O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville?

O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville?

Nesta visita, o Viajar é Vida mostrará a você o que é o Parque dos Hemerocallis de Joinviile, um jardim especialmente mantido para cuidar dessa espécie que tem plantas com os nomes exóticos, curiosos e divertidos. Nos meses mais quentes e úmidos do verão é quando as espécies de plantas tropicais melhor se desenvolvem. É neste período que uma coleção especial de flores em Santa Catarina com mais de 150 exemplares está florida e exuberante.

O Parque dos Hemerocallis exibe as espécies ao ar livre, em canteiros desenhados em parceria com o paisagista Jordi Castan, da Boa Vista Paisagismo. E anualmente este espaço de 300 metros quadrados é reformulado para expressar um conceito que aproxime os visitantes da natureza e permita a observação detalhada das flores. Em cada ano, uma nova experiência, com muita cor, cheiros e cores. E uma grande descoberta: cada flor dura apenas um dia. Esta característica traz a vantagem de evitar que a florada seja prejudicada por ventos ou tempestades, pois na manhã seguinte novos botões se abrem.

Aqui no Parque dos Hemerocallis está a maior produtora de hemerocallis da América Latina e especialista no melhoramento genético da espécie, com mais de 30 anos de experiência em jardinagem. O local virou ainda uma das principais atrações turísticas de Joinville. Neste encantador espaço é primavera o ano inteiro!

O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville
Fotos: Facebook Parque dos Hemerocallis

Siga o Viajar é Vida nas redes sociais

O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville? Que flor é esta?

Segundo os idealizadores, os canteiros montados no Parque dos Hemerocallis foram dispostos em diferentes tamanhos, com foco a valorizar o efeito que as cores e formas dos hemerocallis causam quando empregados em maciços, isolados e em formações com outros elementos e plantas ornamentais. O local possui dezenas de cultivares nacionais e norte-americanas em exposição, com destaque para os lançamentos anuais desenvolvidos pela Agrícola da Ilha.

O período de floração começa em outubro e termina em fevereiro, embora a propriedade privada possa ser visitada o ano todo para compra de mudas e também para os visitantes que quiserem apreciar o ciclo de vida dos hemerocallis nas quatro estações.

O auge é em novembro, quando sempre ocorreram os Festivais Brasileiros de Hemerocallis. Até que em 2007, ao perceber o crescimento da demanda dos visitantes, o espaço passou a dedicar todo o período de outubro a fevereiro para ampliar também as possibilidades de visitação e dar um atendimento mais personalizado aos grupos de visitantes vindos do Brasil e exterior. O lugar conta ainda com capela, café e trilhas ecológicas. Por isso tanta gente vem à procura do espaço.

O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville? Que flor é esta?

Mais sobre o hemerocale

O hemerocale também é conhecido como lírio-de-são-josé, lírio-de-um-dia e lírio-amarelo. O gênero hemerocallis pertence à família Hemerocallidaceae e é um dos mais importantes entre os gêneros de herbáceas perenes hornamentais, nativo da Ásia, Japão, Sibéria, China e Eurásia. Seu nome atual foi dado por Linnaeus em 1753, e origina-se do grego hemero = dia e kallos = beleza, referindo-se a uma de suas importantes características: cada flor dura apenas um dia. Esta característica traz a vantagem de evitar que a florada seja prejudicada por ventos ou tempestades, pois na manhã seguinte novos botões se abrem.

A espécie é fácil de cultivar, perene, e exige pouco cuidado. A planta, muito apreciada em todo o Brasil é conhecido também por ser a flor predileta nos Estados Unidos, onde é bastante cultivada em jardins. Entre os povos asiáticos, a planta é utilizada também na culinária. As flores são palatáveis, digestivas e nutritivas. Apresentam também propriedades medicinais. O caule e raízes são usados como analgésicos. Sua utilização na medicina e na culinária é considerada tradição entre os chineses.

Mais sobre o hemerocale

Leia outros artigos com temas parecidos no Viajar é Vida

O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville?

Cidade das flores, Joinville tem espaços onde é primavera o ano todo

Em novembro, Joinville que já é considerada a cidade das flores, já organiza também a tradicional Festa das Flores (promovida pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas e Promotur). Se juntar os dois eventos, a força dos apaixonados por plantas ganha ainda outros contornos. Vale destacar que como diferencial, o Festival de Hemerocallis é o único festival brasileiro de flores realizado em campo de cultivo, proporcionando um espetáculo singular.

Ao abrir as portas para aproximação do público, o Parque dos Hemerocallis aproveita para divulgar nacionalmente a diversidade da espécie que ainda é pouco conhecida pelos profissionais do paisagismo e jardinagem e do público consumidor brasileiro. Também pode comercializar e promover os mais de 60 cultivares de hemerocallis desenvolvidas na Agrícola da Ilha pelo processo de hibridização.

Apesar de ser focado colecionadores, paisagistas, urbanistas, arquitetos, agrônomos, botânicos, proprietários de garden centers e segmentos afins, empresas de exportação, agências de turismo associações, sindicatos ligados ao setor da floricultura, professores e estudantes especialmente ligados à área de turismo, engenharia, arquitetura, prefeituras, há muito a presença do consumidor final.

Cidade das flores, Joinville tem espaços onde é primavera o ano todo

O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville? Também é um centro de pesquisa

Além de um local de apreciação, o Parque dos Hemerocallis é também um centro de pesquisa. As coleções que apresentam ao mercado são o resultado de um intenso trabalho de melhoramentos genéticos por hibridização, que a Agrícola da Ilha desenvolve há vários anos.

Um dos grandes cuidados da empresa foi o de lançar no mercado apenas cultivares rigorosamente selecionados e de ótima qualidade genética. O resultado foi conquistado através do investimento em pesquisas no Brasil e exterior e de um sistema de seleção natural em campo, em área especialmente destinada a testes, sem uso de agrotóxicos. Dessa forma, foi possível chegar a cultivares que apresentam ótima resistência a pragas e doenças.

Pelo trabalho de pesquisa, no quesito estética, podem ser observadas matizes sofisticadas. Duas cultivares chegam bem próximo do branco. Muitas delas apresentam diâmetros especiais da flor, chegando a 16,5 centímetros. Além disso, desenvolvem um maior número de hastes por touceira e maior número de flores por haste. Algumas chegam a desabrochar 60 botões, em uma só haste, durante a época da floração.

O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville? Também é um centro de pesquisa

Telhado verde com hemerocallis

Além de saber o que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville, quem está pensando em levar hemerocallis para casa, pode até se planejar para usar a planta para telhados verdes. Com tecnologia de baixo custo e novas técnicas os paisagistas estão levando jardins para espaços inusitados, o que permite aos moradores de grandes centros urbanos o prazer de desfrutar de uma área esteticamente mais bonita e ambientalmente mais agradável e sustentável.

O telhado verde substitui as tradicionais telhas das residências por uma cobertura ajardinada. A vegetação pode ser apenas grama ou uma composição com espécies de frutíferas, arbustos e flores de pequeno porte, como a cultivar de hemerocallis Morgana.

Olga Ullmann é outra cultivar do tipo perene, com haste de 60 cm e flor medindo 12 cm de diâmetro. Também pode ser usada neste caso os hemerocallis mini, como Stella D’Oro e Morgana, por formarem maciços em espaços pequenos. Os cuidados são os mesmos que os empregados no cultivo em terra firme, sendo que hemerocallis é uma espécie rústica e resiste bem às intempéries.

Veja o endereço

  • Rua Tenente Antônio João, 4257
  • Sala B – Bom Retiro – Joinville
  • Contatos: (47) 3473-0628 e (47) 99773-0082

Horário de atendimento

  • Parque aberto de terças a sábados
  • Dias de semana: 7h30min às 17h,
  • Sábados: 9h às 17h.

Ingressos

  • R$ 28,00 (inteira)
  • R$ 14,00 (meia – 6 a 18 anos, acima de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha)
  • Até 5 anos não paga.
  • (*) atenção: estes valores podem sofrer alteração. Confirme antes com o Parque dos Hemerocallis.
Telhado verde com hemerocallis

O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville: a história da família empreendedora amante dos hemerocallis

Em 1987 o hemerocallis era considerado uma planta sem valor paisagístico no país. A cultivar Hellen, a mais comum na região Sul do Brasil, era empregada rente aos muros das residências, apenas para preencher espaços desvalorizados, sem despertar maior interesse dos apreciadores de flores e de jardinagem.

Nessa época, Dario Bergemann já tinha uma carreira consolidada como contador de uma tradicional fábrica em Joinville e inquietava-se diante de um futuro profissional sem perspectivas. Conversou com família e amigos sobre suas dúvidas – queria encontrar novos desafios, empreender – mas não sabia que caminho seguir.

Apesar do temor de deixar o emprego estável, a ideia permaneceu em sua mente até que surgiu uma oportunidade. Um amigo e vizinho jardineiro estava prestes a se aposentar e desejava transmitir seus conhecimentos e carteira de clientes para outro profissional.

Sem dinheiro, mas com o apoio da esposa Neusa e de seu filho, Dario se ofereceu para aprender as técnicas de jardinagem com o amigo, assumindo o pequeno negócio. Havia chegado o momento da mudança e início da trajetória da empresa Agrícola da Ilha. De lá para cá, entre muitas histórias, diferenças profissionais, angústias, derrotas e vitórias, a história do cidadão apaixonado por esta espécie já se funde ao dia a dia da maior cidade de Santa Catarina. E com orgulho e dedicação Joinville é muito mais cidade das flores desde o ímpeto de mudança profissional de Dario Bergemann.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esta linda história? Você já teve o prazer de conhecer de perto o Parque dos Hemerocallis? Conte como foi sua experiência nos comentários do Viajar é Vida.

Telhado verde com hemerocallis

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*