Localizado à margem direita do Rio Tapajós e principal ponto turístico de Santarém, o Viajar é Vida mostra agora o que fazer em Alter do Chão, no estado do Pará. A região de Alter do Chão é um dos distritos administrativos do município de Santarém e está cerca de 40 quilômetros de distância do centro da cidade. Aqui fica, por exemplo, a praia de água doce mais linda do planeta, segundo votação do jornal inglês The Guardian. Ficou curioso? Quer aproveitar a região? Então venha saber o que fazer em Alter do Chão com o apoio da Civitatis, que é uma agência de turismo on-line, um portal com atividades, excursões e visitas guiadas em mais de 600 destinos. A empresa possui fornecedores e parceiros locais em todos os continentes, guias de viagens gratuitos e visitas guiadas nas principais cidades do mundo. E a Civitatis é parceira do Viajar é Vida. Acesse os links ao longo do texto e adquira seus melhores momentos de viagem.
Tour pelas comunidades ribeirinhas do Tapajós na lista sobre o que fazer em Alter do Chão
Conheça as tradições e o entorno das comunidades ribeirinhas do Tapajós com este tour. Uma experiência única para estar em contato com a natureza da Amazônia. No itinerário previsto, você se reunirá com o guia no Centro de Informação Turística de Alter do Chão. De lá, irá com o grupo rumo ao Rio Tapajós para chegar a Anuma, uma das comunidades ribeirinhas do lugar. De lá, irá com um veículo parecido a um trator até o Centro Experimental Floresta Ativa. Será sua chance de conhecer o trabalho realizado com a reprodução dos animais, seu processo de cultivo com fertilizantes biológicos, o uso da água da chuva e muitas outras surpresas.
Por volta das 13h terá um delicioso almoço composto por frango ou peixe fresco. Depois, descansará em uma rede enquanto contempla as vistas da Amazônia brasileira. Com as energias recarregadas, você e o grupo farão uma trilha até a represa hidroelétrica, onde poderá nadar e relaxar em suas águas tranquilas. Finalmente, se despedirá da comunidade Anuma e voltará a Alter do Chão, onde chegará por volta das 19 horas.
Uma informação importante. Na hora de fazer a reserva, você poderá escolher entre dois tipos de embarcação para realizar o tour: lancha, com assentos de couro e capacidade para 4, 11 ou 16 pessoas; ou barco, com quatro ambientes diferentes. Além disso, terá o equipamento necessário para andar de caiaque e fazer paddle surf, churrasco e música a bordo.
Leia também
- 7 roteiros de viagem em Belém do Pará
- Onde fica e o que fazer na Chapada das Mesas
- O que tem para fazer nos Lençóis Maranhenses
- Os 10 lugares mais lindos do Brasil
- 9 perfis do Instagram que são uma viagem
Tour pelo canal do Jari também é sugestão no Pará
Com guia em Português e em outros idiomas, este tour dura cerca de 10 horas. Conheça este lugar único cheio de animais e plantas extraordinárias do Canal do Jari, uma reserva natural em pleno coração da Amazônia. O Canal do Jari é o pedaço de terra que divide os Rios Amazonas e Tapajós.
Você irá com o guia de barco, pelo Lago Verde até o Bosque Encantado, lugar em que você poderá visitar com um passeio de canoa de 40 minutos. Depois, vocês irão para a Ilha do Amor, verá o Morro da Piraoca e continuará a travessia pelo Lago da Piranha., poderá dar um mergulho nas águas de Ponta do Cururu.
Na praia da Moça, você aproveitará uns aperitivos de frutas frescas e, depois, continuará até o Lago do Crocodilo. Depois disso, fará uma pausa de uma hora para almoço livre em Ponta de Pedras. Com as energias renovadas, retomará o caminho para o Canal do Jari, um lugar repleto de vitórias-régias gigantes, iguanas e dezenas de papagaios. Fique muito atento às margens, é provável que os crocodilos estejam acompanhando. Ao final, voltará com o guia a Alter do Chão enquanto contempla um espetacular pôr do sol sobre o Amazonas. A chegada ao ponto de encontro está prevista para as 19 horas.
O que fazer em Alter do Chão: tour pelos rios de Santarém
Contemple de perto o lugar onde se unem os Rios Amazonas e Tapajós e desfrute de uma magnífica imagem com este tour pelos rios de Santarém. Com saída prevista de Alter do Chão no Centro de Informação Turística, você seguirá com o guia para conhecer este espetáculo da natureza brasileira.
Na travessia, passará pelo Lago Verde e pelo Bosque Encantando, onde você poderá realizar um passeio de canoa de 40 minutos. Depois seguirá para o Lago da Piranha, Praia da Moça com parada para piquenique e depois seguindo rumo ao Lado do Crocodilo, onde poderá ver lontras, crocodilos e tartarugas.
Por volta das 13 horas, chegará à Ponta de Pedras, onde será servido um almoço com peixe, carne e guarnições típicas. Depois da comida, irá aos lagos Tapari e Negro, duas belezas amazônicas pertencentes à região de Santarém. E poderá ter a incrível sensação de mergulhar nas águas dos dois, para sentir as diferenças de temperatura entre uma corrente e outra.
Fique muito atento! Nesse lugar vive o simpático boto-cor-de-rosa e provavelmente você topará com algum. Em seguida, entrará na cidade de Santarém através do rio para conhecer a chamada Pérola do Tapajós e sua história. Ao final do passeio, voltará até Alter do Chão enquanto desfruta de um pôr do sol em Ponta do Cururu. A previsão de chegada ao ponto de encontro é às 19 horas.
Tour pelo lago do Maicá é outra sugestão entre o que fazer em Alter do Chão
O Lago do Maicá é um dos lugares mais bonitos do Pará. Neste tour, você verá de perto um viveiro natural de peixes. No caminho, durante a travessia pelo Rio Tapajós passará pelo lago da Piranha, Ponta do Cururu, Praia Moça, Lago do Crocodilo e Ponta de Pedras, onde você poderá se refrescar com um mergulho. Depois, será levado pelo guia até o Lago Tapari e ao Lago Negro. Serão paradas estratégicas para que você possa capturar as melhores imagens da Amazônia.
Por volta das 13 horas, a parada será no restaurante Casa do Saulo para um almoço tradicional. Com as energias renovadas, fará o cruzamento dos rios Tapajós e Amazonas, onde vivem os botos-cor-de-rosa.
Alguns quilômetros mais adiante, chegará ao fascinante Lago do Maicá. Ali, navegará lentamente durante duas horas e verá macacos, bichos-preguiça, iguanas, diversos peixes tropicais, crocodilos e uma enorme vegetação que contrasta com as águas. Sem dúvida, um paraíso tropical excepcional. Ao fim do passeio, será levado de volta a Alter do Chão, mas ainda no caminho você observará o pôr do sol.
Gostou destas dicas do Viajar é Vida com a Civitatis? Você já esteve no Pará? Conte sua experiência e multiplique as informações de viagem com a nossa comunidade. Basta deixar nos comentários.
Comentários