Conheça as melhores festas de Carnaval do Brasil

Regressiva para a folia e o Viajar é Vida ajuda na programação de Carnaval. Conheça as melhores festas de Carnaval do Brasil e prepare-se para terminar fevereiro no ritmo da alegria. Neste post você conhecerá as cidades mais procuradas nesta época do ano e um pouco da programação prevista para 2020. Está preparado para dias de alegria e diversão?

Recife e Olinda são a representação do Carnaval de Pernambuco

Um Carnaval multicultural. Assim é a programação carnavalesca em Pernambuco, onde duas cidades concentram boa parte das atividades desta época: Recife e Olinda.  No Recife, o Carnaval tem maracatu, frevo, coco, samba, ritmos africanos, além da música popular brasileira. A festa abre com o Galo da Madrugada. Considerado o maior bloco de rua do planeta (!), o Galo da Madrugada sai no sábado (22/2). A festa começa logo cedo, às 7h, e não é preciso comprar camiseta ou qualquer outro acessório. Basta chegar e aproveitar de graça a festa.

Foto: divulgação

O trajeto dos trios elétricos do Galo da Madrugada inicia em frente ao Forte das Cinco Pontas, às 9h, seguindo em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passa também nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, finalizando o percurso às 18h30min, na Rua do Sol. Após este horário, muitos seguem direto para o Carnaval no Marco Zero (Recife Antigo). Os organizadores contam que nesta edição de 2020 (que é a celebração de 43 anos do Galo da Madrugada), serão homenageadas a literatura de cordel e a xilogravura.

Os atrativos mais procurados do carnaval de Recife são, no turno da manhã até o final da tarde, o desfile do Galo da Madrugada (apenas no sábado de carnaval) e a folia nas ladeiras de Olinda. No turno da noite o principal destino é o Polo Marco Zero no Recife Antigo.

Além da festa de rua, os camarotes privados também concentram muita gente em torno da alegria do Carnaval. Tem camarote no Recife Antigo, como o do Seu Boteco que tem comida e bebida grátis no valor do ingresso, e na região de Boa Viagem. Destaque para participação de artistas como Matheus e Kauan, Xand Avião, Alceu Valença, Alok e Saulo.

Foto: divulgação

Em Olinda, como todos os anos, a cidade é decorada para homenagear algumas personalidades que ajudaram a manter a cultura e tradição do Carnaval. Daí os grandes bonecos que além de homenagem, também servem de sátira ao cenário político, econômico ou ambiental atual. Logo cedo os foliões chegam para brincar o Carnaval e ainda nem bem o sol deu as caras e Olinda já está tomada pelos visitantes. Quem viaja para Pernambuco nesta época, deve dividir seu tempo para conhecer a cultura de ambas as cidades.

Trios elétricos fazem o Carnaval de Salvador ser exclusivo no mundo

Para quem paga pelo abadá ou para quem opta por ficar na pipoca, o Carnaval de Salvador é outro marco da festa no Brasil. Atrai multidões dos quatro cantos do planeta e garante a alegria com suas batidas incrivelmente dançantes. Viajar para a Bahia é conhecer um mundo mágico de diversão.

Neste ano, a abertura contará com o Fuzuê e Furdunço, antecedendo a Abertura Oficial do Carnaval de Salvador. A cidade é a capital do axé (ritmo local criado em 1950 que mistura o frevo pernambucano e a guitarra elétrica) e consequentemente dos trios elétricos. O Carnaval que se faz por aqui, então, é no meio da rua, com milhares de pessoas seguindo os circuitos por onde passam os caminhões especialmente criados para a festa.

Foto: divulgação

Quem tem uma grana extra e se preparou para este momento, pode curtir o Carnaval nos camarotes. Espaços fechados, com comida e bebida liberadas, gente famosa, climatização e a alegria ganha tons mais luxuosos. Os camarotes e a maioria dos blocos do carnaval de Salvador são pagos e para participar (com mais segurança e comodidade) é preciso comprar um abadá.

Quem não pretende gastar muito, a melhor opção é acompanhar os blocos sem cordas e curtir a programação do Carnaval Pipoca. No ano passado a programação do Carnaval de Salvador contou com mais de 200 atrações no carnaval dos Bairros e 700 apresentações nos circuitos oficiais. E aí, o que está achando deste post: Conheça as melhores festas de Carnaval do Brasil?

Tradicional Bloco de Sujos e até folia para a família marcam o Carnaval de Floripa

Programação intensa no Carnaval de Floripa em 2020. De sexta a terça-feira a festa ganhará as ruas do Centro da cidade. A abertura oficial do Carnaval é tradição: assinada pelo bloco Berbigão do Boca. São praticamente 30 anos de história e atrai 50 mil pessoas durante o dia INTEIRO! A galera se reúne logo de manhã cedo e segue o dia sem descanso, levando música, dança, folia e boa energia para as ruas centrais de Florianópolis. Viajar para a capital catarinense nesta época é garantia de boas risadas e diversão. Outro bloco que sempre arrasta milhares de pessoas é o Bloco dos Sujos. Homens e mulheres fantasiados do sexo oposto ocupam a Praça XV de Novembro para momentos de intensa diversão. São esperados 150 mil foliões.

A festa de Carnaval é forte no Centro de Floripa e também na região de Santo Antônio de Lisboa. A diferença está no nível familiar, com foco até nas crianças, na área de Santo Antônio de Lisboa. Ali nas ruas estreitas e quase sem movimento de carros, num ambiente bem tradicional e com prédios históricos, os foliões aproveitam para curtir marchinhas e música ao vivo apresentadas por bandas e blocos. São esperadas milhares de pessoas na folia de Carnaval que deve iniciar durante o dia e se estender pela noite com o show único do por do sol em todos os dias da festa. A região de Santo Antônio de Lisboa concentra muitos bares e restaurantes, então, o Carnaval de rua é gratuito e tem estrutura de comida, bebida e até descanso por lá. Prepare-se para conhecer os Blocos Baiacu de Alguém e Maracatu Arrasta a Ilha. Tem ainda o Trio Elétrico do Gazu, famoso integrante da Banda Dazaranha e tantas outras atrações.

Foto: divulgação

Conheça as melhores festas de Carnaval do Brasil”

Cantores famosos e mais de 9 milhões de pessoas no Carnaval de São Paulo

Tem disputa na avenida para ver quem faz o maior Carnaval do Brasil. São Paulo tem movimentado milhões (isso mesmo que você leu: milhões) de pessoas. Quem viaja para a maior cidade do Brasil no Carnaval vai dar de cara com muita gente animada nas ruas. E até antes da data oficial. Mas se a viagem for no período da folia, anote aí. No ano passado cerca de 9 milhões de pessoas curtiram a festa nos blocos. São tantos que você pode escolher por afinidade. São pelo menos 500 blocos espalhados pela cidade. A prefeitura fez uma escala para contemplar vários bairros e garantir a folia por todo canto.

Tem os blocos gigantescos que se concentram em algumas regiões centrais, como o Acadêmicos do Baixo Augusta, Tarado Ni Você e Explode Coração. Já quem estiver pela Zona Sul, poderá acompanhar de perto os foliões do Monobloco, Bicho Maluco Beleza com Alceu Valença, Vumbora com Bell Marques e tem ainda os da Zona Oeste, como Largadinho com Claudia Leitte. Sim! São Paulo e essa multidão merecem os melhores puxadores de bloco do mundo, por isso, quem viajar para lá no Carnaval, vai ver de perto shows de cantores famosos.

Foto: divulgação

A disputa carnavalesca de São Paulo ocorre também no sambódromo. As escolas de samba provam o profissionalismo levando luzes, harmonia, enredo e samba no pé para o local da festa no Anhembi. Na sexta (21/2) e no sábado (22/2) a apresentação é dos grupos especiais. No domingo (23/2) e na segunda (24/2) são os grupos de acesso. Quem será a grande campeã do Carnaval 2020? Os ingressos já estão à venda. Será que a Mancha Verde, campeã do Carnaval 2019 fará outro desfile arrebatador?  A escola levou o troféu com homenagem a Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, e sua luta pelos direitos de negros e mulheres. Foi o primeiro título da escola.  A lista está quase chegando ao fim! Conheça as melhores festas de Carnaval do Brasil

Foto: divulgação

Rio de Janeiro totalmente tomado pela programação de Carnaval 2020

A Mangueira mais uma vez foi campeã do Carnaval carioca. A escola levou o troféu em 2019 depois de um desfile majestoso na Marquês de Sapucaí com o enredo “História pra ninar gente grande”. Para o Carnaval 2020, ela é nova favorita ao título da festa que reunirá milhares de pessoas no mais famoso carnaval do mundo. Durante as noites de desfiles, a região da Sapucaí concentra intensa vida noturna. Foliões aleatórios e aqueles que irão encarar o desfile profissionalmente se misturam no pré e pós-apresentação.

Foto: divulgação

Oficialmente o Carnaval do Rio começa na sexta-feira (21/2), embora a folia já ganhe as ruas da cidade no pré-Carnaval com blocos de ruas por todas as regiões. A cada ano o Carnaval de rua do Rio de Janeiro cresce não só em popularidade como também na estrutura. Para 2020, estão cadastrados 543 desfiles, sendo 133 apenas na Zona Sul, na região das Praias de Copacabana, Leblon e Ipanema. Carnaval famoso que se preze leva multidão às ruas e também tem muita celebridade comandando as festas. Este ano, a previsão são os shows com Lexa, Preta Gil, Ludmilla e Monobloco.

Outra tradição bem carioca durante o Carnaval são os bailes em locais fechados. Um dos mais famosos em atividade é Baile Gay, em que diferentes personagens, drag queens e  transformistas lotam dois pisos do clube.  Na Lapa, os bares todos reúnem os foliões com muito samba, pagode e até música de gafieira.

Foto: divulgação

Na sua avaliação, estas são mesmo as melhores festas de Carnaval do Brasil? Que outro destino você incluiria para viajar nesta época do ano?


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*