um dos mais belos trechos ferroviários do Brasil.

No Paraná, a dica é conhecer Morretes
Foto: Luiz Rolim/Pixabay

Leia também

Gostou destas dicas sobre o melhor lugar para viajar no frio no Brasil? O Viajar é Vida optou por sair dos roteiros convencionais para trazer mais dicas e sugestões em diferentes regiões do país. No entanto, veja nos links os conteúdos similares e que reforçam tantos outros destinos de frio em território brasileiro. E se você tiver alguma outra sugestão, deixe nos comentários que iremos produzir conteúdo relacionado à sua dica.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*