Roteiro de 2 dias em El Calafate

A viajante Ana Paula Ruschel Lenac e seu marido Igor Lenac estiveram em El Calafate, na Argentina. E mesmo com o tempo mais escasso, conseguiram aproveitar bem a cidade e seus atrativos. Estas dicas sobre o roteiro de 2 dias em El Calafate ela apresenta agora aos leitores do Viajar é Vida.

Com 21 mil habitantes, El Calafate é a melhor base para conhecer as mais belas paisagens da Patagônia. A cidade fica cerca de 80 quilômetros do Parque Nacional Los Glaciares, com aquelas geleiras que parecem obras sagradas. Perito Moreno é uma das grandes geleiras, tão grande que possui 250 quilômetros quadrados que é mais do que a área de toda Buenos Aires.

Tomou gosto pela coisa? Bora então saber o que fazer neste roteiro de 2 dias em El Calafate.

No roteiro de 2 dias por El Calafate o tempo maior é para a visitação às geleiras
Foto: Nancy Martinez/Pixabay

Circule pelo centro e aproveite a livraria-bar 

Faça uma caminhada de reconhecimento no centrinho da cidade. É pequeno, mas vale a pena parar e curtir um café ou um chocolate quente. Eu e meu marido conhecemos uma livraria/bar que foi demais. A decoração misturava livros novos e usados (para venda), muitas frases espalhadas pelas paredes e um cardápio de lanches e drinks bem variados.  A  Borges yAlvarez Libro Bar é muito conhecida e parada obrigatória dos visitantes.

É o tempinho perfeito para uma descansada, um gole de alguma bebida e uma olhada num livro de fotografia que são a maioria nas estantes. No TripAdvisor tem uma série de avaliações. E muita gente comentando positivamente sobre as empanadas servidas na livraria-bar. Já sabe o que pedir né?

A livraria-café é uma das atrações de El Calafate na Argentina
Foto: divulgação

Roteiro de 2 dias em El Calafate: aprecie a vista do lago e a comida local

Não deixe de contemplar a vista para o lago. Se o seu hotel não for de frente para ele, caminhe pela orla. Reserve um tempo para admirar esse panorama à noite. Encante-se.

Nesta região há vários restaurantes e o prato tradicional é o cordeiro patagônico. Há vários restaurantes que o oferecem. Acabamos optando pelo restaurante de nosso hotel, o Xelena.

Falando em refeição, vale a pena uma passada pelo restaurante Don Pitchon. A vista é maravilhosa. A van deles nos pegou no hotel. Pedimos Parrilla e estava uma delícia.

No roteiro de 2 dias em El Calafate deixe a maior parte para os glaciares

Nesse roteiro de 2 dias em El Calafate reserve um dia inteiro para passear pelo Glacial Perito Moreno que fica dentro do Parque Nacional. Saímos do hotel umas 10h e retornamos umas 16h. Vale muito a pena pagar por uma excursão, pois as explicações dos guias fazem toda a diferença;

O Parque Nacional Los Glaciares foi criado em 1937 e declarado patrimônio da humanidade em 1981. São 725 mil hectares de área, onde estão os os glaciares Perito Moreno, Upsala, O’nelli, Spegazzinni, entre outros. Eles fazem parte do Campo de Gelo Patagônico, terceira maior reserva de água doce congelada do mundo ficando atrás apenas da Antártica e da Groelândia.

O Glaciar Perito Moreno tem pontos com mais de 50 metros de altura nas faces de encontro com o Lago Argentino. É uma formação composta por neve compactada, possuindo milhares de nuances do branco ao azul. E elas se movem cerca de um metro por dia, causando um atrito que gera quedas constantes de partes na água.

No Perito Moreno há opções de trekking e navegação. Leia bem tudo o que é oferecido, afinal aproveitar ao máximo esse grande bloco de gelo é a grande razão de sua ida até El Calafate.

Está com tempo? Vá até El Chaltén na fronteira com o Chile. Lá a dica é aproveitar turismo de aventura!

O Parque Nacional Los Glaciares está na lista do que fazer nesta região da Argentina
Foto: Auluz/Pixabay

Sobre El Calafate

El Calafate é uma cidadezinha simpática cujo turismo vem crescendo a cada dia. Há boa infraestrutura nos meios de hospedagem, aeroporto moderno e diferentes atrações para curtir o clima sempre com temperaturas baixas. Vale ressaltar sua localização bem ao Sul da Argentina. A média anual é de sete graus, com máximas que geralmente não ultrapassam 13 graus e mínimas na casa dos 10 graus negativos.

Este clima gelado também faz com que as espécies da fauna nativa sejam bem diferentes das que estamos acostumados. Em El Calafate será possível avistar o zorrino-patagônico (uma espécie de gambá de faixa branca nas costas), o huemul (cervo), a águia Mora, os patos-das-torrentes, cauquenes, e alguns outros.

O clima gelado faz El Calafate ter uma fauna própria
Foto: Ingelise Jansen/Pixabay

Como chegar a El Calafate

Para chegar a El Calafate, é preciso fazer uma parada em Buenos Aires. De lá são cerca de 3 horas e 20 minutos de voo até a cidade. Se planejar bem a viagem, além de El Calafate poderá visitar também Ushuaia.

Não se esqueça que a imigração é feita em Buenos Aires. Isso significa que você terá que retirar as malas, ser autorizado na alfândega e fazer novo despacho das bagagens. Por conta disso, evite conexões curtas. Uma boa sugestão é ficar um dia ou dois antes em Buenos Aires. Com isso, você consegue trocar moeda mais facilmente e pode comprar um chip de celular, caso queira ficar conectado para alguma emergência ou necessidade. Como acionar um Uber ou táxi, fazer uma ligação ao hotel e afins.

Imagens como esta serão vistas no seu roteiro por El Calafate
Foto: JMarti20/Pixabay

O que achou deste roteiro de 2 dias por El Calafate. É um período curto, porém, pode ser muito intenso. Você já fez esta viagem?  O que mais indicaria para os leitores do Viajar é Vida?


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*