Até quando fica aberta a exposição sobre Rita Lee em São Paulo

Com 50 anos de carreira e uma vida pessoal repleta de fatos que são marcos na história da cultura brasileira, o Viajar é Vida mostra agora até quando fica aberta a exposição sobre Rita Lee em São Paulo.  O material retrata a vida e obra da cantora, uma célebre artista que foi homenageada em uma exposição totalmente interativa que conta os detalhes de sua carreira. A assinatura da mostra tem uma relação familiar, já que foi o filho da cantora com o músico Roberto de Carvalho é quem criou a exposição. João Lee avisa que a mostra “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” fica em cartaz até o dia 28 de novembro.

O visitante que for ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo verá diferentes lembranças do acervo pessoal da própria Rita que guardou, por exemplo, diferentes figurinos dos milhares de shows realizados no Brasil e no Exterior. Além das roupas e acessórios, manequins vestidos com estas roupas ainda reproduzem cenas que marcaram a carreira da cantora, seja em capas de discos, videoclipes ou mesmo em entrevistas. 

Foram cerca de 5 meses buscando no sótão de casa as peças que hoje fazem parte da apresentação. O filho conta aos jornalistas durante a inauguração da exposição que esse processo de escolha das peças aproximou muito eles. E além do relacionamento de mãe para filho, cresceu a admiração por cada parte desta longa história.

Juntos eles reviraram documentos, viram escritos da época da ditadura, releram cartas que ela escreveu para o marido da prisão e outras em que a avó escreveu, os cadernos de letras que estavam perdidos, as primeiras versões das letras… foi um longo planejamento repleto de emoção.

Segundo a Agência Brasil, entre os itens que mais chamam a atenção do público, está o macacão usada na capa do álbum Lança Perfume e um par de botas prateadas que a cantora roubou de uma boutique em Londres nos anos 1970, depois de ser expulsa dos Mutantes.

A exposição tem 18 áreas temáticas, com cenografia assinada por Chico Spinosa e direção artística de Guilherme Samora.

Até quando fica aberta a exposição sobre Rita Lee em São Paulo
Foto: divulgação

Uma lenda musical viva!

Rita Lee foi a mulher que mais vendeu discos na história da música brasileira. E quem conhece sua saga sabe que ela é um verdadeiro camaleão. Começou no grupo Os Mutantes na década de 1960 e ao longo dessas 5 décadas trouxe muito rock, pop, MPB e até bossa nova.

Pouca gente sabe, mas Rita Lee e o marido sofreram com a ditadura, quando foram proibidos de cantar várias das músicas. Ela chegou a ser presa, embora isso e a defesa dos animais (uma marca registrada da cantora) também foram lembradas nesta exposição.

A mostra foi dividida em várias etapas e uma delas foi batizada de “estúdio”. É onde os visitantes conseguem ouvir momentos e canções.  A experiência planejada por Beto Lee traz diferentes caixas de som em variadas posições para que o visitante tenha a sensação de ouvir obras vindas de todas as direções.

A interatividade não para aí. Também como estímulo aos fãs, há uma visita guiada pela própria Rita Lee em vídeos. Por meio de QRCodes, os visitantes podem ouvir pelo próprio celular histórias, comentários e um pouco do carisma da cantora.

Aos 73 anos, Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão e vem se recuperando. Aposentada dos palcos há quase 10 anos, a rainha do rock vive num sítio com o marido e parceiro musical Roberto de Carvalho. O filho da cantora e curador da mostra, João Lee, comenta que em breve, ela deve visitar a exposição.

Uma lenda musical viva! Conheça Rita Lee
Foto: divulgação

Até quando fica aberta a exposição sobre Rita Lee em São Paulo: raio-X de Rita Lee

Rita Lee Jones de Carvalho tornou-se artisticamente conhecida como Rita Lee. Cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira, tem ascendência norte-americana e italiana. Conhecida como a “Rainha do Rock”, nasceu em 31 de dezembro de 1947, na Vila Mariana, em São Paulo. Integrou os grupos musicais de grande sucesso: Os Mutantes (1966 – 1972), Tutti Frutti e Cilibrinas do Éden.

Até quando fica aberta a exposição sobre Rita Lee em São Paulo

Até quando fica aberta a exposição sobre Rita Lee em São Paulo
Foto: divulgação

Leia também

Até quando fica aberta a exposição sobre Rita Lee em São Paulo

A mostra “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” fica em cartaz até o dia 28 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 50 e há meia-entrada, para estudantes, idosos e outras que a legislação concede no Estado de São Paulo. Vale ressaltar que apesar do valor do ingresso, é possível tentar conseguir a entrada gratuita via o site do Museu da Imagem e do Som, com liberação de algumas cotas terça a sexta, das 10h às 11h30min.

Mostra conta vida e obra da cantora
Foto: Marco Senche/Wikipedia

Serviço

  • O quê: Samsung Rock Exhibition – Rita Lee
  • Quando: De terça a domingo, das 10h às 18h
  • Onde: MIS – avenida Europa, 158, Jardim Europa.
  • Valor: R$ 50 (há meia entrada para o que é recomendado em lei). Grátis de terça a sexta, das 10h às 11h30min (é preciso retirar ingresso via site).
  • Classificação: livre

Gostou de saber até quando fica aberta a exposição sobre Rita Lee em São Paulo? Você já teve a chance de ver de perto essa cantora ou visitou a mostra? Conte como foi nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*