Mausoléu de Augusto está reaberto em Roma

Considerado um dos monumentos históricos onde eram realizados sepultamentos de personagens importantes da história, o Mausoléu de Augusto está reaberto em Roma. A reabertura se deu depois de uma reforma que custou cerca de 10 milhões de euros e esteve fechado desde os anos 1970.

O prédio de 2 mil anos é um grande túmulo construído pelo imperador romano Augusto em 28 a.C. no Campo de Marte em Roma. O prédio está na Piazza Augusto Imperatore, perto da esquina com a Via di Ripetta. São vários quarteirões de área, onde estão também a igreja de San Carlo al Corso e o Altar da Paz.

Fechado por tanto tempo, acabou negligenciado e esquecido. Chegou a ser usado como lugar de descarte de entulho e a até a vegetação cresceu sem que ninguém tivesse cuidado com o monumento histórico. Isso até 2006, quando bem próximo dali foi inaugurado o museu do Altar da Paz e acabou suscitando muitas críticas já que era um novo ponto para guardar memórias, enquanto algo tão representativo e antigo estava às traças.

Mausoléu de Augusto está reaberto em Roma
Foto: divulgação

Mausoléu de Augusto está reaberto em Roma: a história

O monumento restaurado foi reaberto agora em março e um grande número de pessoas já adquiriu ingressos pela internet para visitar o espaço. Tanto que, em razão da pandemia e do número reduzido de visitantes por dia, a visitação até o dia 30 de junho já está esgotada desde o começo de março. Há um clima de curiosidade sobre o monumento que ficou fechado por tanto tempo.

Quem não conseguir comprar os ingressos, terá a chance de acompanhar as várias celebrações relacionadas ao aniversário de 2.774 anos que Roma completará agora em 21 de abril. Uma das possibilidades é fazer um tour virtual pelas instalações através da internet, de qualquer lugar do mundo. Essa é uma nova tendência mundial que ganhou força com a pandemia. No caso dos brasileiros que estão impedidos de visitar a Itália, esta é a única saída neste momento. Clique para visitar o site do Mausoléu de Augusto.

São 2 mil anos de história, um período de esquecimento e agora o mausoléu de Augusto está reaberto em Roma
Foto: divulgação

Leia também

Mausoléu de Augusto está reaberto em Roma. Saiba o que mais visitar na cidade

A capital italiana está entre as mais antigas e históricas, mas também pode ser considerada uma cidade cosmopolita e que pensa no futuro, sem deixar o passado esquecido. Por aqui o viajante vai encontrar ruínas antigas como o Fórum e o Coliseu, arquiteturas que evocam o poder do antigo Império Romano. Também fica em Roma a Cidade do Vaticano, sede da Igreja Católica, onde o visitante poderá conhecer a Basílica de São Pedro e os museus do Vaticano, que abrigam obras-primas como os afrescos da Capela Sistina de Michelangelo.

Talvez o principal símbolo de Roma seja o Coliseu, pela imponência e também pela história. É um marco simbólico e vale muito conhecer a estrutura, principalmente com um guia que poderá contar os detalhes históricos, as lutas que eram realizadas, e o que tudo isso representava para Roma Antiga. Ali perto estão o Foro Romano e Monte Palatino, que é o lugar onde ocorriam as principais atividades da vida da sociedade romana imperial e republicana. Ali ficavam edifícios públicos e religiosos, como templos e praças. O mesmo ingresso do Coliseu dá acesso ao Foro Romano e ao Monte Palatino.

Roma é uma bela cidade que merece  ser conhecida
Foto: Andrea Albanese/Pixabay

Fontana Di Trevi e Piazza Venezia entre os atrativos de Roma

Outro grande símbolo de Roma é a Fontana Di Trevi e seus 26 metros de altura. Ela passou por uma grande reforma e fica no coração de Roma. Nos arredores tem muita vida pulsante, bares, restaurantes, atrações turísticas… e muita gente circulando pelo local também. No caso específico da Fontana Di Trevi, os viajantes vão atrás da lenda que diz: se você jogar uma moeda de costas na águas da fonte você terá boa sorte e certamente voltará a Roma! Todo o dinheiro jogado na estrutura é recolhido pela prefeitura e doado a instituições de caridade.

A capital italiana tem muitos monumentos grandiosos. É o caso das praças como a Piazza Venezia. Ela é o ponto de encontro de 5 importantes vias da cidade. No seu entorno estão também construções históricas renomadas. Vale muito conhecer.

A Fontana Di Trevi é mais um atrativo que pode ser visitada quando for conhecer também o agora reaberto Mausoléu de Augusto
Foto: Marta Carrassi/Pixabay

Castelo de Santo Ângelo tem um segredo escondido!

A Itália também possui alguns castelos e um deles é o Castelo de Santo Ângelo, bem às margens do Rio Tibre. Historicamente ele também é chamado de Mausoléu de Adriano, já que foi erguido para servir de túmulo para a família do imperador. Ao longo do tempo, no entanto, foi utilizado de outras maneiras como fortaleza para os militares e para o clérigo, depois prisão e hoje é onde funciona o Museu Nacional.

Como construção modificada ao longo do tempo, guarda diferentes épocas também em sua arquitetura. Vale visitar e ficar atento ao detalhe que poucos conhecem: no último andar o passeio finaliza com um terraço e sua vista panorâmica que apresenta um olhar diferenciado sobre Roma. Tem até um café no alto, para que a visita dure mais tempo ainda.

Mausoléu de Augusto está reaberto em Roma e este Castelo de Santo Ângelo guarda um segredo em seu topo
Foto: Mauricio A./Pixabay

Você já visitou a Itália? E o que achou desta novidade sobre Mausoléu de Augusto está reaberto em Roma? Chegou a hora de se planejar para voltar ou conhecer a cidade e aproveitar estas novidades que o Viajar é Vida trouxe para você.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*