Quando o frio vai começar em 2021?

Amantes das baixas temperaturas, preparem-se! Se vocês ainda estão se perguntando quando vai começar o frio em 2021, saiba que na Serra Catarinense ele já apareceu. Agora no final de abril as temperaturas tiveram uma importante queda e quem mora por lá precisou tirar os casacos do armário.

O outono está ainda no primeiro mês, mas a Terra vai se aproximando do inverno no Hemisfério Sul. Com isso, os dias passam a se tornar mais curtos, dando mais tempo para a noite e para as temperaturas mais baixas. Tudo graças ao movimento natural do planeta que faz acontecer as estações do ano.

Ou seja, se você tinha dúvida quando o frio vai começar em 2021, aproveite que ele deverá permanecer pelo menos durante a noite e amanhecer. E se já quiser aproveitar o incrível espetáculo que as baixas temperaturas dão, o Viajar é Vida destaca o trabalho de dois fotógrafos que vivem na Serra Catarinense. Eles já estão com seus equipamentos a postos, preparados para os melhores cliques e imagens.

Quando o frio vai começar em 2021? Para o Wagner Urbano já começou

O Wagner Urbano é jornalista, fotógrafo e bombeiro! E aproveita suas habilidades profissionais para mostrar ao mundo as belezas da cidade de São Joaquim. Boa parte do trabalho circula pelas redes sociais (o Instagram dele é este aqui) e também pelo site de notícias NotiserraSC.

No dia 27 de abril, Wagner já capturou imagens incríveis de São Joaquim. No clique que mostra a igreja ao fundo do termômetro de rua está a confirmação de que a noite foi bem gelada! A temperatura chegou a -1 grau e com sensação térmica ainda mais baixa. A sensação térmica é a temperatura virtual ou a combinação da temperatura com outros fatores meteorológicos, como o vento. Ela ocorre porque a fina camada de água que adere à nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso temos a sensação de frio.

Quando começa o frio em 2021
Foto: Wagner Urbano/NotiserraSC

Leia também

A geada já apareceu!

O olhar fotográfico de Wagner Urbano já conseguiu capturar os campos até então verdejantes encobertos por uma fina camada de gelo. São as chamadas geadas, comuns de agora em diante até o começo da primavera no Sul do país. O orvalho congelado sobre a vegetação costuma ser alvo de fotografias e vídeos de quem ama o frio e não se importa em levantar cedo, ainda antes do sol, para acompanhar esse cenário.

As geadas já são comuns no outono
Foto: Wagner Urbano/NotiserraSC

Logo teremos bonecos de neve maiores! Entendeu quando o frio vai começar em 2021?

E se você acha que já estava frio quando olhou a foto tirada por Wagner que mostrava -1 grau na frente da igreja, saiba que já em 2021 ele também registrou -5 graus na cidade. O registro ele deixou no carro, encoberto por uma já espessa camada de gelo. Mesmo gelo que ajudou a montar esse bonequinho. Muito em breve é provável que os bonecos de neve sejam uma realidade na Serra de Santa Catarina, região onde estão as cidades mais geladas de todo o Brasil.

Quem encara o frio?
Foto: Wagner Urbano/NotiserraSC
Que tal fazer boneco com o gelo acumulado pela geada?
Foto: Wagner Urbano/NotiserraSC

Evilin Cristini também tem seu olhar sobre o frio

Quem também tem um olhar fotográfico e mostra como ninguém as belezas da Serra Catarinense é a fotógrafa Evilin Cristini. Profissional moradora de Urupema, ela atua registrando imagens de pessoas e lugares e faz sucesso nas redes sociais como o Instagram quando mostra os cenários de sua cidade. Os belos campos e paisagens sempre servem de cenários para fotos gente. Claro que seu olhar treinado consegue apresentar ao público imagens como estes registros feitos nos primeiros dias de frio do outono em Santa Catarina. Ela responde quando o frio vai começar em 2021. Agora!

Quando começa o frio em 2021? Urupema já vive as baixas temperaturas
Foto: Evelin Cristini Photography

Na região central de Urupema, ela já conseguiu eternizar -4 graus de temperatura em pleno mês de abril. Também saiu de suas lentes os cliques que mostram a igreja e o gramado já branco pela geada.

Termômetro marca baixa temperatura na serra catarinense e mostram quando começa o frio em 2021
Foto: Evelin Cristini Photography

Os campos até então muito verdes agora dão espaço para a branquitude nas primeiras horas da manhã, até que o sol apareça e derreta a fina camada de gelo do solo.

Quando começa o frio em 2021? Os campos da Serra Catarinense já mostram que o frio chegou
Foto: Evelin Cristini Photography

Leia também

Entenda sobre quando o frio vai começar em 2021

De acordo com a meteorologia, apesar do frio já registrado, este ano deverá fazer menos frio no outono do que nos outros anos. Mas em junho, algumas frentes frias mais intensas vão passar pela Região Sul e provocar mais chuva do que o normal pelo menos na região litorânea de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Outono está com a presença do fenômeno La Niña no Pacífico, mas em processo de enfraquecimento, por isso essa presença do calor em abril e maio – o chamado veranico de maio, que não acontece todos os anos. Órgão responsável pelo controle do clima em Santa Catarina, a Epagri/Ciram afirma que já foram registradas com madrugadas frias e até formação de geada nas áreas de maior altitude da região serrana catarinense em 2021. E que este período do final de abril e início de maio será mais intenso à noite e com geada em maior número de localidades por uma sequência de dias.

Quando começa o frio em 2021? Em SC já começou
Foto: Evelin Cristini Photography

O outono de 2021 começou às 6h38min do dia 20 de março e vai até o dia 21 de junho de 2021, às 00h32min. Até junho, a previsão é de chuva abaixo da média climatológica, mal distribuída, persistindo a estiagem no Oeste e Meio-Oeste, podendo estender-se para as demais regiões de Santa Catarina. A temperatura se manterá próxima da média climatológica em SC, com maior amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia). Massas de ar seco atuarão com mais frequência, mais frias a partir de maio com madrugadas de temperatura baixa e formação de geada ampla no Estado.

Gostou destas informações sobre quando vai começar o frio em 2021? Você também é apaixonado pelo frio? Deixe sua resposta nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*