As formações rochosas mais incríveis do mundo

As paisagens são sempre motivadoras para levar os viajantes até determinados destinos. E com tanta ação positiva da natureza, fica ainda mais fácil querer viajar para conhecer coisas como as formações rochosas mais incríveis do mundo. O Viajar é Vida apresenta agora as mais belas rochas e mostra com o que elas se parecem motivo pelo qual ganharam destaque e passaram a ser tão desejadas por quem ama viajar.

Siga o Viajar é Vida também no Instagram

As formações rochosas mais incríveis do mundo: Bico do Papagaio em Itajaí (SC)

Há algumas controvérsias, mas se levarmos em conta o acervo histórico, o Bico do Papagaio surgiu durante a abertura da estrada que faz a ligação do Centro de Itajaí ao Bairro Cabeçudas, margeando a costa. Para conseguir seguir o traçado, foi necessário implodir algumas rochas e uma delas acabou virando o que conhecemos como Bico do Papagaio, já que parece e muito com a silhueta de uma ave.

O atrativo é um dos mais reconhecidos de Santa Catarina. Ganhou visibilidade pelos seus quatro metros e meio de altura na beira do Oceano Atlântico, na Praia de Geremias. Há alguns anos possui iluminação noturna e um mirante. Vale fazer uma visita.

Em Santa Catarina tem uma das formações rochosas mais incríveis do mundo
Foto: Wikipedia

Artigos relacionados

Na Tailândia a fama está com as Três Baleias

Chamado em tailandês de Hin Sam Warn tem a tradução literal de Pedra das Três Baleias. O nome foi dado porque realmente estas formações parecem 3 baleias nadando (neste caso, em plena floresta). A formação fica no topo de uma colina chamada Phu Singha em Tambon Kok Kong. O aceso é mais restrito e a percepção total das rochas no formato das baleias só é possível com drone. Nem por isso deixam de estar entre as formações rochosas mais incríveis do mundo.

As três baleias são conhecidas na Tailândia
Foto: Wikipedia

Que tal conhecer a Pedra do Cão Sentando em Nova Friburgo?

Fica em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, esta Pedra do Cão Sentando. Virou o símbolo da cidade e possui 111 metros de altura, sendo o ponto mais alto de toda a região. Ela fica situada no parque ecológico de mesmo nome, onde o viajante pode conhecer trilhas, tomar banho de cachoeira, visitar grutas e fazer escaladas.

O Parque Ecológico Pedra do Cão Sentado é uma unidade privada de conservação ambiental, por isso mantém uma estrutura adequada para os viajantes, como banheiros, lanchonete e guarita de segurança.

No Rio de Janeiro a Pedra do Cão Sentado fica em Nova Friburgo
Foto: Wikipedia

Veja também

As formações rochosas mais incríveis do mundo: Cânions do Colorado

Se você gosta de cânions, vai se encantar com o Monumento Nacional de Vermillion Cliffs que fica nos  Estados Unidos. Os gigantes desfiladeiros ficam no Planalto do Colorado e são reconhecidos pelos paredões de arenito vermelho. Além de toda a beleza, o local possui ainda a “A Onda” outro chamariz feito de arenito ondulado.

As formações rochosas mais incríveis do mundo contam com os Vermillion Cliffs
Foto: Wikipedia

No Ceará tem a Pedra da Galinha Choca

Pedra da Galinha Choca é o formato desta formação que fica em Quixadá, no Ceará. A região é toda muito influente entre os viajantes porque ganhou notoriedade ao ser local de prática de esportes radicais principalmente os aéreos. É que aqui há fortes correntes térmicas, ideais para as decolagens. Em Quixadá é comum os praticantes de esportes como trekking, rapel, montanhismo, parapente, asa delta e afins.

A Pedra da Galinha Choca é um dos monumentos do Ceará
Foto: Wikipedia

Um elefante perfeito entre as formações rochosas mais incríveis do mundo

Depois de muito tempo submersa, o mundo viu emergir a pedra que mais parece um elefante. Fica no arquipélago de Vestmannaeyjar, na Tailândia, totalmente formado pela ação dos vulcões ao longo dos anos. O vulcão local, aliás, é conhecido por entrar em erupção sem aviso, forçando os moradores da região a bombearem água fria do mar nas correntes de lava para redirecionar o trajeto antes que ele afete a vida dos 4.500 moradores da região.

As formações rochosas mais incríveis do mundo: o elefante da Tailândia
Foto: Wikipedia

Cristais do México foram formados há mais de 500 mil anos

A Caverna dos Cristais do México possui enormes cristais de selenita, localizados 300 metros debaixo da terra numa mina no estado de Chihuahua. A descoberta foi em 1910 por dois irmãos em busca de chumbo e os estudos recentes apontam que a formação deve ter em torno de 500 mil anos. Os estudos levam a crer que os enormes cristais foram formados quando águas subterrâneas, saturadas de selenita, corriam pelas galerias, sendo aquecida pelo magma quente localizado logo abaixo.

Estes cristais foram formados há mais de 500 mil anos
Foto: Wikipedia

Vietnã tem baía que parece um dragão nadando

A Baía de Ha Long no Vietnã parece muito um dragão se movimentando nas águas. Toda essa paisagem com arcos, pilastras e cavernas de calcário foram esculpidos pela força dos mares em cerca de 500 milhões de anos. Toda a baía possui cerca de 1.600 ilhas, a maioria sem qualquer habitantes. O Viajar é Vida já visitou pessoalmente esta baía que para os moradores locais é uma forma de forças sobrenaturais não se apoderarem da região, porque teriam medo do dragão que habita aquelas águas.

No formato de um dragão nadando na baía, Ha Long é um dos mistérios naturais do Vietnã
Foto: Wikipedia

As formações rochosas mais incríveis do mundo: Olho da África

O Olho da África que mais parece um olho de touro visto do alto fica na Mauritânia. Por lá também é reconhecido como o OIho do Saara já que a estrutura de rocha com cerca de 50 quilômetros de diâmetro fica em pleno deserto. Relatos iniciais levavam a crer que o local havia sido criado depois do impacto de um meteorito. Mas já há estudos que mostram que ocorreu pelo desgaste natural de uma rocha mais alta.

As formações rochosas mais incríveis do mundo: Olho da África, na Mauritânia
Foto: Wikipedia

A caverna incrível de Belize também na lista das mais incríveis

A barreira de corais de Belize mantém o Great Blue Hole, uma grande cavidade submarina com  320 metros de largura e 125 metros de profundidade com estalactites e estalagmites. Com todo esse vigor, lógico que é um dos mais famosos pontos de mergulho de todo o  mundo. Dizem que a formação ocorreu durante eras glaciais recentes, quando um sistema submerso de cavernas de calcário desmoronou por causa de mudanças no nível do mar.

O Grande Buraco Azul fica na barreira de corais de Belize
Foto: Wikipedia

Na Nova Zelândia tem formação que parece casco de tartaruga

Eles mais parecem cascos de tartarugas gigantes, mas os pedregulhos de Moeraki, na Nova Zelândia, são seixos esféricos espalhados pela Praia de Koekohe. Segundo estudos, as pedras começaram a ser formadas em sedimentos no fundo do mar há mais de 60 milhões de anos num processo semelhante à formação das pérolas ao redor de um grão de areia.

Pedras que parecem cascos de tartarugas são as formações rochosas desta praia na Nova Zelândia
Foto: Wikipedia

Você já conhecia as formações rochosas mais incríveis do mundo? Na sua região tem alguma famosa que mereça destaque aqui no Viajar é Vida? Conte nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*