Como ganhar dinheiro viajando o mundo

Marcos Vaz sabe como ganhar dinheiro viajando o mundo. O carioca de 32 anos, cria conteúdos nas redes sociais e divide as experiências com os seguidores através de vídeos bem produzidos. Depois de fazer um intercâmbio na Austrália em 2011, voltou com o propósito de sair viajando pelo mundo. Em 2015, abandonou a carreira de Engenheiro Civil para se tornar criador de conteúdo sobre viagens. Foi quando nasceu o VazAonde. De lá para cá ele compartilha as aventuras de viajante e as formas de viajar barato para incentivar outras pessoas a explorar o mundo, sempre com boas dicas de viagem. E o Viajar é Vida conversou com este viajante.

Dicas de viagem e como viajar barato estão entre as especialidades de Marcos Vaz

Com mais de 50 países percorridos e muitos carimbos no passaporte, Marcos Vaz, já foi destaque aqui no Viajar é Vida, no artigo sobre os 9 perfis de Instagram que são uma viagem. Mas desta vez ele conversou com nossa equipe e conta como ganhar dinheiro viajando o mundo. O viajante revelou como foi o início do caminho como criador de conteúdo de viagem, falou sobre as experiências mais inesquecíveis, deu dicas de viagem e revelou a forma mais prática que descobriu de como viajar barato.

Criador de conteúdo sobre viagens, Marcos Vaz é famoso com suas dicas
www.instagram.com/vazaonde

Viajar sempre foi uma paixão? Como eram suas viagens na infância e na adolescência?

A minha família por parte dos Vaz, é do interior de São Paulo, e os Simões de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Então desde criança eu viajava com meus pais. Eram viagens de 10 ou 12 horas de ônibus para visitar os familiares. Então as viagens sempre estiveram presentes na minha vida, Íamos com mais frequência para o interior do Brasil do que propriamente para a região do Lagos, no Rio de Janeiro, por exemplo. Na adolescência, as viagens em família continuaram, principalmente nas férias. Quando não era para visitar a família, eram viagens de lazer para conhecer outras regiões do Brasil.

Marcos trocou a engenharia para trabalhar viajando pelo mundo

www.instagram.com/vazaonde

Você estava começando uma carreira como engenheiro, como aconteceu essa decisão de abrir mão de um emprego tradicional, promissor, e embarcar na criação de conteúdo de viagens?

Quando descobri que eu não queria mais ser engenheiro já estava quase concluindo a faculdade. Isso era 2013, 2014. E na realidade eu nem sabia o que iria fazer, quanto mais me tornar um criador de conteúdo. O que eu queria era dar um jeito para cumprir o meu desejo de viajar. Eu queria viajar, e faria o que fosse preciso para conseguir, se alguma forma, viver viajando. Foi então que descobri alguns criadores na época que estavam começando a aparecer no exterior. Eles tinham um estilo de vid parecido com o que eu gostaria de ter. Foi então que percebi que criar conteúdo era uma forma de ser visto, de chamar a atenção, e quando descobri um formato, embarquei nessa oportunidade e deu certo.

É preciso ter uma estratégia definida para seguir a máxima: como ganhar dinheiro viajando o mundo

Atualmente como é a sua renda? De onde vem a grana que mantém a sua qualidade de vida?

Atualmente tenho algumas fontes de renda, inclusive fiz um  vídeo falando justamente sobre isso. Mas ganho dinheiro com publicidade de empresas que queiram anunciar nos meus canais (YouTube, Instagram e TikTok), e também dou treinamentos, que foi algo que sempre gostei e me identifiquei, desde a época que eu trabalha em obras e já fazia isso. Tenho cursos para diferentes temas, como fotografia, Marketing digital, criação de conteúdo. Isso ajuda bastante no meu sustento e daí que vem a maior parte da minha grana.

www.instagram.com/vazaonde

Dicas de como viajar barato faz parte dos conteúdos do VazAonde

Um dos seus conteúdos mais frequentes é “como viajar gastando pouco. Conte as dicas básicas

Quando eu comecei a criar conteúdo o problema era justamente o dinheiro. E eu precisei descobrir formas de como viajar por mais tempo, gastando menos. Foi quando encontrei a oportunidade de trabalhar como voluntário em hostels, então eu trocava minhas horas e as habilidades por acomodação, e muitas vezes comida também. E foi esta a maneira que eu vislumbrei de ficar mais tempo e também consegui criar conteúdos de forma mais tranquila, pois assim eu ficava mais tempo no lugar, e não precisava me preocupar de fazer tudo correndo para ir embora logo e não gastar tanto com hospedagem e alimentação. Como voluntário em hostels eu ficava mais tempo no lugar e tinha imersão maior de conhecer o local, e assim gastava bem menos.

Lugares inesquecíveis que conquistaram o criador de conteúdo

Como ganhar dinheiro viajando o mundo
www.instagram.com/vazaonde

Já são mais de 50 países e muita história para contar. Você é capaz de escolher 3 lugares no mundo que estão para sempre no seu coração? Conte os motivos.

Ahhh essa pergunta é difícil (risos). Eu gosto muito da Austrália, pois foi lá onde despertou a minha paixão por conhecer o mundo. Tive uma expansão de consciência, de compreensão de quão grande é o mundo. E logo depois dessa viagem eu fui para a Ásia. Na Indonésia e na Tailândia foram portas de entrada para esse novo mundo, que considero a Ásia e sudeste Asiático. A Tailândia tem uma cultura incrível e a comida é deliciosa. E o terceiro lugar, acho que foi o Irã, fui para lá com baixa expectativa e fui surpreendido. Lá enxerguei o ser humano de uma forma mais pura, sem maldade. Mesmo sendo um país que vive sob um forte regime religioso, é ao mesmo tempo um lugar agradável, tem uma atmosfera amistosa e receptiva, mesmo com muita propaganda ruim sobre o Irã, ele está na minha lista de três lugares que conquistaram meu coração.

A vontade é o principal combustível para quem pretende ganhar dinheiro viajando o mundo

Com mais de 50 países, Marcos do Vazaonde fatura viajando
www.instagram.com/vazaonde

Tem muita gente que sonha em sair de onde vive para conhecer o mundo. Na sua opinião o que é preciso para isso?

O que precisa é ter aquela vontade ardente. Dou o meu exemplo, eu faria de tudo para continuar viajando, então comecei a procurar maneiras de conseguir isso. Então a primeira coisa é realmente a vontade. E você tem que saber por qual motivo você vai viajar, o que você está buscando, ter isso bem definido. Pois viajar por viajar, talvez não tenha muito sentido, ou às vezes, ou até seja esse o objetivo e essa seja sua resposta. Mas no meu caso, eu queria conhecer o mundo, ter mais contatos, conhecer gente, conhecer outras culturas. Então seria isso, ter essa vontade e aí então encontrar maneiras de tirar as ideias do papel.

Como ganhar dinheiro viajando o mundo

Marcos tem experiência de viajar o mundo ganhando dinheiro
www.instagram.com/vazaonde

Os seus vídeos são muito bem produzidos e editados, você fez cursos ou foi aprendendo com a experiência?

Eu demorei bastante para começar a fazer cursos de edição, também pela questão financeira. No começo eu não tinha muito como investir na edição, e aí fui aprendendo e fazendo. A cada vídeo eu melhorava alguma coisa. Aprendi muito com tutorial do YouTube. Há um ano e meio comecei a fazer alguns cursos, pois queria refinar o que já havia aprendido já que quando aprendemos por vídeo do YouTube tem coisas que faltam. Com o curso aprimorei o que eu já sabia e tirei muitas dúvidas.

Dicas de viagem e os principais equipamentos para os melhores registros

Você dá dicas e ensina muita coisa para melhorar a qualidade de vídeos e fotos. Qual o kit básico que indicaria para quem vai fazer a viagem dos sonhos e quer eternizar esses momentos?

Um kit básico envolve um aparelho de celular, os aparelhos mais modernos fazem muita coisa, tiram foto, fazem vídeo… e sugiro também um câmera GoPro, por ser um equipamento mais resistente e para muitas situações, pelo menos para o meu estilo de viagem, ela se encaixa muito bem. Então minhas dicas básicas são, um bom celular e uma câmera de ação

Destinos diferentes e muito boa vontade. Saiba como viajar o mundo ganhando dinheiro
www.instagram.com/vazaonde

Você é um carioca gente boa e que tem uma empatia visível com o seu público. Como é sua relação com eles?

Eu não tenho haters. Não sei se isso é bom ou ruim, mas eu tento ser uma pessoa agradável e tento ajudar as pessoas, e isso acredito que atraia boas pessoas. Acredito que uma pessoa boa atrai outra pessoa boa também. E quem se interessa pelos meus conteúdos de viagem, geralmente são mais good vibes, é uma galera que quer aproveitar o mundo e o momento.

Qual é o destino que ainda é um sonho para você e quando pretende realizar?

Gostaria muito de conhecer o Japão. É um país que tem tudo que eu gosto de descobrir, a cultura, a comida, tem uma parte mais moderna, mas também tem vulcão, praia e natureza. Pensei que eu conheceria em 2021, mas possivelmente terei de adiar esse destino. Independente da data devo visitar o Japão na primavera, para conhecer as famosas sakuras, aquelas cerejeiras bem floridas e que todo mundo se encanta.

Como ganhar dinheiro viajando o mundo: o Marcos conta

Agora jogo rápido de pergunta e resposta

  • Rede social preferida: Youtube
  • Lugar que moraria: Sydney – Austrália
  • Lugar que não voltaria: Não tenho nenhum. Tempos diferentes, experiências diferentes.
  • A melhor companhia para viajar é: Aventureira! Agora é Ines Lafosse
  • Avião ou trem? Avião, para atualizar os filmes que saíram no cinema.
  • Melhor coisa para fazer enquanto espera uma conexão: Dormir (risos)
  • Melhor estação do ano para viajar: Verão
  • Melhor equipamento que descobriu por acaso: GoPro
  • Gastronomia inesquecível: Árabe
  • Mar ou serra? Mar
  • Viagem inesquecível e que voltaria já: Sudeste Asiático
  • Próxima viagem: Esperamos que seja para o Estado Mato Grosso


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*