Como está hoje o Coliseu em Roma?

Para os apaixonados pela Itália, o Viajar é Vida conta como está hoje o Coliseu em Roma, considerado dos maiores símbolos do país e integrante das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Atualmente, o que se tem lá são as ruínas de uma arena que serviu para competições de gladiadores, lutas com animais selvagens e diferentes batalhas. Mas ruínas ainda bem conservadas e com novidades recentes: o viajante pode ter acesso agora ao subsolo do Coliseu, algo que acontece pela primeira em toda a história.

Como está hoje o Coliseu em Roma?
Foto: Alexander Naumann/Pixabay

Como está hoje o Coliseu em Roma? Com subterrâneo aberto ao público

Todo o labirinto de túneis subterrâneos foi aberto ao público no dia 28 de junho, depois de 450 anos de existência do monumento. Esta parte localizada abaixo, era onde apenas artistas, ajudantes e maquinários tinham acesso. A estrutura que abrigava jaulas, maquinário para içar cenários, figurinos e afins durante anos ficou disponível apenas para arqueólogos, historiadores e outros especialistas contratados para a recuperação do espaço.

Fazia 11 anos que um pequeno trecho tinha autorização para visitação. Agora, toda a extensão de corredores subterrâneos está livre para o acompanhamento externo. Esta é a segunda fase de recuperação que se encerra, totalizando cerca de 25 milhões de euros. A primeira compreendeu a limpeza e restauração da fachada e a substituição dos portões de metal que dão acesso ao monumento.

Como está hoje o Coliseu em Roma? Com subterrâneo aberto ao público
Foto: Ichigo121212/Pixabay

Leia também

Tour guiado pelo subterrâneo do Coliseu mostra como está hoje o Coliseu em Roma

Um passeio especial onde um guia experiente que fala inglês irá acompanhar você dentro do Coliseu nesta aventura sugestiva entre a arena e os túneis subterrâneos onde gladiadores e animais selvagens aguardavam para enfrentar seu destino.

O ponto de encontro é no Largo Gaetana Agnesi, acima da linha B do metrô (linha azul), e depois de visitar o Coliseu, você pode aproveitar o acesso sem filas ao Fórum Romano e ao Monte Palatino para visitar esta incrível área arqueológica, com um fone de ouvido que permitirá que você ouça as interessantes narrativas do guia. O passeio dura em torno de 2 horas e meia.

Tour guiado pelo subterrâneo do Coliseu mostra como está hoje o Coliseu em Roma
Foto: Julius Silver/Pixabay

Pacotes especiais criam experiências únicas aos viajantes

Um lindo passeio ao pôr do sol de duas horas, longe das multidões diurnas, fora do Coliseu, onde um guia profissional contará a você as histórias de como foi construído e os sangrentos jogos de gladiadores e batalhas que aconteceram em um dos monumentos mais famosos de a cidade.

Você também vai admirar o Arco de Constantino e o Fórum de Trajano e, finalmente, você vai subir ao Campidoglio, de onde poderá admirar a mais bela vista panorâmica de Roma.

Outra possibilidade é uma imersão total de 3 horas no coração da Roma antiga, entre o interior e a arena do Coliseu e as espetaculares ruínas do Fórum Romano, o coração pulsante da Roma antiga. Uma viagem de volta no tempo, aos dias gloriosos do que já foi um grande império; dentro do icônico Anfiteatro Flaviano e no coração pulsante da Roma antiga.

Pacotes especiais criam experiências únicas aos viajantes
Foto: LoggaWiggler/Pixabay

Como está hoje o Coliseu em Roma: horários de funcionamento

O Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino estão abertos todos os dias, das 10h30min às 19h15min, com a última entrada de pessoas às 18h15min. Vale ressaltar que nos feriados de 1º de janeiro e 25 de dezembro, tudo se mantém fechado. O acesso ao Coliseu só é possível no horário escolhido na fase de reserva e a dica é comparecer na entrada 10 minutos antes do horário escolhido. A entrada do Coliseu está localizada no “Sperone Valadier”, próximo ao Arco de Constantino.

Como está hoje o Coliseu em Roma: horários de funcionamento
Foto: Manfred Reinert/Pixabay

Ingressos à venda com diferentes valores

A venda de bilhetes é dividida pelo tipo de entrada. O bilhete normal 24h, por exemplo, é válido por 24 horas a partir da primeira entrada que pode ser no Coliseu ou na zona arqueológica do Fórum Romano – Monte Palatino. Ele inclui uma entrada para o Coliseu, no momento escolhido durante a fase de compra, com acesso à primeira e segunda ordem (sem o piso da arena) e uma entrada para o Fórum Romano – Monte Palatino, sem limites de tempo. A partir de 24 euros.

Já o chamado Full Experience tem validade de 48 horas a partir da primeira utilização e, em comparação com o ingresso padrão, também permite o acesso à Arena do Coliseu, o subsolo do Coliseu e a quatro locais do Fórum Romano-Palatino: o Oratório dei Quaranta Mártires, o Museu Palatino (piso I), o exterior da Casa de Augusto e Schola Praeconum (aberto até às 17h15min). A partir de 79 euros.

Existe ainda o bilhete reduzido a 2 euros para cidadãos da União Europeia entre 18 e 25 anos (mediante apresentação de documento de identidade). O passeio é gratuito para todos os cidadãos menores de 18 anos.

Ingressos à venda com diferentes valores
Foto: Pixabay

Como chegar ao Coliseu

O Coliseu está localizado a cerca de 1 quilômetro a sudeste do Centro Histórico de Roma e a menos de 2 quilômetros da estação Termini, onde as linhas A e B de metrô passam. Ou seja, é simples chegar ao Coliseu. Se você quiser aproveitar uma parada maior no aeroporto Fiumicino, você poderá pegar o trem da Trenitalia, que sai a cada 15 minutos para chegar à estação de Tiburtina em cerca de 40 minutos e, em seguida, pegue a linha de metrô B e desça na parada do Coliseu. Se estiver pelo aeroporto de Ciampino, deverá pegar o ônibus que leva às estações Subauguta e Cinecittà próximas da linha A do metrô, para então você seguir para a estação Coliseu.

Gostou das dicas e ficou curioso para conhecer o subterrâneo do Coliseu? Você já esteve por lá? O que mais impressionou você? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*