Terá neve no Brasil em 2021?

Antes de responder se terá neve no Brasil em 2021, é preciso entender que este é um fenômeno raro por aqui. Embora já tenha nevado muito em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul que são os locais com as melhores condições, também já houve registro de neve no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e até no Distrito Federal. Claro que de maneira muito leve, sem que se acumulasse, mas confirmada pelos meteorologistas como formação do fenômeno nestes estados.

Sempre existe a previsão de neve anual na Serra Catarinense, desde que a seguinte condição ocorra: formação de nuvens de chuva, local de altitude elevada e ação de uma massa de ar frio. E para que a neve chegue até o chão, precisa que o percurso feito na atmosfera se mantenha abaixo de zero, o que acontece com maior frequência apenas nas cidades de Serra em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que variam suas altitudes entre 900 e 1800 acima do nível do mar. O solo também precisa estar abaixo de zero para que além de ver caindo, possamos ver neve acumulada.

Os meteorologistas explicam ainda, que em vez de neve, pode cair chuva congelada. O que é diferente. Esse registro ocorre quando o floco formado na nuvem encontra uma camada quente e vira gota de chuva, mas logo depois pega mais uma camada abaixo de zero grau e congela.

Terá neve no Brasil em 2021?  Se as condições se formarem, sim
Foto: Arthur Puls/Wikipedia

Leia também

Terá neve no Brasil em 2021? E por que neva em Nova York e não em Campos do Jordão?

Sobre ter neve no Brasil em 2021 é a expectativa, como todos os anos. Ainda é cedo para saber, embora cidades como Urubici, Urupema e São Joaquim em Santa Catarina mantenham as condições exatas para nevar. Nem que seja por um curto período de tempo, todos os anos o fenômeno ocorre nestas cidades.

Agora, se levarmos em conta os fatores como altitude, por que é comum nevar em Nova York (que fica no nível do mar) e não em Campos do Jordão que fica a 1.628 metros? É por causa da ausência de outros fatores. A combinação deles é que origina a neve. No Brasil há locais muito altos, mas que sem a chegada de uma massa de ar frio, ou permanência do ar e solo abaixo de zero grau, não vai conseguir ter a formação do fenômeno natural. Nova York tem influência de massas de ar do Ártico, possui temperaturas negativas por longos períodos o que garante um trajeto abaixo de zero para os flocos caírem e se acumularem no chão. E apesar de ser comum, sim, já houve o registro de neve em Campos do Jordão.

O Brasil tem neve porque forma as condições necessárias para o fenômeno em algumas cidades
Foto: Arquivo Pessoal de Edmundo Rocha
Nova York não tem altitude, mas tem forte ação das massas de ar polar do Ártico
Foto: Pxhere

Planeje sua viagem e adquira aqui no Viajar é Vida suas passagens!

Sua próxima viagem começa com a Passagens Promo. Clique no link, faça a busca e encontre as melhores passagens nacionais e internacionais. E com desconto! Você adquire e viaja. O site é altamente confiável e você pode aproveitar a temporada de passagens baratas.

Em quais locais já nevou no Brasil?

Registros históricos apontam que houve formação de neve em diferentes partes do país. De maneira recorde, com grande acúmulo, a história mostra que foi em Vacaria, no Rio Grande do Sul em agosto de 1879. Chegou a acumular 2 metros de neve nas ruas, algo similar às grandes nevascas de países gelados como o Canadá e a Rússia.

Acumular neve no chão é algo extremamente raro no Brasil. Por isso, além deste caso centenário de Vacaria, também há o registro de 1 metro e 30 centímetros de neve pelas ruas de São Joaquim em Santa Catarina em 20 de julho de 1957. E algo extremamente raro, pela quantidade de neve acumulada e pelas condições que nem sempre se formam, foi o registro de 1 metro de neve em Itatiaia, no Rio de Janeiro, cidade localizada perto do Pico das Agulhas Negras. O fato ocorreu em junho de 1985.

O período em que há mais chance de ter neve é entre junho e agosto. Embora São Joaquim já tenha registrado neve de maneira bem precoce em 17 de abril de 1999. E tem ainda os fenômenos mais tardios, como os registrados em plena primavera de 1999 e 2006 em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A neve caiu em setembro e outubro destes anos na cidade gaúcha.

Terá neve no Brasil em 2021? Provavelmente na Serra Catarinense nevará
Foto: Caio Cezar/Wikipedia

Qual foi o recorde de cidades com neve no Brasil?

Segundo os estudiosos, fenômenos mais amplos como o El Niño e o La Niña podem influenciar tanto para o aumento das chances quando para a redução das possibilidades de nevar no ano no Brasil. Em 2000 ocorreu neve em cerca de 70 cidades do país, a maioria delas espalhadas pelas Serras Gaúcha e Catarinense. Dez anos mais tarde, foram 21 cidades ao mesmo tempo que registraram a queda de neve. Depois, em 2013, talvez o maior registro de neve “espalhada”. Foram cerca de 150 municípios, chegando a nevar em pontos elevados de cidades litorâneas de Santa Catarina como no pico do Morro do Cambirela, em Palhoça.

Em recorde de neve, cerca de 150 cidades registraram o fenômeno ao mesmo tempo
Foto: Daniel Queiroz/Wikipedia

Está programando para viajar? Não se esqueça do seu Seguro Viagem

Viajar em segurança é a melhor maneira de garantir um passeio apenas com ótimas lembranças. Viajar seguro faz toda a diferença. Seja por um extravio de bagagem, um cancelamento de voo ou até mesmo a necessidade de uma assistência médica ou hospitalar. Veja as principais coberturas da Seguro Promo e adquira o seu seguro viagem com descontos para leitores do Viajar é Vida.

Terá neve no Brasil em 2021?

Neva no Paraná ou não?

No Paraná é menos comum nevar. O registro já foi feito em cidades como Palmas, no Sul do Estado, que fica a 1090 metros de altitude em relação ao nível do mar. Nesta região é muito difícil o acúmulo da neve no solo. Apesar de mais difícil, historicamente já se viu neve em municípios como Guarapuava, Cruz Machado, Inácio Martins, General Carneiro, União da Vitória, Clevelândia, Cascavel, Pato Branco, Irati, Francisco Beltrão, São Mateus do Sul, Rio Negro, Pinhão, Paulo Frontin, Campo Largo, e alguns outros que possuem 900 metros ou mais de altitude.

Na capital Curitiba, nevou em algumas datas, com o primeiro registro oficial em 1889 e mais recentemente em 1989 e 2013. Ainda assim, de maneira mais granulada e quase sem acúmulo no solo. O que não quer dizer que Curitiba não seja uma cidade gelada. É que faltam todas as condições necessárias para que a neve caia e faça seu show.

Cidades como Guarapuava já registraram neve
Foto: Wikipedia

Curiosidade sobre a neve no Deserto do Saara depois de saber se terá neve no Brasil em 2021

Numa rara possibilidade, até o Deserto do Saara viu a neve cair! O fenômeno foi registrado por um fotógrafo sortudo que capturou as imagens improváveis e tornou-se famoso mundialmente falando. A massa de ar gelado chegou à cidade de Ain Sefra, na Argélia, cobrindo as dunas de areia com os flocos de gelo. O material do fotógrafo Hamouda Ben Jerad rodou o mundo. A cidade onde ele fez a foto é tida como a porta de entrada do Deserto do Saara, local tão quente e seco do planeta. Segundo os registros históricos, esta foi a 4ª vez em 37 anos que uma nevasca atingiu essa região do Saara.

O deserto do Saara compreende parte dos territórios da Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Atualmente vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na região do Saara.

E você, curtiu este conteúdo? Está ansioso para saber se terá neve no Brasil em 2021? Conte sobre suas expectativas e quanto você gosta do frio nos comentários do Viajar é Vida.

Terá neve no Brasil em 2021?
Foto: Wikipedia

Vai viajar para o Exterior e quer se manter conectado à internet?

Adquira ainda no Brasil um chip para celular para garantir uma viagem com conexão. Já pensou se precisa chamar um Uber ou mandar mensagem para alguém que ficou de pegar você no aeroporto? Ou depois durante a viagem para postar nas redes sociais? Ou mesmo ter um mapa on-line para fazer os passeios sem errar o trajeto? Tudo isso é possível com a Viaje Conectado. Clique aqui e veja os períodos de entrega para o Brasil ou os locais para retirada pessoalmente.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*