8 roteiros de bicicleta pelo mundo

A atividade física pedalando é algo que muita gente alia ao viajar. Alguns de maneira bem organizada, programando rotas e fazendo grandes distâncias. Outros apenas aproveitando a bike para dar uma circulada no meio da viagem. Para ajudar com quem ama o pedal, o Viajar é Vida destaca 8 roteiros de bicicleta pelo mundo.

São inegáveis os benefícios que a bicicleta traz, seja para transporte ou lazer. No Brasil o uso desse meio de transporte tem se popularizado cada vez mais, embora já seja muito reconhecido em vários outros países. Conheça os 8 roteiros de bicicleta pelo mundo.

8 roteiros de bicicleta pelo mundo
Foto: pasja1000/Pixabay

Whistler no Canadá vai de pista de esqui no inverno a parque de ciclismo no verão

Se é praticamente uma pista de esqui durante o inverno, a região de Whisler se transforma durante o Verão. Saem as roupas pesadas para enfrentar a neve e chegam capacetes e outros acessórios para curtir o bike park. São pelo menos 50 trajetos diferentes que chegam a 250 quilômetros de extensão. Tudo isso com muita vegetação e até ursos (mas basta seguir as regras que eles não serão um empecilho).

A cidade de Whistler émagnética. Tem o fantástico parque alpino, as  diferentes opções da vila, a beleza imensa das montanhas da costa oeste, a comunidade calorosa e uma seleção ímpar de vivências requintadas. Esta cidade turística lendária fica a apenas duas horas de carro de Vancouver, nas Montanhas Costeiras da Colúmbia Britânica. Whistler é uma presença constante na lista de lugares imperdíveis no mundo inteiro, com amenidades para viajantes sagazes e atletas que amam circular de bicicleta.

Whistler no Canadá vai de pista de esqui no inverno a parque de ciclismo no verão
Foto: Stana54/Pixabay

Leia também

Apreciar a Cordilheira dos Andes entre os 8 roteiros de bicicleta pelo mundo

Só de ver aquela formação montanhosa ao longe os sentidos já ficam aguçados. A Cordilheira dos Andes é imponente e explorar os seus arredores de bike é uma opção revigorante para quem visita o Valle do Uco, em Mendoza, na Argentina. Um dos passeios oferecidos pelo hotel Casa de Uco é justamente esse: os hóspedes são levados de carro até os pés da Cordilheira, onde podem contemplar de pertinho as rochas e apreciar aquele silêncio profundo. Depois, já em suas bicicletas, basta curtir a paisagem enquanto retornam pelos caminhos quase desertos em direção ao hotel. O percurso não apresenta variações de terreno e a dificuldade é baixa, podendo ser feito por todos que gostam de pedalar e de se sentir livres em meio a formações naturais deslumbrantes.

Apreciar a Cordilheira dos Andes entre os 8 roteiros de bicicleta pelo mundo
Foto: Ismael Rodríguez/Pixabay

Quer mais dos 8 roteiros de bicicleta pelo mundo? Passear por campos de lavandas em Provence

Sabe aqueles cenários emblemáticos provençais? É possível passear por todos eles, desde as cidades nas colinas até os campos de lavanda, de bicicleta. O tour organizado pela Duvine, inclui ainda uma visita ao mercado semanal de Gordes, na região de Provence, na França, onde os produtores locais oferecem canecas de frutas vermelhas perfeitas, sabonetes perfumados, lavandas e especiarias e montes de azeitonas. Conheça também a indústria do azeite de oliva de Les Alpilles e experimente o azeite produzido por árvores centenárias plantadas ao redor do Château des Baux.

Quer mais dos 8 roteiros de bicicleta pelo mundo? Passear por campos de lavandas em Provence
Foto: ONV/Pixabay

Tem circuito de bike também na Irlanda

Cliffs of Moher, na Irlanda, é um caminho que liga Dublin a Galway às margens do oceano sobre as falésias. Verdadeiro cenário de filmes, o trajeto pode ser usado por ciclistas em diferentes níveis de experiência, embora alguns locais sejam muito estreitos e há a necessidade de ser corajoso e consciente para seguir. Neste caminho, além de chegar a pontos com até 200 metros de altura, é possível aproveitar para turistar de verdade. Que tal fotografar lugares como o castelo Dunglaire, ou o monumento O’Brien Tower? Quem curte a natureza pode aproveitar para tomar um banho de mar (bem gelado, diga-se de passagem).

Tem circuito de bike também na Irlanda
Foto: designaire/Pixabay

Explorar NY de outra forma: circulando de bicicleta

Uma das maneiras mais incríveis de explorar Nova York é de bicicleta. Precisa ter atenção ao trânsito e a toda aquela movimentação intensa típica de uma grande cidade, mas conhecer os principais pontos turísticos e cruzar lugares emblemáticos como o Central Park e a ponte do Brooklyn sobre duas rodas vale a pena. Para os hóspedes do The Tower no Lotte New York Palace a comodidade é ainda maior. O concierge do hotel pode organizar toda a logística desse passeio que promete ser inesquecível.

Explorar NY de outra forma: circulando de bicicleta
Foto: F. Muhammad/Pixabay

8 roteiros de bicicleta pelo mundo. Desbrave a costa do Mediterrâneo

Com um percurso mais desafiador esse tour possibilita aos viajantes percorrerem uma variedade de paisagens na deslumbrante cordilheira Tramuntana, na Ilha de Mallorca, na Espanha. Entre elas está Pollença, considerada um refúgio de artistas repleta de cafés e galerias, já frequentados por Winston Churchill e Agatha Christie, por exemplo. Também organizado pela Duvine, faça o icônico passeio para chegar ao farol na ponta da península oriental da ilha e surpreenda-se com a vista.

8 roteiros de bicicleta pelo mundo. Desbrave a costa do Mediterrâneo
Foto: Frank Nürnberger/Pixabay

Na Bolívia fica o mais arriscado dos percursos

Camino Yungas na Bolívia é a alternativa certa para quem adora uma boa adrenalina. A rota é estreita, mantendo cerca de 3 metros de largura ao longo do caminho tortuoso e até cânions em paisagens de 3 mil metros de altitude. O trajeto faz a ligação de Yungas a La Paz e é considerada a estrada mais perigosa do mundo por causa das cerca de 200 mortes por ano no trecho de mais ou menos 60 quilômetros de descida.

A estrada é de mão única e você divide o pouco espaço com caminhões, carros, motociclistas e outros ciclistas. De um lado fica uma montanha, e do outro o vazio de um abismo. Viu como é para quem realmente gosta de uma aventura?

Na Bolívia fica o mais arriscado dos percursos
Foto: Wikipedia

A Áustria também na lista dos 8 roteiros de bicicleta pelo mundo

Com florestas, montanhas e muita paisagem para quem adora pedalar junto à natureza, Ötschergräben, na Áustria, é o destino certo para você e sua bicicleta. Com 6 quilômetros, ela percorre trechos também bem estreitos. A rota não é a única no país. O Bike Park Leogang também na Áustria permite que ciclistas com diferentes níveis pratiquem mountain bike em rampas e obstáculos. A trilha mais popular é a Speedster, com 2 quilômetros de extensão em declive.

A Áustria também na lista dos 8 roteiros de bicicleta pelo mundo
Foto: Waltteri Paulaharju/Pixabay

Você também é daqueles que curte cicloturismo? Que se paramenta e até leva a própria bike para as viagens? Qual sua maior aventura neste sentido até agora? Já vivenciou algo nestes 8 roteiros de bike pelo mundo? Conte aos leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Pingback: 8 roteiros de bicicleta pelo mundo – Blog do Raimundo Cunha – Jornalismo político com responsabilidade

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*