Qual o lugar que neva no Brasil

O fenômeno natural da neve é comum praticamente todos os anos no Sul do Brasil. O Viajar é Vida destaca neste post, qual o lugar que neva no Brasil. São cidades de Santa Catarina  e do Rio Grande do Sul que com suas características geográficas e de clima recebem milhares de viajantes no inverno para ver de perto algo que parece realmente mágico. É um espetáculo da natureza para quem ama o frio e se encanta com as paisagens branquinhas com acúmulo de gelo. Apesar de comum no Sul do país, vale dizer que a neve é um fenômeno raro em um país como o Brasil, de clima predominantemente tropical e subtropical.

Qual o lugar que neva no Brasil? Gramado no Rio Grande do Sul

Praticamente todos os anos os viajantes sobem as serras gaúcha e catarinense em busca de diversão no frio. Chegam a cidades que estão na lista “qual o lugar que neva no Brasil”. A mais famosa delas é Gramado, no Rio Grande do Sul. Há outras cidades com mais condições de registrar a neve, mas Gramado conseguiu criar uma atmosfera turística em torno do tema. Não à toa realiza o Natal Luz onde faz nevar artificialmente. Ou tem infraestrutura adequada para receber os visitantes durante o inverno, com pousadas e restaurantes quentinhos, boa comida, boa bebida, lareiras e locais com calefação.

Qual o lugar que neva no Brasil: serra gaúcha
Foto: divulgação

Outro representante gaúcho onde cai neve é São José dos Ausentes

Além de Gramado, o Rio Grande do Sul também tem mais chances de responder à pergunta: qual o lugar que neva no Brasil. É São José dos Ausentes. Apesar de fria, é uma cidade pequena e com pouca infraestrutura para atender uma grande demanda de viajantes.  A cidade é conhecida pelo inverno rigoroso para os padrões nacionais e facilmente atinge temperaturas negativas. Sempre ocorre geada. Já a neve ocorre quase todos os anos, apesar de fraca e em poucos dias. A cidade tem este título de mais fria do Rio Grande do Sul porque está circundada pelos Campos de Cima da Serra e cânions dos Aparados da Serra. E fica em São José dos Ausentes o Pico do Monte Negro, o ponto mais alto do Rio Grande do Sul. São 1 403 metros de altitude.

são várias cidades onde neva no Brasil.
Foto: Pixabay

No alto dos cânions fica Cambará do Sul: qual o lugar que neva no Brasil

Cambará do Sul é mais uma cidade gaúcha onde é possível ver a neve. Também conhecida como terra dos cânions, o pequeno município é campeão no ranking de baixas temperaturas, com o seu inverno entre os mais frios do Brasil. Como cidade pequena que é, mantém hábitos antigos, como o fogão à lenha e o pinhão na chapa. Só assim para combater as temperaturas geladas.

A cidade faz divisa com Santa Catarina e fica no alto dos cânions, numa altitude de 1.200 metros. Tão alto, acaba sendo atingido pelas massas polares oceânicas que atuam na escarpa da Serra Geral  e pela Corrente das Malvinas, criando um clima muito parecido com o de Londres: frio no inverno, fresco ou morno no verão. E úmido o ano inteiro, com muitos dias de chuva ou nublados.

A neve que cai no Brasil atrai milhares de visitantes
Foto: divulgação

Santa Catarina tem várias cidades entre os lugares que nevam no Brasil

Na Serra Catarinense, há outros municípios que respondem à pergunta: qual o lugar que neva no Brasil. Numa altitude de 1.352 metros em relação ao nível do mar está São Joaquim. A cidade tem uma boa infraestrutura para bem receber os visitantes. E vários atrativos turísticos como a Igreja Matriz totalmente construída em pedra basalto, praças floridas, cascatas, museu de artes, muita natureza e até a Exponeve, uma feira permanente de artesanato que fica no pavilhão comercial do Parque da Maçã (outro atrativo é a fruta, tão bem adaptada ao clima local).

São Joaquim divide com Urupema e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, o título de cidades mais frias do Brasil. Durante os meses de inverno é comum a ocorrência de geadas – todos os meses estão sujeitos ao fenômeno, sendo mais comum de março a novembro, com uma média de 86 dias por ano.

Nos meses de julho e agosto pode ocorrer o fenômeno da neve. As chances geralmente são de de 5 a 7 dias na região em invernos normais. Já foram registrados picos mais intensos de 12 dias. Ou em períodos totalmente atípicos, como em abril de 1999 e outubro do mesmo ano!

Paisagem branquinha e repleta de neve em lugares como São Joaquim
Foto: divulgação

Qual o lugar que neva no Brasil? Facilmente em Urubici

Quando esfria, é para o alto da Serra Catarinense que os viajantes se encaminham. E Urubici é uma das cidades  mais frias do país e responde muito bem à questão:  qual o lugar que neva no Brasil.  Urubici fica em média a 918 metros de altitude. E seu ponto mais alto que é o Morro da Igreja chega a 1.822 metros. São cerca de 11 mil habitantes e o registro de menor temperatura da história do Brasil: 17,8 graus negativos em 29 de junho de 1996.

Urubici também é conhecida pelas suas diversas belezas naturais, estando incluída no Caminho das Neves. Quem visita quer sentir o frio e aproveitar as belezas da natureza neste clima. Vale destacar entre os pontos turísticos de referência o Morro da Igreja e sua Pedra Furada, uma escultura natural em forma de janela. Outros atrativos turísticos são as inscrições rupestres dos tempos das cavernas, na Serra do Corvo Branco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

A Pedra Furada é um dos cartões postais que se enchem de neve nos meses gelados
Foto: divulgação

Urupema também tem cenários ótimos para quem ama o frio

Paisagens branquinhas, roupa congelada porque foi esquecida no varal, lagos e poças congelados. Em Urupema, na Serra Catarinense, esta é uma cena comum no inverno. Em termos oficiais, é a cidade mais fria de todo o Brasil. Fica a 1.335 metros de altitude, encravada em um pequeno vale circundado por elevações de até 1.726 metros que é o Morro das Torres. São somente 2.500 habitantes e alguma infraestrutura para bem receber os viajantes. Muita casa de família foi transformada em pousada para receber os turistas.

A cidade tem diferentes atrativos naturais e um dos que mais encanta é a Cachoeira que Congela. Ela fica à sombra do Morro das Torres, a cerca de 1550 metros de altitude. Já sabe o porquê do nome, né? Ela fica congelada nos dias mais frios do inverno num fenômeno que é único no país. Segundo relatos históricos, em 1975 permaneceu vários dias com grossas camadas de gelo e em julho de 2000 foram exatos 12 dias sem que a água ficasse no estado líquido.

Já houve anos com volume histórico de neve. E Santa Catarina sempre entra na lista de qual o lugar que neva no Brasil
Foto: Fábio Pulse/Flickr

Santa Catarina tem ainda Bom Jardim da Serra

A Serra do Rio do Rastro e todas as suas curvas são o mais conhecido cartão postal de Bom Jardim da Serra. Esta é outra cidade catarinense que bem se enquadra na pergunta: qual lugar que neva no Brasil. Fica a 1.232 metros de altitude e possui cerca de 4.400 moradores. A cidade é considerada uma das mais frias do Brasil, com geadas podendo ocorrer em todos os meses do ano. Já a neve pode acontecer entre abril a outubro. De julho a agosto são os meses mais propícios para se observar o fenômeno.

Como se forma a neve?

A neve é um fenômeno meteorológico registrado quando as nuvens se encontram com temperatura menor do que zero grau. Com isso, o vapor de água se condensa formando cristais de gelo que podem apresentar diversas formas. Segundo os estudos técnicos, há pelo menos sete tipos diferentes de neve. Eles são reconhecidos pela maneira como se formam. Existem os flocos de neve (gelo em forma de floco), grão de neve (partículas bem pequenas e opacas de gelo), grão de gelo (pelotas de gelo de 5 milímetros de diâmetro), graupel (partículas pesadas de neve), granizo (pedras sólidas de gelo), chuva congelada (água congela ao entrar em contato com o solo) e aguaneve (cai no chão com traços de cristalização).

Qual o lugar que neva no Brasil? Há varias cidades em Santa Catarina e no Rio GRande do Sul
Foto: divulgação

Historicamente, já chegou a nevar até no Centro-Oeste do Brasil

A neve é um um fenômeno raríssimo. Mesmo assim já nevou no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e até o Distrito Federal. De maneira muito leve, obviamente.

Em 2000, a neve ocorreu em mais de 70 municípios espalhados nos três estados da Região Sul. Em 2010 houve outra onda forte e a neve caiu com força em 21 municípios das serras catarinense e gaúcha. Três anos depois, mais um episódio histórico em julho que fez cair neve em mais de 140 municípios da região, e com boa acumulação.

Você é fã do inverno e do turismo nesta época do ano? Curtiu este post sobre qual o lugar que neva no Brasil? Você já teve experiência com neve em alguma cidade do Brasil ou do mundo? Divida com os leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*