Viajante que se preze está de olho em destinos menos explorados, comentados apenas nas rodas de quem tem como principal hobby viajar. E é por isso que o Viajar é Vida traz dicas sobre El Chaltén na Argentina, um vilarejo com menos de 1 quilômetro quadrado e cerca de 1,6 mil habitantes que é também a capital nacional do trekking. Se você ama aventura, gosta de caminhar em meio à natureza, sabe do valor que é circular por entre paisagens únicas e entende que a Argentina é logo ali, esse conteúdo é para você começar a planejar sua próxima viagem.
Com o anúncio da reabertura das fronteiras, essas dicas sobre El Chaltén na Argentina caem como uma luva para quem está se articulando para um período de férias, agora já mais seguro graças ao andamento da vacina no mundo.
Dicas sobre El Chaltén na Argentina: você pode circular por conta ou com guias, dependendo da trilha
Em El Chaltén, você poderá escolher entre percursos com guia ou trilhas autoguiadas. E o aplicativo Wickloc pode ser um grande aliado para orientações sobre determinados trechos possíveis de serem feitos sozinhos. Segundo o autor do conteúdo, Samuca Santos, o Parque Nacional Los Glaciares tem diversas trilhas e as principais ficam na região mais central Laguna Torre (onde estão o mirante Laguna Torre) e Laguna de Los Três (com o mirante Fitz Roy). Eles são bem sinalizados e também bem cheios.
Ele explica que existem opções mais ao sul onde fica a travessia da Volta Huemul, região do Paso Del Viento, Mirante do Loma do Piegle Tumbado, Paso Huemul e Lago Viedma. Samuca diz ainda que uma alternativa mais ao norte é onde fica a pedra del Fraile, o Paso Quadrado e Glaciar Marconi. “O circuito que realizamos foi feito em um dia, para pessoas que não tem um bom preparado e experiência pode ser um pouco puxado, pois são 33 quilômetros. Fazendo em dois dias fica bem tranquilo”, destaca ele na trilha descrita no aplicativo.
Leia também
- O que fazer na Argentina no inverno
- 5 programas diferentes na Argentina
- Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre
- 8 roteiros de bicicleta pelo mundo
- Como é o café da manhã em outros países
Vá visitar a Laguna de Los Tres
Laguna de Los Tres é provavelmente o mirante mais famoso e popular do Cerro Fitz Roy. Tem esse nome porque está se referindo aos 3 picos que podem ser avistados da costa da lagoa. O Fitz Roy tem 3.405 metros, o Poincenot tem 3.002 e o Saint-Exupéry possui 2.558 metros. A vista é realmente espetacular para onde quer que se olhe.
O destino é bem popular por entre aqueles que amam uma boa trilha. Por isso entre novembro e fevereiro você deve cruzar com muita gente no caminho. O trajeto é bem feito e relativamente fácil, embora existam alguns lugares mais elevados ou íngremes mais próximo do topo.
Para chegar no cume, você pode fazer caminhada de um dia saindo do vilarejo e retornando no mesmo dia. Embora possível, você terá que subir e voltar num espaço de tempo de cerca de 9 horas. Alguns viajantes optam por começar no acampamento Hosteria Pilar ou Piedra del Fraile ao norte, mas retornam para El Chalten no final do dia. Novamente leva cerca de 9 horas, mas a paisagem se diversifica, porque você não desce pelo mesmo caminho que subiu. Se quiser dormir no meio do caminho e fazer a viagem em 2 dias, a sugestão é ficar no Camping Poincenot. Assim você divide em dois dias.
Dicas sobre El Chaltén na Argentina? Trilha de 2 dias ao Monte Fitz Roy
No primeiro dia esta atividade oferecida pela Civitatis busca você na sua hospedagem em El Chaltén por volta das 10h. De lá, vocês subiram com um micro–ônibus até a zona de El Pilar, onde começará esta trilha de 2 dias pelo Monte Fitz Roy. Será uma hora de caminhada até chegar ao mirante do glaciar Piedras Blancas, onde será feita uma parada para admirar as vistas. Depois o passeio seguirá em direção ao Rio Blanco para iniciar a subida até a lagoa de Los Tres. Aproximadamente duas horas mais tarde, você chegará com o guia ao destino.
Depois de um merecido descanso, vocês descerão de novo rumo ao Rio Blanco, onde terá que caminhar apenas 15 minutos mais até chegar ao acampamento bem na base do Monte Fitz Roy. A primeira etapa foi concluída. No dia seguinte, depois do café da manhã, você partirá rumo às lagoas Madre e Hija. Logo em seguida chegará à lagoa Torre, um dos lugares mais famosos da região. Além disso, se as nuvens permitirem, você poderá ver a colina Torre e suas agulhas Eger a Stanghard. Depois dessa última parada, será feito o retorno a El Chaltén.
Esta trilha inclui 1 noite de hospedagem em barracas de camping duplas no Acampamento Poincenot. A estadia inclui o jantar do primeiro dia e o café da manhã do segundo. Se você preferir, poderá contratar a opção de excursão com almoço.
Trilha pelo bosque petrificado de La Leona entre as dicas sobre El Chaltén na Argentina
Faça uma trilha pelo grande bosque petrificado de La Leona, onde você verá fósseis de dinossauros e uma grande variedade de árvores com milhares de anos. Os guias irão buscar você no hotel por volta das 9h, e de lá vocês seguirão para o Sul num trajeto pelas rodovias nacionais 23 e 40, que passam junto aos lagos Viedma e Argentino, pelos rios Santa Cruz e La Leona e pela Cordilheira dos Andes. Entre as principais colinas dessa grande cadeia montanhosa se destaca a inconfundível silhueta do Cerro Fitz Roy.
Neste roteiro da Civitatis, você fará uma breve pausa no meio do caminho no hotel Parador La Leona. Nesse lugar você poderá esticar as pernas ou tomar um café. Em seguida, continuaremos a viagem de ônibus até os pés do Cerro Los Hornos. Esse será o ponto de início da trilha pelo bosque petrificado de La Leona.
Durante o trajeto a pé de média dificuldade e cerca de 3 horas de duração, você contemplará as diversas samambaias e outras plantas fossilizadas de La Leona. Alguns dos fósseis da flora têm mais de 70 milhões de anos. Nessa rota, se as condições do vento forem favoráveis, é possível que você veja ainda fósseis de dinossauros. Você sabia que vários animais pré-históricos de grande porte viveram nessas terras durante milhares de anos? O retorno de volta ao hotel está previsto para 17h.
Trilha pelo glaciar Vespignani + Lago del Desierto = Dicas sobre El Chaltén na Argentina
Nesta atividade programada pela Civitatis, você será pego no hotel de El Chaltén para um percurso de 2 horas de estrada até o Lago del Desierto. No destino, subirá a bordo de um barco para começar um agradável passeio de 30 minutos onde poderá contemplar os impressionantes glaciares Huemul e Crestón. Logo, desembarcará aos pés do glaciar Vespignani para adentrar a impressionante reserva natural, onde será feita uma trilha. Você poderá escolher a dificuldade do percurso, que pode variar de 20 minutos a duas horas.
Depois de observar a beleza das paisagens patagônicas e de desfrutar de uma espetacular panorâmica da lado norte do monte Fits Roy, recarregará as energias com um merecido aperitivo.
Será a hora de retomar a viagem, primeiro de barco, depois de ônibus, até ser deixado novamente no hotel de El Chaltén. Serão 9 horas de atividades.
Veja algumas das trilhas livres mais procuradas de El Chaltén:
- Mirador de Los Condores e Las Águilas (1h30min ida e volta)
- Laguna Capri (4 horas ida e volta)
- Piedra del Fraile (4 horas ida e volta)
- Laguna Torre (8 horas ida e volta)
- Laguna de los Tres (10 horas ida e volta)
Atividades guiadas que levam mais tempo
- El Chalten/Laguna Toro/Paso del Viento – cerca de 2 dias
- El Chalten/Paso del Viento/Paso Huemul/El Chalten – de 3 a 4 dias
- Cruzar o Campo de Gelo Patagônico Sul – cerca de 7 dias
Gostou destas dicas sobre El Chaltén na Argentina? Se você já teve o prazer de vivenciar esta experiência, conte mais alguns detalhes e divida sua história com os leitores do Viajar é Vida. Deixe nos comentários!
Comentários