Quais as melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

Estar conectado com a natureza enquanto viaja é uma das melhores sensações. Nesses casos, você pode viajar sozinho ou até viajar em grupo e sempre terá diversão para todos os gostos. Se você é um viajante aventureiro que ama a natureza, que tal conhecer quais as melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros?

São pelo menos 30 cachoeiras que compõem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma das principais atrações turísticas de Goiás que foi declarado como Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela Unesco.

Foto: Caio Arbulu/Unsplash

Atividades para viajantes que amam a natureza

No Parque o que não faltam são atrações para quem gosta de estar conectado com a natureza. São mais de 240 mil hectares divididos por cinco municípios de Goiás, onde o viajante pode fazer a observação da fauna e flora, caminhada, escalada, canionismo, acampamento rústico e claro, aproveitar para tomar banho nos rios e conhecer quais as melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. O parque pode ser visitado durante todo o ano, mas é importante tomar a vacina contra a Febre Amarela com no mínimo 10 dias e antecedência da viagem.

Foto: Marcus Dall Col/Unsplash

Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo: a foto perfeita

Se gosta de garantir boas fotos de suas viagens então precisa conhecer o Mirante da Janela que é um dos principais cartões postais e tem uma vista incrível de dois saltos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O Mirante leva esse nome devido as pedras que formam uma moldura de tirar o fôlego e garantir fotos únicas, assim como a experiência, porém não é o ponto mais fácil de se chegar e precisa de um pouco de resistência física. O trajeto de ida e volta tem aproximadamente 8km. O ponto mais difícil é no final, após a entrada para a Cachoeira do Abismo. Vale ressaltar que a Cachoeira do Abismo só é uma cachoeira mesmo em tempos de chuva, porque no período de seca acaba virando um pequeno rio. Mas o passeio continua valendo a pena em qualquer época do ano.

Foto: Trilhando Montanhas

Conheça a Trilha dos Cânions

Se vai viajar para conhecer quais as melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, você precisa visitar os Cânions do local. A trilha dos Cânions tem um trajeto de 12km de ida e volta e promete paisagens de arrancar o fôlego. Apesar de uma longa caminhada, o trajeto não exige tanto dos viajantes.

A trilha começa no centro de atendimento aos turistas e é autoguiada com sinalizações vermelhas. A primeira parada é o Cânion 2, um lugar ótimo tanto para fotos quando para se refrescar em um banho. O viajante pode ver o cânion tanto do alto quanto de baixo e um grande poço para banho é encontrado na saída da formação rochosa.

Seguindo a trilha, cerca de 1,8km o visitante chegará à Cachoeira da Carioca, uma das mais belas que o viajante irá encontrar entre quais as melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. Com duas quedas principais, a Cachoeira da Carioca atrai muitos turistas que aproveitam para nadar ou até mesmo tomar um sol sobre as pedras. Saindo dali o visitante começa o trecho final que é um pouco mais difícil e exige um pouco a mais de preparo físico por ser íngreme.

Saltos do Rio Preto

Mais conhecido como Trilha dos Saltos, o roteiro traz saltos de 120m, 80m e corredeiras do Rio Preto que formam paisagens inesquecíveis. O passeio vai exigir um preparo físico maior do viajante. São 10km de ida e volta que percorre um intenso cerrado. O bacana aqui é que os visitantes que possuem dificuldade de locomoção podem solicitar acesso de carro ao trecho das corredeiras.

Essa trilha começa com um vídeo explicativo no centro de atendimento ao turista onde são passadas as orientações. O viajante pode optar por ter um guia ou fazer o trajeto sozinho, já que a trilha possui flechas indicativas da cor amarela.

Everaldo Vilela /VisualHunt

A primeira atração é um mirante que mostra uma visão privilegiada do Salto de 120m e de todo vale ao redor. O acesso é por um desvio da trilha principal. Em seguida o viajante chegara ao Salto de 80m, lugar perfeito para um banho nos poços e corredeiras. No local tem guarda-vidas garantindo a segurança dos visitantes e impedindo que acessem a queda d’água que não é permitida.

Saindo do Salto de 80m, o turista segue para as Corredeiras do Rio Preto que possui inúmeras piscinas e pequenas quedas que se transformam em hidromassagens naturais, se tornando um lugar perfeito para relaxar após tanta caminhada. Depois de descansar é hora de encarar mais 3km de volta para a portaria do Parque Nacional.

Cachoeira do Segredo, um lugar com belezas inesquecíveis

Com um nome desse, qualquer viajante já fica curioso, não é mesmo? O local possui uma queda d’água com cerca de 100m em meio a um cânion com paredão cheio de verde se revelando na lista de quais as melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros mais bonitas e amadas pelos turistas.

A trilha passa por dentro de rios e paisagens belíssimas que se revelam durante a caminhada. Durante o percurso é possível parar para recuperar o fôlego e aproveitas as piscinas naturais. Chegando na Cachoeira do Segredo é importante ficar atento a placas que alertam para os perigos como queda e até hipotermia já que as águas são muito geladas. A dica é levar um casaco para quando sair dali. Mesmo com as águas congelantes o lugar vale à pena por toda a paisagem que você verá no caminho.

Foto: Caio Arbulu/Unsplash

São mais de 30 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros, e se você quiser conhecer todas irá precisar separar alguns dias no local, mas o destino com certeza prova que o Brasil possui locais únicos e inesquecíveis, perfeito para todos os viajantes. Como foi sua experiência por lá! Conte para o Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*