7 cachoeiras encantadoras para conhecer no Brasil

7 cachoeiras encantadoras para conhecer no Brasil parece um número pequeno. É, faz todo o sentido. Um país de proporções continentais e com uma natureza privilegiada, tem milhares destas famosas quedas d’água. As cachoeiras também conhecidas por outros nomes como: cascata, catarata, catadupa, salto e outros títulos populares, são uma formação de água que corre com o mesmo percurso em cima de uma rocha.

O Brasil possui várias delas espalhadas por todo país, cachoeiras pequenas, grandes, translúcidas ou escuras, cada uma com a particularidade que a natureza oferece. Em seguida, vamos conhecer um pouco de algumas das belezas naturais do nosso país com a ajuda do TripAdvisor.com, site de viagens que oferece informações e também opiniões de conteúdos sobre turismo. Foram os visitantes que votaram e garantiram esta lista das 7 cachoeiras encantadoras para conhecer no Brasil.

  1. Cachoeira do Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro – MG)

Conhecida por ser a cachoeira mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do país. Entre as cinco cachoeiras encantadoras para conhecer no Brasil, são mais de 273 metros de água em queda livre – equivalente a um prédio de 91 andares. A cachoeira do Tabuleiro fica localizada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro.

Para ver de perto essa maravilha brasileira é preciso estar atento a alguns detalhes, como o período do ano para fazer a visita. Os meses de verão são os mais chuvosos e, por isso, melhores para ver a cachoeira com bastante volume de água. Mas é nesta época que ela se torna mais perigosa também. Embora possa ser visitada na parte de cima, a parte de baixo, onde fica o poço, pode estar fechada em razão das inundações.

O parque onde esta localizada a Cachoeira do Tabuleiro é o Parque Natural Municipal Tabuleiro. Ele é aberto ao público entre 8h e 17h, cobra R$ 10 de ingresso e comporta apenas 200 pessoas por dia. No ponto de entrada tem recepção, estacionamento e banheiros.

  1. Cachoeira Boca da Onça (Bodoquena – MS)

A cachoeira Boca da Onça fica situada no cânion do Rio Salobra, em uma fazenda no município de Bodoquena, Mato Grosso do Sul. Sua grandiosidade tem 156 metros de altura e é considerada a maior do estado. Para chegar nesta, que é uma das cinco cachoeiras encantadoras para conhecer no Brasil, é preciso fazer uma trilha acompanhada de um guia de turismo. Alguns turistas alertaram que volta possui uma subida com 156 metros de altura e escadaria com 866 degraus. Mas o visual é maravilhoso e recompensador!

A trilha tem 4 quilômetros de extensão, passando pelo cânion, visitando as outras quedas d’água e curtindo as águas do Rio Salobra.  Tudo dentro do Parque Serra da Bodoquena. Há diferentes trechos para banho e alguns até onde é possível fazer rafting, em descidas alucinantes de botes rio abaixo. Porém, estas aventuras precisam da companhia de um guia especializado. Um dos pontos mais belos é a Praia da Boca da Onça. Por aqui, em dias de sol, a água torna-se ainda mais cristalina, ótimo para cliques subaquáticos.

  1. Cachoeira Véu da Noiva (Chapada dos Guimarães – MT)

A Cachoeira Véu da Noiva é cartão postal da Chapada dos Guimarães e fica localizada no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães há alguns quilômetros do Centro da cidade. O parque é uma unidade de conservação brasileira no estado de Mato Grosso dentro dos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá.

Administrado pelo ICMBio, o parque autoriza a presença de visitantes de maneira limitada, para garantir o menor impacto ambiental possível. Atualmente, estão abertos à visitação o Mirante do Véu de Noiva, a Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha, o Circuito das Cachoeiras, a Casa de Pedra, Cidade de Pedra, Morro de São Jerônimo e a Travessia do Morro de São Jerônimo com pernoite no abrigo “Casa do Morro”. Exceto o Mirante Véu de Noiva e a Cachoeira dos Namorados/Cachoeirinha, todos os demais atrativos necessitam de agendamento prévio com guias ou condutores autorizados pelo Parque Nacional.

  1. Cachoeira do Buracão (Ibicoara – BA)

A Cachoeira do Buracão fica no município de Ibicoara, na Bahia. Lá é comum ouvir os moradores, turistas e guias falando sobre a Cachoeira do Buracão, a mais linda e visitada da Chapada Diamantina, uma região de serras situada na Bahia.  E por ser tão bela, lógico que estaria nesta lista das cinco cachoeiras encantadoras para conhecer no Brasil. Com uma queda de 85 metros, para chegar até a cachoeira é preciso percorrer 29 quilômetros e mais uma hora de caminhada em uma trilha de 3 quilômetros.

Quem conhece sabe que mais do que vontade, é preciso preparo e coragem para encarar a trilha que leva pelo leito do rio até onde começa a queda (na parte de cima). De lá, começa a descida que passa pela Cachoeira Recanto Verde até o cânion onde está a mais famosa delas. E mais coragem ainda para olhar a queda d’água da Buracão de frente. São somente duas formas possíveis: nadando na água gelada pelo poço que se forma na queda, ou atravessando uma ponte estreita e se esgueirar pelo caminho estreito do paredão de pedra. Aventura nível pesadão neste trecho do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

  1. Poço Azul (Riachão – MA)

Conhecido como um destino paradisíaco, a cachoeira Poço Azul fica no município de Riachão, localizado no Sul do Maranhão. A gigante piscina natural tem cerca de cinco metros de profundidade e é repleta de pedras e cascalhos, deixando a água com mais visibilidade. A vegetação, as algas e os peixes coloridos em conjunto com um local extremamente preservado, torna o mergulho uma experiência única. Alguns turistas compararam a atração com um “aquário natural”.

Localizado na Chapada das Mesas, o complexo privado tem diferentes cachoeiras e piscinas naturais para receber (e hospedar) pessoas que podem fazer diferentes atividades rurais e de ecoturismo.

6. Cachoeira do Caracol (Canela – RS)

Quem viaja para a Serra Gaúcha e curte passeios em meio à natureza, deve visitar a Cascata do Caracol que fica entre os municípios de Gramado e Canela, famosos destinos turísticos do Rio Grande do Sul. A queda que chega a 131 metros tem mirante e até um elevador panorâmico situado dentro do Parque Estadual do Caracol.

Do Centro de Gramado, são cerca de 7 km de distância até chegar ao parque que tem 25 hectares de área. Apesar deste encontro com o meio ambiente, é possível ainda aproveitar o passeio de trem realizado com o maquinista Zé do Apito que vai contanto a história da imigração do Sul do país e as viagens iniciais de trem na região.

7. Cachoeira do Salto Grande (Corupá – SC)

No Norte de Santa Catarina, a Cachoeira do Salto Grande integra a famosa Rota das Cachoeiras, na cidade de Corupá. A área de preservação tem cerca de 100 hectares e exatas 14 quedas d’água. Em cada uma delas um cenário, um  tamanho, uma conexão com o meio ambiente. Até chegar à última do percurso, a do Salto Grande, que tem 125m de queda. A força da água é tamanha que no caminho você acredita estar próximo a um aeroporto, devido ao forte barulho que as corredeiras provocam.

7 cachoeiras encantadoras para conhecer no Brasil. O número de cachoeiras que relacionamos neste post é realmente muito pequeno em relação às milhares de belas quedas d’água deste imenso país. Agora o Viajar é Vida quer saber mais sobre as da sua região. Comente pra gente.


Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Pingback: Nova trilha de 17 quilômetros no Parque de Ilha Grande entre PR e MS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*