Itália como o destino do ano 2021

O famoso portal de viagens e turismo Travel+Leisure fez sua decisão: a Itália como o destino do ano 2021. Eles levaram em conta tudo o que o viajante espera de um novo ano depois de um período complicado por causa da pandemia. E tudo o que ele quer está na Itália: a comida, o vinho, as tradições artesanais, a moda, cidades históricas; o mar e, claro, aquele estado profundamente desejável conhecido como dolce far niente (a delícia de apenas estar vivo e ficar curtindo o nada).

Mas por que tornar a Itália como o destino do ano 2021? Para seguir os costumes italianos muito comuns de serem vistos em agosto. É neste mês, sem falta, que grande parte do país fecha e vai para a praia ou as montanhas. Mas não aqueles locais que são repletos de turistas. São locais, digamos, secretos entre os nativos. A Itália que tira férias na Itália é diferente da rede habitual de cidades dos viajantes. Enquanto você está lá, eles estão explorando lugares montanhosos, relaxando em praias selvagens, navegando em fontes termais ou visitando cidades menos conhecidas. E as dicas do Travel+Leisure o Viajar é Vida compartilha parte dele com você.

Itália como o destino do ano 2021: Tuscia, em Lazio

Batizada com o nome da antiga civilização etrusca que viveu na região nos tempos pré-romanos, esta área do norte da Lazio (distante algumas horas ao norte de Roma), tem de tudo: colinas, aldeias no topo de penhascos, lagos e ruínas. A vila de Civita di Bagnoregio, uma das cidades muradas mais bonitas da Itália, é seu ponto mais conhecido. No alto de uma falésia entre três cânions e com apenas 12 residentes permanentes, sua beleza é acessível apenas através de uma ponte de 366 metros sobre o abismo. Depois de passar os portões, você pode serpentear pelos becos da era renascentista e ao redor da orla da cidade, que costumava ser muito maior – antes de suas bordas externas mergulharem no cânion.

A região da Tuscia na Itália é um dos destaques de 2021
Foto: Marco Massimo/Pixabay

Urbino, em Marche é outro motivo que leva a Itália como o destino do ano 2021

Abrangendo as colinas na região central de Marche, a leste através dos Apeninos de Florença, Urbino é uma das grandes cidades da arte da Itália. Ali, em meio aos muros de proteção está o Palazzo Ducale com duas torres. O lugar é agora uma vasta galeria de arte exibindo grande parte de sua coleção, incluindo obras de Piero della Francesca, Botticelli e Raphael.

Hoje, Urbino é uma cidade universitária animada, onde você pode se juntar aos alunos para comer crescia (um pão achatado umedecido com banha, cheio de qualquer coisa, desde acelga até presunto e queijo) enquanto admira os telhados de terracota e as colinas amarrotadas além do Parco della Resistenza, um espaço verde abaixo de um castelo medieval em ruínas.

A Itália como destino de 2021 tem como destaque a cidade de Urbino
Foto: Valter Cirillo/Pixabay

Maremma é um local bem diferenciado da Toscana

Se você pensava que a Toscana era composta de cidades no topo de colinas repletas de arte e avenidas de ciprestes, você precisa seguir os italianos que passam seus fins de semana no trecho Sul da costa da região. Você encontrará praias, cidades enigmáticas no topo do cânion e comida e bebida excelentes. Se for durante o Verão, vá às praias de Monte Argentario, uma ilha unida ao continente por dois bancos de areia grossos. Ou passeie por Capalbio, uma cidade montanhosa chique com vista para o litoral.

Maremma é uma cidade simpática da Toscana que praticamente apenas os italianos conhecem
Foto: Efraim Stochker/Pixabay

Salento é a cidade especial dos italianos em Puglia

Itália como o destino do ano 2021 e outra dica é fugir do tradicional turismo em Puglia (o salto da bota no mapa da Itália) para conhecer seus atraentes vilarejos de pesca de pedra branca ao Sul de Bari. Continue indo para o Sul e você se encontrará na península de Salento – a ponta mais ao Sul. A principal cidade de Lecce é conhecida pela suntuosa arquitetura barroca. Na região tem ainda o romantismo de Nardò.

Na região litorânea também há muito o que ser visto. No lado Leste há vários penhascos com maravilhas naturais como a Caverna Zinzulusa. Já na Costa Oeste estão algumas das melhores praias da Itália. Pescoluse é conhecida como a resposta de Puglia às Maldivas, graças aos seus três quilômetros de águas cristalinas e delicadas. E a vasta baía de areia macia ao redor da vila de pescadores de Gallipoli está repleta de clubes de praia durante o verão.

Salento é outra cidade que transforma a Itália como destino de 2021
Foto: Gianni Crestani/Pixabay

Itália como o destino do ano 2021: visite Camogli

A cidade de Camogli é a beleza discreta da costa da Ligúria. Apoiado por colinas arborizadas, com suas casas amontoadas ao longo da baía de seixos, é a Riviera italiana clássica e ainda mantém uma sensação de antigamente. A cidade é linda para conhecer, incluindo o Castello della Dragonara, construção do século 13 com vista para o mar. Se você é um mergulhador, desça até o Cristo do Abismo, uma estátua de Jesus levantando as mãos do fundo do mar na Baía de San Fruttuoso. As bonitas Portofino, Santa Margherita Ligure e Rapallo estão a meia hora de carro, mas nenhuma retrocedeu nos séculos como Camogli.

O charme de Camogli está por todas as partes
Foto: dexmac/Pixabay

Capo Vaticano é ouro escondido na Calabria

Calábria, a ponta protuberante da bota da Itália, recebe poucos visitantes internacionais. Bom para os italianos que aproveitam as praias ao redor de Capo Vaticano. Protegidos por penhascos altos com muito verde que se alinham à ilha vulcânica Stromboli. Ao visitar o lugar, não perca Pizzo, a casa do tartufo (lendária sobremesa italiana de chocolate e bolas de sorvete de avelã recheadas com calda de chocolate derretida e polvilhadas com cacau em pó). Deu até água na boca!

Capo Vaticano é outra cidade da Itália que une natureza e tradição
Foto: Jason Dexter/Pixabay

Viu por que o Travel+Leisure escolheu a Itália como o destino do ano 2021? Só de conhecer o tradicional da Itália já me deu vontade de voltar, imagina então poder viajar por cada um destes lugares escolhidos a dedo por quem nasceu e vive no país? Algum destes locais já estiveram no seu plano de viagem?  Conte ao Viajar é Vida nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*