Como viajar barato pelo Brasil

Todo mundo quer aprender como viajar barato pelo Brasil. E o Viajar é Vida está acostumado em percorrer o mundo gastando pouco com passagens, hospedagem e até com a entrada em alguns atrativos e passeios. Ou seja, existe sim a possibilidade de viagens mais em conta. Obviamente que será necessário seguir alguns passos para ter a chance de uma viagem menos custosa.

Como viajar barato pelo Brasil: escolha destinos próximos

Se você mora no Sul, opte por conhecer lugares mais perto. O mesmo vale se você mora no Norte ou Nordeste. Para fazer viagens mais baratas, o ideal é que sejam em locais que você consiga ir de carro, ônibus ou outro meio de transporte que não o avião. O que não quer dizer que você não vá conseguir sair de Santa Catarina para Salvador, na Bahia, caso encontre uma boa promoção de passagens a R$ 280, como já aconteceu com a gente. Mas daí é outro passo que falaremos mais adiante.

Quando falamos em destinos próximos, não precisa ser aquele local famosão. Uma cachoeira que você nunca visitou, uma final de semana com amigos em um sítio ou pousada, uma praia que há tempos você queria conhecer… Quando falamos em como viajar barato pelo Brasil está a escolha por viajar, por ter a sensação de sair de casa para se divertir, não necessariamente ir para aquele destino que todo mundo acaba indo.

Escolher destinos próximos está entre as dicas de como viajar barato pelo Brasil
Foto: japyassu/Pixabay

Opte pela baixa temporada

É a lei da oferta e da procura, não tem jeito. Se desejar ir para uma praia no auge do Verão, certamente terá dificuldade de fazer reservas muito próximo da viagem. E se conseguir, provavelmente será no valor cheio. As altas temporadas são períodos em que muita gente está de folga, a exemplo de feriados ou datas comemorativas. Se puder, fuja destes períodos.

Claro que a gente adora ir para a praia no auge do Verão, mas se optar por ir no final de março ou começo de abril, quando ainda será possível ter dias quentes, embora as noites sejam já mais frescas, provavelmente os custos serão muito menores.

O mesmo vale se você adorar o frio. Evite viajar entre junho e agosto, que é quando todo mundo consegue aproveitar também. Você talvez perca a chance de ver a neve nas serras gaúcha e catarinense? Pode ser, mas o preço que se paga por isso é uma escolha que você pode fazer.

A baixa temporada é sempre mais em conta para as viagens
Foto: Free-Photos/Pixabay

Tipo de hospedagem

Os hotéis são ótimos. Já imaginou acordar, tomar um banho e depois aproveitar o café da manhã que os hotéis mantêm? A equipe do Viajar é Vida adora esse conforto. Mas gosta também de investir pouco em algumas viagens e com isso opta por meios de hospedagem mais alternativos. Pode ser o hostel (esta é uma modalidade que ganhou muita força recentemente inclusive em cidades menores do país) com quarto coletivo ou individual; pode ser numa pousada em casa de família, as famosas Bed&Breakfast (cama e café); pode ser no sofá de alguém que participe do Couchsurfing ou num quarto/apartamento colocado para aluguel diário no AirBnB.

O mundo mudou e as formas de hospedagens também passaram por este novo critério. Você contrata e soluciona tudo pela internet e depois só vai desfrutar do lugar. Se ficar em dúvida sobre o uso destas plataformas novas, sempre dê uma passada no portal Reclame Aqui. Ali você vai ver se o anúncio é confiável e, em caso de algum problema recente, como foi resolvido.

Você pode economizar nas viagens se escolher uma modalidade de hospedagem como o Couchsurfing
Foto: Wokandapix/Pixabay

Aplicativos de promoções garantem ótimos valores

Existem alguns aplicativos que estão sempre de olho nas promoções de passagens, de hospedagem ou de pacotes de viagem que contemplem ambos. É o exemplo do Melhores Destinos, do Viajando Barato pelo Mundo e do Hurb.  E tem os das plataformas de hospedagem como o Couchsurfing, o AirBnB, o Expedia e o Hostelworld.

Escolha utilizar o transporte público entre as dicas de como viajar barato pelo Brasil

Pode parecer bobeira, mas ao optar por andar de ônibus, trem ou metrô em vez de um taxi ou Uber e afins (como o Cabify e o 99Taxi) você fará uma grande economia. Claro, nem toda cidade possui bons meios de transporte, mas se conseguir ajustar, terá a chance de investir essa verba em outras coisas da viagem. Toda cidade tem algum truque. Converse com os nativos, caso não tenha encontrado alguma solução em dicas da internet.

Andar de transporte público é outra dica importante para gastar menos nas viagens e viajar barato pelo Brasil
Foto: Free-Photos/Pixabay

Faça uma lista de passeios e atrativos gratuitos

Geralmente atrativos naturais são gratuitos. Faça uma lista daquela praia, parque natural, montanha ou trilha. E procure verificar nos sites dos atrativos privados ou que cobram ingressos se há períodos de promoção. Se estiver com crianças, saiba que a maioria dos locais também concede a meia entrada ou até a gratuidade do ingresso, dependendo da idade. Em alguns locais, como museus, há dias em que a entrada é gratuita. É uma prática muito comum no setor turístico.

Alguns locais cobram apenas pelo que se consome, ou exigem apenas que se compre um drink para conhecer o rooftop, por exemplo. Há ainda os mercados públicos, sempre tão movimentados, bonitos, interessantes e gratuitos.

Atrativos turísticos gratuitos devem estar na sua lista de passeios para garantir como viajar barato pelo Brasil
Foto: Oliver Sjöström/Pixabay

Prepare a própria comida está entre as dicas de como viajar barato pelo Brasil

Este passo sobre como viajar barato pelo Brasil está ligado ao meio de hospedagem que escolher. Hostels, flats, algumas pousadas e apartamentos inteiros no AirBnB terão cozinhas que poderão ser usadas por você. Comprar ingredientes no supermercado e preparar suas refeições sairão muito mais em conta do que comer fora. Se estiver disposto a cozinhar para economizar, esta é uma boa solução.

Também dá para fazer apenas parte das refeições. Só o café da manhã, por exemplo. Ou combinar o café e a janta e levar um sanduíche mais uma fruta para matar a fome entre uma refeição e outra. O bom de estar viajando e curtindo as férias é não ter horário para fazer o que se gosta. E ainda aproveitar para conhecer novos lugares e pessoas.

Fazer a própria comida se ficar em um local que tenha cozinha está entre as dicas de como viajar barato pelo Brasil
Foto: Monicore/Pixabay

Curtiu estes passos sobre como viajar barato pelo Brasil? Gostou das dicas? Se elas forem úteis ou você tiver outras para a lista do Viajar é Vida, deixe as sugestões nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*