Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre

Um dos maiores lugares para a prática de esportes da Argentina, a cidade lança novo calendário para 2021 e 2022.  Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre, tendo em vista que São Carlos de Bariloche ser a cidade com o maior número de competições como maratonas, percursos de mountain bike, trilhas e tantos outros. A retomada será a partir de dezembro, depois de um longo período sem programação por causa da pandemia.

Além de ser um destino de neve incrível, Bariloche é também um espetacular destino durante o ano inteiro, já que é durante todo o ano mantém o calendário de grandes provas. Só no verão, com os principais eventos esportivos, a região reúne mais de 300 mil turistas.

E você também é um entusiasta dos esportes, seja para competir ou apenas para observar e entrar no clima, o Viajar é Vida apresenta agora alguns dos eventos do cronograma. Porque Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre e você já pode se programar para viajar.

Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre
Fotos: Bariloche Argentina BR

Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre: reinício com o Desafio da Ruta 23

Uma das atividades programadas para este ano é o Desafio da Ruta 23. A experiência proporciona a união da mountain bike com o ciclismo, possuindo um percurso de mais de 650 quilômetros. Será entre os dias 1º  e 4 de dezembro. O trajeto começa na montanha e termina no mar. Os interessados podem participar individualmente ou em grupo. Há também as opções de percorrer o trajeto completo ou por etapas, nas modalidades de mountain bike e ciclismo de estrada.

“O evento é uma espécie de desafio mental e físico a todos os competidores, mas, também oferece a oportunidade de alcançar um objetivo único: percorrer as majestosas paisagens da região passando por 10 cidades e mais de 650 quilômetros de percurso da cordilheira ao mar”, destaca o diretor da Emprotur, Diego Piquin.

Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre: reinício com o Desafio da Ruta 23

Brut Run é a ultramaratona da montanha

Também para 2021 está programada a 6ª edição do Brut, uma ultramaratona de montanha, com distâncias de 10, 25, 50 e 70 quilômetros. Será no dia 6 de dezembro com a possibilidade de os atletas percorrerem trilhas e montanhas clássicas de Bariloche, capital argentina do turismo de aventura.

O Brut é certificado pela International Trail Running Association (ITRA) e entrou no mundo dos eventos internacionais com elevados padrões de organização, além de posicionar a cidade como um dos principais destinos para a prática do esporte. Por meio de trilhas e abertura de caminhos, o trajeto conecta alguns dos ícones geográficos e culturais mais destacados da cidade, como o Centro Cívico, o lago Nahuel Huapi, o refúgio Berghoff, o Cerro Otto, a ilha Huemul, a gruta de Nossa Senhora das Neves, a Casa de Pedra, o lago Moreno e o Cerro Catedral.

Brut Run é a ultramaratona da montanha

Tem desafio Red Bull especial durante a programação esportiva de Bariloche

Para 2022, o calendário de eventos esportivos começa em 6 de fevereiro com a corrida Red Bull Pump Track Challenge. O vencedor da disputa classifica-se para o campeonato mundial.

Um dos destaques da competição é o fato de a pista ficar sobre o Nahuel Huapi e possuir uma das marcas mais prestigiosas da Argentina e da América do Sul, a Velosotions. São 650 m² de estrutura moderna para todos os níveis de habilidade dos ciclistas.

Para o evento, um rígido protocolo de segurança e higiene será observado para garantir as condições sanitárias ideais a todos os participantes.

Tem desafio Red Bull especial durante a programação esportiva de Bariloche

Leia também

Open Shimano Catedral também na lista de retomada dos eventos esportivos ao ar livre

O Open Shimano, campeonato de downhill mais importante da América do Sul, está programado para 19 de fevereiro. O evento conta com 14 anos de história, além da constante presença de campeões pan-americanos em cada fase da competição. Outro destaque é o fato de o perfil oficial da competição ter mais de 150 mil seguidores nas redes sociais e mais de 400 mil visualizações dos vídeos oficiais das disputas. Em 2022, o evento terá três fases, que devem ocorrer na Argentina, Equador e Chile.

“Com 14 anos consecutivos de realização do evento, o Open Shimano segue surpreendendo e a organização pretende novamente fazer brilhar o circuito no Cerro Catedral. Os atletas se encontrarão em uma pista que atravessa bosques e caminhos, exigindo esforço físico de cada um, mas também uma vista maravilhosa das paisagens da região”, dizem os organizadores.

Open Shimano Catedral também na lista de retomada dos eventos esportivos ao ar livre

Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre: 4 Refúgios será realizada em fevereiro

A clássica corrida em trilha de Bariloche, conhecida como 4 Refúgios, estará de volta também no ano que vem. Será entre os dias 23 e 24 de fevereiro. Os arredores da competição tornam o evento único, já que o percurso atravessa bosques, matas, cumes e picos de montanhas com vistas incomparáveis.

Os locais contemplados pelo trajeto são os Refúgios Frey, Refúgio San Martin, Refúgio Manfredo Segre (Lagoa Negra) e Refúgio López, onde é possível também observar o campeonato. O trajeto está subdividido em 5 distâncias: 4R non Stop, 4R Clássica, 3R, 2R, 1R e, também, a integração infantil 4R.

Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre: 4 Refúgios será realizada em fevereiro

El Paso Austral é prova para quem gosta de longas distâncias

El Paso Austral é uma das novas propostas para os amantes de percursos de grandes distâncias. A competição está prevista para os dias 11 e 12 de março, com circuitos de 120, 70 e 50 quilômetros. A particularidade da corrida é que a distância máxima une San Carlos de Bariloche com o oceano Pacífico, no Chile. As largadas ocorrem no Cerro Catedral e na Pampa Linda. A disputa de 120 quilômetros passa pelo Refúgio San Martín, o vale Pampa Linda, o Paso Internacional Vuriloche e termina no mirante do Fiordo de Reloncaví.

Por se tratar de uma corrida que cruza a cordilheira e termina nas proximidades do mar, o trajeto apresenta mais descidas do que subidas. As trilhas de caminhadas encontram-se imersas em bosques, que podem ser transitados facilmente. O tempo máximo que os atletas precisam levar para completar a prova é 28 horas.

El Paso Austral é prova para quem gosta de longas distâncias

Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre: Bariloche 100 encerra esta nossa lista

A Bariloche 100 também é novidade para o período pós pandemia. A corrida de montanha é uma atividade que cada vez ganha mais adeptos, principalmente com a possibilidade de desfrutar de paisagens inesquecíveis, passando por montanhas, vales, lagos, rios e córregos. A primeira edição de Bariloche 100 tem programação para os dias 18, 19 e 20 de março de 2022. Haverá um circuito de 100 quilômetros, assim como distâncias de 75 e 50 quilômetros para aqueles que desejam participar da competição. Haverá também percursos de 25 e 12 quilômetros para os atletas que não possuem tanta experiência e requerem distâncias menores. O ponto de chegada para todas as corridas será no Centro Cívico. As inscrições serão abertas em breve.

Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre: Bariloche 100 encerra esta nossa lista

E se Bariloche retoma os eventos esportivos ao ar livre, quer dizer que você pode começar a se planejar para viajar com toda a precaução. Se você é atleta é ou ama estar em contato com a natureza, participando como observador de eventos como os previstos para a Argentina, dê um alô nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*