O que levar na mala para a neve

Com poucos dias para a chegada do nosso verão (21/12), nem todos estão se preparando para o calor de 40ºC. Quem for passar as férias em uma estação contrária da nossa, como nos Estados Unidos ou Europa, precisa estar atento sobre o que levar na mala para a neve e ir bem preparado para enfrentar o outro extremo de temperatura. É comum nós brasileiros duvidarmos que o frio desses lugares é tão forte quanto dizem, mas não se engane, o inverno por lá é extremamente rigoroso e não levar os itens necessários pode até estragar seus passeios. Por isso, o Viajar é Vida preparou um checklist completo do que levar na mala para a neve. Seguindo essas dicas sua viagem será quentinha, sem nenhum estresse ou perrengue causado pelas baixas temperaturas. Acompanhe:

Vários itens são indispensáveis para levar na mala para a neve
Foto: Pixabay

Roupa térmica exige menos camadas e segura a temperatura corporal

Viajantes de “primeira viagem” que não leram o checklist completo sobre o que levar na mala para a neve já cometem um grande erro ao chegar no destino: vestir inúmeros casacos na esperança de se manter quente. O propósito até pode ser alcançado, mas com certeza não será nada confortável. O segredo para usar apenas um casaco, garantir a locomoção e ainda assim ficar aquecido está nas peças térmicas.

São peças que garantem o calor natural do corpo, evitando a perda para o meio externo. Logo, apenas uma calça e uma blusa térmica fazem mais efeito do que vestir várias camadas. As roupas térmicas podem suportar até -30ºC e vale lembrar que para o seu uso fazer efeito é necessário deixar como primeira camada, pois precisa estar em contato com a pele.

Os óculos de sol são mais importantes na neve do que na praia. Use-os sempre
Foto: Pexels

Óculos de sol é um acessório essencial na neve

Não, você não leu errado! Quando for sair em um dia de temperatura negativa e com neve, os óculos de sol não podem ficar de lado. Inclusive, a proteção é ainda mais importante do que na praia. Enquanto a areia reflete cerca de 15% dos raios solares nos olhos, a neve reflete 80%.

Por isso, para evitar problemas como queimaduras e inflamações oculares ou até a cegueira da neve, escolha óculos de qualidade e boa proteção para te acompanhar nesses dias. Além disso, outros acessórios já conhecidos como luvas, cachecol e protetor de orelhas também são essenciais nessa viagem. Se puder optar por uma luva térmica, é melhor ainda para proteger as mãos. Já o cachecol ganha duas utilidades, aquecer o pescoço e também pode ser enrolado no rosto em dias muito frios.

O frio intenso pode machucar a pele, por isso hidratantes e protetor solar devem estar na mala para a neve
Foto: Pexels

O que levar na mala para a neve: hidratante e protetor solar

Assim como os óculos de sol, o uso do protetor solar também pode enganar em lugares de neve e frio já que são muito associados a praias e dias de calor. Agora que você já sabe que a neve pode refletir os raios solares em até 80% na pele, fica clara a importância desse produto para proteção do rosto. E não esqueça que o protetor solar facial deve ter fator igual ou maior que 60.

Outro item indispensável no sobre o que levar na mala para a neve são hidratantes. Nossa pele não está acostumada com o frio intenso e é normal ficar seca após alguns dias, podendo até aparecer algumas rachaduras. Para evitar problemas mais sérios, leve um hidratante para corpo, rosto e lábios, e use diariamente.

As botas isolam o frio e garantem conforto térmico e por isso é importante levar na mala de viagem
Foto: Pexels

Veja como usar sua bota da moda na neve

Aproveitou os descontos de Inverno do Brasil para comprar uma bota maravilhosa para usar na viagem? Saiba que ela não vai servir de nada no inverno norte-americano ou europeu, por exemplo. Quem quiser ir muito preparado, com um calçado que não vai parecer que seu pé está em contato direto com o gelo, o ideal é procurar por botas, sapatos ou tênis próprios para a neve.

Duas marcas muito famosas e queridinhas até para os brasileiros são a UGG e Timberland, que oferecem produtos térmicos e com solado próprio para dias de neve. Quem não quiser fazer esse investimento e preferir usar a bota comprada por aqui, outra opção são as palmilhas térmicas combinadas com meias bem quentinhas. Dessa forma você vai conseguir usar sem sapatos sem congelar os pés, só não esqueça de cuidar ao caminhar, já que o solado não é preparado para a neve escorregadia.

A mala para a neve de quem ainda vai aproveitar o esqui é um pouco mais detalhada
Foto: Pexels

O que levar na mala para a neve exige um pouco mais de quem vai esquiar

Se a sua viagem incluir esquiar, além das roupas térmicas, acessórios, protetor solar e hidratantes, é preciso ter ainda mais proteção. Começando pelas roupas térmicas, o ideal é elas serem próprias para esportes, com tecido que não retém suor, respirável e de secagem rápida. Depois delas, você vai precisar ainda de roupas próprias de esqui. Para ficar aquecido, confortável e seco, invista em marcas recomendadas e peças a prova ou resistência à água.

É importante também estar atento aos tamanhos, procure peças que sejam compridas o suficiente para cobrir todas as partes do corpo, independentemente do movimento feito. Se não quiser fazer esse investimento, há estações de esqui que alugam, mas confira se o seu destino oferece esse serviço. Para os pés, esqueça as meias de algodão e opte pelas meias próprias para esquiar, elas se adaptam melhor ao pé e não são volumosas, por isso permitem melhor a respiração e secam rápido.

Já para as luvas procure modelos térmicos e que permitam a mobilidade das mãos. Por fim, os óculos de proteção para essa atividade também precisam de atenção especial. Como a neve brilhante reflete o sol e os raios UV são ainda mais fortes nas altas altitudes, escolha modelos próprios para esquiar, com lentes polarizadas especialmente úteis para reduzir o brilho.

Seguindo esse checklist completo sobre o que levar na mala para a neve você está preparado para conhecer os famosos flocos de gelo sem nenhum perrengue de viagem. Curtiu este post do Viajar é Vida? Deixe nos comentários qual o próximo destino que pretende embarcar?


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*