Onde é possível observar baleias no Brasil?

A modalidade de ecoturismo tem ganhado força no Brasil e uma das possibilidades é a observação de baleias ao longo da costa brasileira. Mas onde é possível observar baleias no Brasil? O Viajar é Vida mostra neste post como há regiões onde estas espécies aparecem todos os anos, em busca geralmente de um local melhor e com águas mais quentes e tranquilas para o nascimento de seus filhotes.

A atividade é coordenada por entidades não governamentais cujo objetivo principal é garantir a preservação da espécie. O Brasil é um dos principais destinos do mundo para observar baleias que de julho a novembro saem das águas frias da Antártica para o nosso litoral para se reproduzir.  Elas percorrem milhares de quilômetros todos os anos, como se viessem de férias. São baleias das espécies jubarte e franca e que mais são avistadas do Sul ao Nordeste do país.

Onde é possível observar baleias no Brasil?  Em diferentes pontos da costa de águas quentes
Foto: divulgação

Onde é possível observar baleias no Brasil? Em Abrolhos, um berçário da espécie jubarte

Segundo o Projeto Baleia Jubarte, o maior berço de reprodução das jubarte fica em Abrolhos, no sul do Estado da Bahia. No período de julho a novembro é possível avistar as espécies por vezes até em cardumes. É comum perceber a movimentação dos espécimes na água, seja nadando ou mesmo dando saltos.

Abrolhos é um arquipélago que está distante 70 quilômetros da cidade de Caravelas. Aqui é considerado um dos maiores berçários de jubarte do mundo onde foi criado o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil. Segundo levantamento dos pesquisadores, cerca de 90% das baleias jubarte que saem da Antártica acabam parando em Abrolhos. Por isso é muito grande a chance de um encontro emocionante com elas neste trecho da costa.

Se por um lado existem empresas especializadas para comandar de maneira responsável a observação mais aproximada, por outro, o Instituto Baleia Jubarte se mantém atento para coibir excessos e para fazer o resgate dos animais, já que é possível também o encalhe delas nas praias.

Na Bahia o projeto é forte e serve de conservação e conscientização sobre a importância das baleias jubarte
Foto: divulgação

Porto Seguro e Praia do Forte na rota das jubarte

As baleias vão fazendo algumas paradas durante o percurso de milhares de quilômetros entre a Antártica e o Nordeste do Brasil. Por isso, em algumas praias é possível ver a presença de algumas, como em Ilhabela em São Paulo. Não são berçários ou pontos onde elas costumam ficar muito tempo. São apenas rotas de passagem. Estes grandes animais de até 40 toneladas viajam este tempo todo também para amamentar. Por isso é muito comum também avistar mães e filhotes nadando lado a lado.

No Nordeste, outro trecho em que elas permanecem por mais tempo é Porto Seguro. Nesta região, a observação de baleias é muito maior entre julho e outubro. Durante o passeio com agências especializadas, é possível entrar no mar em uma lancha e também tentar ouvir o canto das baleias com um microfone especial que é colocado na água. Outro ponto do litoral da Bahia para ver as baleias jubarte é a Praia do Forte. Fica distante 80 quilômetros de Salvador.

Salvador tem registro de observação de baleias
Foto: divulgação

Onde é possível observar baleias no Brasil? No Sul catarinense é possível ver as baleias franca

Já em Santa Catarina, a fama é das baleias franca. O sucesso por este trecho é tão grande, que foi até criada a Rota da Baleia, uma formalização que engloba empresas que oferecerem o passeio, restaurantes, meios de hospedagem e afins. Tudo para profissionalizar a atividade nas cidades de Imbituba, Laguna e Garopaba, que ficam no Sul catarinense.

Neste trecho também, compreendido de Florianópolis a Praia Grande (na divisa com o Rio Grande do Sul) foi criada uma área de preservação ambiental desta espécie de baleia. O mais incrível é que você não precisará necessariamente pagar para fazer um passeio de barco bem próximo dos animais na água. Na maioria das vezes o espetáculo é avistado da areia da praia, num show gratuito para todo mundo. O projeto Baleia Franca Austral toca as informações e ações de preservação por aqui.  

Onde é possível observar baleias no Brasil? No Sul de Santa Catarina entre julho e novembro
Foto: divulgação

Vitória também responde à pergunta: Onde é possível observar baleias no Brasil?

Onde é possível observar baleias no Brasil? Vitória, no Espírito Santo, é um bom lugar para ver baleias. Aqui as jubarte também param para parir seus filhotes ao contrário do que se imaginava inicialmente de a região era apenas um corredor de passagem. Tanto é verdade que os estudiosos vêm observando o comportamento há algum tempo e há empresas especializadas em realizar passeios de maneira ordenada e sadia, sem prejuízo aos mamíferos.

Arraial do Cabo no Rio de Janeiro é caminho para Abrolhos e também é cenário para observar as baleias. A geografia da região contribui, já que é um pedaço de terra que se adentra no mar. Com isso, as baleias passam muito próximo da costa podendo ser observadas das praias.

As baleias são gigantes que podem chegar até 60 toneladas
Foto: divulgação

Curiosidades sobre a baleia jubarte

  • Está presente em todos os oceanos;
  • O maior berço reprodutivo do Oceano Atlântico Sul Ocidental está no litoral da Bahia, em Abrolhos;
  • A gestação dura cerca de 11 meses;
  • O filhote costuma medir 4 metros e pesar 1,5 tonelada;
  • Um adulto pode medir até 16 metros e pesar 40 toneladas, o que equivale ao tamanho de um ônibus e um carro, juntos, e ao peso de 8 elefantes;
  • A expectativa de vida é de 60 anos;
  • Alimenta-se de um tipo de camarão minúsculo das regiões polares. E não se alimenta enquanto está na costa brasileira;
  •  Suas nadadeiras peitorais podem atingir até 1/3 do seu comprimento total;
  •  No salto, as baleias jubarte chegam a expor até 2/3 de seu corpo;
  •  Os machos da espécie cantam para chamar a atenção das fêmeas.
  • Informações do Instituto Baleia Jubarte
Nas águas quentes da costa brasileira as baleias jubarte e franca aproveitam para se reproduzir
Foto: divulgação

Curiosidades sobre a baleia franca

  • As baleias franca podem chegar a 17 metros de comprimento nas fêmeas e pouco menos nos macho;
  • O corpo é negro e arredondado, sem aleta dorsal e a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total;
  • O ventre apresenta manchas brancas irregulares;
  • As fêmeas adultas podem pesar mais de 60 toneladas. Os machos cerca de 45 toneladas;
  • O “borrifo” das baleias francas é bastante característico, em forma de “V” resultante do ar aquecido expelido muito rapidamente do pulmão durante a respiração
  • A altura do borrifo pode atingir de 5 a 8 metros, sendo mais visível em dias frios e com pouco vento;
  • O som causado pela rápida expelida de ar pode ser ouvido muitas vezes a centenas de metros.
  • A marcante característica morfológica da espécie é o conjunto de calosidades que apresentam as baleias francas no alto e nas laterais da cabeça.
  • Informações do Instituto Australis
Onde é possível observar baleias no Brasil? As franca estão por Santa Catarina
Foto: divulgação

Curtiu este conteúdo sobre onde observar baleias no Brasil? Você já teve a experiência de ver um destes animais tão de perto? Conte para os leitores do Viajar é Vida nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*