10 pratos da culinária catarinense

Comer é bom demais né? A maioria das pessoas (se não todas!) adora apreciar uma boa refeição, mas se você é um viajante então essa tarefa é ainda mais importante e especial, não é mesmo? Quem ama viajar, também é apaixonado por conhecer a pratos da gastronomia local, e por isso, neste post o Viajar é Vida vai levar você a Santa Catarina e te apresentar os 10 pratos da culinária catarinense que vão deixar com água na boca.

Santa Catarina é um dos estados do sul do Brasil, famoso por suas praias e sua cultura com traços de países europeus como Alemanha, Itália, Portugal, Áustria, etc. Sem mais enrolações, vamos começar a conhecer os 10 pratos da culinária catarinense que são totalmente irresistíveis tanto para os viajantes quanto para os moradores locais.

Na lista dos 10 pratos da culinária catarinense, experimente a Farofa de Pinhão

O pinhão é uma semente muito apreciada no inverno, em festas juninas e julinas e é usada em diversos pratos, tanto doce quanto salgados. Inclusive, em Santa Catarina, essa semente é tão amada que em Lages é realizada todos os anos a Festa Nacional do Pinhão. Excelente destino para viajantes que amam o frio.

Um dos pratos que faz muito sucesso e é o primeiro da nossa lista dos 10 pratos da culinária catarinense é a Farofa de Pinhão. Um prato muito simples que pode servir de acompanhamento para as mais diversas refeições e o preparo também é fácil, basta separar um pouco de pinhão, temperos à gosto, faria de mandioca e manteiga. Basta refogar os ingredientes em uma frigideira, acrescentando a farinha por último e pronto, você terá uma deliciosa farofa de pinhão.

Farofa de pinhão é uma das iguarias de SC
Foto: Koala/Unsplash

Já conheça a linguiça que leva o nome de uma cidade catarinense?

A Linguiça Blumenau é famosa em Santa Catarina e não podia ficar de fora da lista com os 10 pratos da culinária catarinense. Ela é tão importante que leva o nome da cidade de Blumenau para todo o país. A Linguiça Blumenau é basicamente um embutido defumado feito com paleta e pernil suínos moídos, gordura e condimentos.

A iguaria pode ser saboreada como um aperitivo, com pão acompanhando um belo café ou até mesmo substituindo a proteína em pratos como escondidinho, macarronada, empadão, pastel, etc. Se viajar para Santa Catarina, principalmente se o seu destino de viagem for Blumenau e cidades vizinhas, não pode deixar de saborear essa delícia típica.

A Linguiça que tem o mesmo nome de uma cidade está lista dos 10 pratos da culinária catarinense
Foto: Olho Embutidos e Defumados

A Cuca é patrimônio e está na lisa dos 10 pratos da culinária catarinense

Você que é viajante e adora descobrir a culinária típica das cidades para onde viaja, com certeza vai amar conhecer a Cuca, um tipo de bolo inspirado na culinária alemã. A massa é feita com ovos, farinha de trigo e manteiga. A cobertura mais tradicional é a de farofa, mas pode ser de banana, chocolate, frutas vermelhas, etc. Por ser tão indispensável nos cafés, a cuca não podia ficar de fora da lista com os 10 pratos da culinária catarinense.

Uma pão-bolo diferente e muito saboroso: esta é a cuca
Foto: Prefeitura de Brusque / Reprodução

O nome é difícil, mas o sabor é único: conheça o apfelstrudel

O nome pode ser um pouco complicado, mas o sabor promete encantar qualquer viajante, principalmente se for apaixonado por doces. O apfelstrudel, ou apenas strudel, é originalmente austríaco, mas faz muito sucesso em Santa Catarina principalmente nas cidades com colonização europeia. O doce é uma massa folhada, geralmente recheado com maçã, nozes, canela e açúcar. Essa receita tradicional fará com que você sinta que está viajando para a Áustria ou Alemanha.

Inverno sem tainha não é inverno!

Santa Catarina é repleta de praias, e consequentemente de pescadores! O litoral catarinense é famoso pelos peixes, sendo o mais tradicional a tainha. Esse peixe gosta de águas geladas, por isso sua safra é no inverno. As cidades litorâneas, com seus mercados de peixe, são atrativo certo para os viajantes que procuram apreciar um bom peixe. As duas formas mais famosas de preparo da tainha são assada ou frita. Quando assada, a tainha ainda conta com recheio ou farofa, deixando o prato ainda mais saboroso.

Com um litoral de 500 quilômetros a tainha também figura entre os 10 pratos da culinária catarinense
Foto: Divulgação/SMA

Gosta de provar comidas diferentes? Porque sobram iguarias entre os 10 pratos da culinária catarinense

Se você é o tipo de viajante que ama conhecer novas culturas, e principalmente novos sabores, vai adorar conhecer um prato chamado Eisbein. Em resumo, Eisbein é o joelho do porco! Ele faz parte de muitas receitas tradicionais e pode ser acompanhado por outro prato muito famoso, o chucrute! Os nomes podem assustar, mas vale a pena provar esses pratos típicos, e assim, conhecer ainda mais da cultura de Santa Catarina.

Falando em chucrute…

É muito difícil ir a um restaurante que sirva comida alemã e não encontrar o famoso chucrute. E é claro que ele faz parte da nossa lista de 10 pratos da culinária catarinense. Afinal decontas, apesar de ser um acompanhamento, ele é muito importante e apreciado em cidades que tem a colonização alemã.

O chucrute é uma conserva de repolho picado que é fermentado em salmoura. Ele é o acompanhamento perfeito para Eisben e também outros pratos como as salsichas alemãs que veremos em seguida.

O repolho ganha outros ares ao se transformar no chucrute
Foto: Demiante/Visualhunt

Salsichas alemãs

São vários tipos de salsichas alemãs, cada uma com um nome mais difícil que o outro como bratwurst, currywurst, landjäger e por aí vai, mas o importante é que todas são muito saborosas e fazem parte de um almoço ou janta tipicamente alemão, além disso, são o acompanhamento perfeito para aqueles viajantes que apreciam uma boa cerveja artesanal.

Entre as delícias dos 10 pratos da culinária catarinense estão as salsichas de origem alemã
Foto: Tadeu Pereira/ Visualhunt

Já provou polenta no fio?

Nem só de comidas alemãs vive o estado catarinense. Agora nós vamos falar de uma comida tipicamente italiana! Então, se viajar para Santa Catarina, um dos pratos que não pode deixar de provar é a famosa e deliciosa polenta no fio. A polenta é bem simples, porém ela fica em um ponto mais durinho, de forma que pode ser cortada com um fio de algodão, por isso o nome do prato.

Aqui o acompanhamento fica a critério do viajante, seja um molho à bolonhesa, galinha velha ensopada, legumes, o que preferir, só não pode deixar de provar!

Prato digno de festa nacional

Começamos esse texto com um prato que possui uma festa nacional, e vamos terminar com outro que também tem festa em sua homenagem, o marreco! A Festa Nacional do Marreco é realizada em Brusque e atrai turistas de todos os lugares do mundo.

A forma mais tradicional de apreciar o marreco é assado e com recheio. A ave tem um gosto mais forte que o frango, e por isso é temperada com diversas especiarias. O marreco assado vai muito bem com chucrute, e cerveja!

Certamente que a gente conseguiria aumentar essa lista! Para você, qual é o prato mais apetitoso? Se viajar para Santa Catarina já sabe que o estado é repleto de delícias, e além dos 10 pratos da culinária catarinense que o Viajar é Vida apresentou aqui, existem muitos outros que vão fazer você querer viajar mais vezes para o estado.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*