Os 10 lugares mais lindos do Brasil

O mundo está de olho no Brasil. A rede de TV americana CNN elegeu os 10 lugares mais lindos do Brasil e garantiu uma boa divulgação internacional sobre as nossas belezas. Foram levados em conta não apenas os aspectos naturais, mas também alguns elementos arquitetônicos e de beleza cênica, além de localização. O Paraná ganhou muito destaque nesta lista, que abre com o Monte Roraima, em Roraima , seguido da praia de Canoa Quebrada, no Ceará e pelas Cataratas do Iguaçu, no Paraná. Está preparado para concordar (ou não) com esta lista dos 10 lugares mais lindos do Brasil? O Viajar é Vida apresenta ela agora para você.

Os 10 lugares mais lindos do Brasil: Monte Roraima no topo

Parte integrante da Amazônia e na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima é um monte em formato de mesa bastante característico do planalto das Guianas. É delimitado por falésias com cerca de 1 quilômetro de altura! No topo, a vegetação é totalmente diferente da floresta que o abraça e da savana encontrada a seus pés.  O ponto mais alto do Monte Roraima chega a 2.810 metros de altitude.

A região foi transformada no Parque Nacional Monte Roraima, onde as temperaturas variam de 2 a 18 graus, com uma média na casa dos 10 graus. Apesar de estar em uma região cujo bioma é o amazônico com floresta tropical, cerca de 9% do território também possui região de savana. A proteção é mantida pelo Instituto Chico Mendes que orienta e autoriza pesquisas científicas, educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico.

Caminhadas, trilhas, acampamentos e o contato com a natureza. Anualmente são centenas de viajantes que se aventuram com os guias locais para chegar ao topo. Ao longo do percurso, muita mata, fauna e flora dignas de serem registradas e a sensação de desafio cumprido.

Monte Roraima abre a lista dos 10 lugares mais lindos do Brasil segundo a CNN
Foto: Pablo Urrea/Pixabay

Canoa Quebrada entra na lista dos 10 lugares mais lindos do Brasil

A lista da CNN internacional apresenta como segunda colocada a região de Canoa Quebrada, no Ceará. Situada cerca de 160 quilômetros de Fortaleza, no município de Aracati, Canoa Quebrada é uma praia marcada pelas dunas e falésias de tom avermelhado que podem chegar a 30 metros de altura.

A atmosfera é bem pé na areia, inclusive nos meios de hospedagem e nos restaurantes. Mas claro que há locais um pouco mais sofisticados. O mar aberto é gostoso, com águas mais quentes, embora geralmente sejam comuns os repuxos. Com isso, opte por ficar na parte rasa. Aproveite para fazer passeios de bugue, aproveitar um voo de parapente e curtir a noite sempre muito agitada e no clima bem nordestino.

Outro local que merece o título entre os mais lindos do país é Canoa Quebrada
Foto: Wiimedia

Cataratas do Iguaçu abre o encantamento da CNN para o Paraná

É indiscutível a presença das Cataratas do Iguaçu entre os 10 lugares mais lindos do Brasil. A região localizada na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai está entre as Maravilhas Mundiais da Natureza. Por aqui vive-se as raras experiências de contato com a natureza no maior conjunto de quedas d’água do mundo. As quedas d’água estão no Parque Nacional do Iguaçu que é Patrimônio Natural da Humanidade.

Toda essa beleza é formada pelas águas do Rio Iguaçu, que percorre 1.320 quilômetros até sua foz, onde se junta com o Rio Paraná pouco depois de sofrer um desnível que garante essas 275 quedas de 65 metros de altura em média. O ideal é aproveitar os dois lados do parque (brasileiro e argentino) e conhecer os arredores, como o Parque das Aves, o Macuco Safári e até o voo de helicóptero.

Indiscutivelmente as Cataratas do Iguaçu fazem parte dos mais lindos locais de todo o Brasil
Foto: Gerold Fesseler/Pixabay

Mescla de desenvolvimento com regiões agrestes marcam Fortaleza

Os estrangeiros adoram o litoral do Nordeste e por isso Fortaleza está na lista dos 10 lugares mais lindos do Brasil segundo a rede CNN. A capital do Ceará tem lindas praias, mas a tradição é algo forte e que chama a atenção dos viajantes. E tem ainda a arquitetura, como a do Theatro José de Alencar, construção em estilo art nouveau inaugurada em 1910, e a Catedral Metropolitana, em estilo neogótico. A cidade apresenta os dois lados que os viajantes tanto gostam: a cara de metrópole e suas regiões bem desenvolvidas, ou locais mais nativos, sem muita presença de grandes infraestruturas.

Fortaleza é a capital que merece estar na lista dos mais lindos locais brasileiros
Foto: José Jandson Queiroz/Pixabay

Não é de hoje que o Pelourinho chama a atenção internacional

Não há artista famoso no mundo que passe pela Bahia e não queira incluir o Pelourinho em suas performances artísticas. Foi assim com Michael Jackson no passado, agora com Anitta e Cardi B. A brasilidade é muito forte neste trecho da capital baiana. Cores, ruas de paralelepípedo, lojinhas e bares onde é muito forte a presença dos itens tão característicos da cultura da Bahia. Os pontos turísticos coloniais incluem a Igreja e Convento de São Francisco e a Catedral Basílica de Salvador, com azulejos portugueses e esculturas intrincadas banhadas a ouro. A Casa do Carnaval mostra exposições multimídia e fantasias da icônica festa de rua.

O Pelourinho sempre chama a atenção internacional e por isso integra a lista dos lugares mais lindos do Brasil
Foto: Digasalinas/Pixabay

Parque Tanguá integra a lista dos 10 lugares mais lindos do Brasil

O Paraná caiu nas graças da CNN que fez esta lista dos 10 lugares mais lindos do Brasil. Eles incluíram o Parque Tanguá, de Curitiba, nesta divulgação. Com uma área de 235 mil metros quadrados, o lugar garante a preservação da bacia norte do Rio Barigui, bem próximo à sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. O espaço mantém dois lagos e um túnel artificial, onde há um ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos para carros. O Tanguá tornou-se um dos principais parques de Curitiba e existe desde 1996.

O Paraná é a grande surpresa da lista da CNN com três locais entre os 10 mais lindos do Brasil.
Foto: Rafael Pignataro/Pixabay

Curitiba tem mais um representante: o Jardim Botânico

Também na capital paranaense, o Jardim Botânico é outro local citado na lista dos 10 lugares mais lindos do Brasil. Toda a beleza composta pelas plantas e pela grande estufa chamaram a atenção dos estrangeiros. O local já é um dos mais famosos cartões postais de Curitiba e em 2007 chegou a ser o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil. Ou seja, gente daqui e de fora considera como um dos mais belos locais do país.

O Jardim Botânico de Curitiba existe desde 1991, tem 278 mil metros quadrados de área, incluindo o bosque com Mata Atlântica preservada.

Outro atrativo paranaense é o Jardim Botânico e suas cores e beleza
Foto: Renato Miniguelli/Pixabay

O Jalapão integra a lista da CNN sobre os 10 lugares mais lindos do Brasil

No centro do país, mais um dos 10 lugares mais lindos do Brasil escolhidos pela rede norte-americana CNN: o Parque Estadual do Jalapão que fica em Tocantins. Aberto às atividades de ecoturismo e turismo de aventura, o parque fica cerca de 200 quilômetros da capital Palmas. São cerca de 34 mil quilômetros quadrados de área de preservação ambiental, com temperaturas médias de 30 graus e muitos rios, riachos e ribeirões, cachoeiras e nascentes de água cristalina.

O parque também é rico em dunas de areias alaranjadas, serras e chapadões de onde se pode avistar a paisagem com vegetação rasteira que mistura cerrado, campina e matas de galeria. É uma verdadeira aula de Brasil que encanta viajantes daqui e do Exterior.

Na lista da CNN dos 10 lugares mais lindos do Brasil está o Jalapão
Foto: vanessaobrzut/Pixabay      

Amazônia e sua complexidade também entre os locais mais belos

A Floresta Amazônica não poderia ficar de fora! Seja pela sua grandiosidade enquanto bioma natural ou pela forma como o desenvolvimento chegou em suas proximidades. Por isso, itens como visitar as duas capitais mais próximas da mata nativa (Manaus e Belém), fazer uma imersão na Floresta Amazônica com seus hotéis e comunidades alternativas, percorrer um trecho de barco e experimentar a culinária local estão entre as sugestões.

Com tanta beleza e mistério, a Amazônia também está entre os mais belos locais do país
Foto: TNeto/Pixabay

As Dunas de Genipabu completam a lista

O décimo elemento da lista dos 10 lugares mais lindos do Brasil são as Dunas de Genipabu, no Rio Grande do Norte. Um dos principais cartões postais do Nordeste, o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu mantém uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental localizados no município de Extremoz. São apenas 20 quilômetros do Centro de Natal. Como sempre a natureza foi generosa com o Brasil e as Dunas de Genipabu são móveis de acordo com a ação dos ventos. Com isso, cada ida é uma descoberta, uma novidade.

O Rio Grande do Norte também tem um representante nesta lista dos mais lindos lugares do Brasil
Foto: Wikimedia

O que você achou desta lista da CNN sobre os 10 lugares mais lindos do Brasil? Você concorda em gênero, número e grau ou faz alguma objeção? Que outro lugar você incluiria e por quê? Deixe nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*