As melhores vinícolas do Estado de Nova York

A região produtora de vinho nos Estados Unidos com maior fama fica na costa Oeste, mais precisamente na Califórnia. Mas o tradicional portal de turismo Travel + Leisure elencou as melhores vinícolas do Estado de Nova York e que o Viajar é Vida endossa. Segundo o site, o estado de Nova York teve já uma viticultura bastante limitada ao vinho doce do gelo concord, mas foi crescendo “pelas beiradas” e hoje pode ser considerada uma potência produtora de vinho. São pelo menos 2 mil vinícolas e vinhedos (grande parte de origem familiar e de pequeno porte) que agora ajudam a desenhar este cenário crescente desta tradicional bebida.

As melhores vinícolas do Estado de Nova York
Foto: divulgação

As melhores vinícolas do Estado de Nova York: conheça a região de Finger Lakes

A região de Finger Lakes tem vinícolas como a Ravines Wine Cellars, que fica no Seneca Lake. A beleza natural das videiras em contraste com a cor azul escura do lago torna tudo ainda mais mágico. Aqui o viajante pode encontrar um celeiro restaurado e até pode ser que tenha a sensação de estar em uma da Califórnia. Mas é realmente no Estado de Nova York. Quem visitar a região, poderá degustar não apenas os vinhos locais, mas também pratos com carnes e queijos, ou menus degustação que fazem a harmonização perfeita.

Também próximo a este local fica a Seneca Wine Trail que concentra a produção nas uvas riesling que são cultivadas naqueles campos, fermentadas em barris de aço inoxidável e feitas em estilos que variam de espumante a doce e super seco.

Vale destacar que toda a região de Finger Lakes é uma colcha de retalhos com vinicultores familiares, mas também pomares, pontos de venda de laticínios e pastagens para cavalos. Entre as visitas aos vinhedos, explore as ofertas da área, como a Rue Claire Lavender Farm e a Wolftree, que produz e venda mirtilo e mantém ainda um apiário e lã de ovelhas islandesas.

No Parque Keuka há outras vinícolas interessantíssimas

Na região do Parque Keuka há lugares que estão já na quinta geração produzindo vinhos. A Vineyard Views faz seleções como o traminette ao marquette seco – colhido, triturado e prensado no local. Outra dica do portal Travel + Leisure é: se o Vineyard Views não estiver operando com algum restaurante, ao menos compre a bebida e siga 5 quilômetros rio acima para pegar uma bandeja cheia de frango frito e purê de batatas (e um sundae) no Seneca Farms Ice Cream.

Também nos arredores do Parque Keuka, talvez com um cenário menos impactante do que a Vineyard Views, fica a Stever Hill Vineyards, pertinho de Branchport. Aqui você vai encontrar o clima descontraído e caloroso que incentiva a permanência durante todo o dia. Um celeiro reformado datado de 1850 abriga a sala de degustação, a loja de vinhos e o grande deck traseiro. Experimente o Old Barn Red favorito dos fãs (envelhecido em carvalho de Nova York) ou, em um dia quente de verão, uma raspadinha suculenta e alcoólica.

Leia também

Região do Hudson Valley também tem representantes entre as melhores vinícolas do Estado de Nova York

Quem seguir às vinícolas do Hudson Valley vai conhecer a Benmarl Winery, na região de Marlboro. A produção é em pequena escala com apenas algumas colunas de videiras que se estendem ao longo da encosta. A Benmarl se concentra em vinhos de pequenos lotes de NY, desde suas variedades Baco noir e cabernet franc cultivadas localmente até o merlot North Fork. Se você precisa absorver todo aquele vinho, peça uma pizza borbulhante, feita no forno à lenha ao ar livre.

Região do Hudson Valley também tem representantes entre as melhores vinícolas do Estado de Nova York
Foto: divulgação

A Millbrook Vineyards & Winery está em uma fazenda de 520 mil metros quadrados de área que mais parecem o interior da França. Ela possui um grande celeiro abobadado, que chama a atenção dos viajantes. Os vinhos produzidos são das uvas chardonnay, cabernet franc e pinot noir.

Região do Hudson Valley também tem representantes entre as melhores vinícolas do Estado de Nova York
Foto: divulgação

O Hudson Valley concentra outras sugestões, como a Whitecliff Vineyard & Winery, que fica em Gardiner. A vinícola sustentável foi batizada com o nome dos penhascos brancos à distância e é conhecida por sua mistura de merlot e malbec (um best-seller), vidal blanc frutado e chardonnay fermentado com carvalho. Também há um menu interessantíssimo, mas muito concorrido. Por isso, certifique-se de fazer sua reserva através do site.

Região do Hudson Valley também tem representantes entre as melhores vinícolas do Estado de Nova York
Foto: divulgação

A última sugestão desta região do Estado de Nova York é a Milea Estate Vineyard em Straatsburg. Embora mais recente, este vinhedo já conquistou um grande nome na rota do vinho de Dutchess County. Ancorada por uma encantadora casa de fazenda branca, esta pequena propriedade produz um rosé espumante que agrada ao público, um merlot ameno e um chardonnay fresco que reflete o terroir único do Vale do Hudson.

Região do Hudson Valley também tem representantes entre as melhores vinícolas do Estado de Nova York
Foto: divulgação

Long Island tem o oceano como aliado para a produção de algumas uvas

A seleção do site Travel + Leisure segue com as vinícolas de Long Island, a exemplo do Pindar Vineyards, em Peconic. A região é uma cadeia de vinícolas de alto padrão. E a antiga fazenda de batata é agora uma empresa com quase 20 variedades de uvas (e um famoso campo de girassol). Os fãs juram que os vinhos Píndaro, incluindo seu vinho de mesa tinto (uma mistura suave de bordeaux) e o vívido cabernet sauvignon, podem competir com os produzidos na Califórnia e na França.

A RGNY fica em Riverhead e é um vinhedo sustentável certificado em 2019, onde se cultiva e engarrafa cabernet franc não filtrado, viognier aveludado com um toque de abacaxi e outros vinhos meticulosamente elaborados.

O Vinhedo Castello di Borghese reivindica o título de primeiro vinhedo de Long Island. No início da década de 1970, seus fundadores perceberam que o solo fértil e o clima oceânico da região eram irresistíveis para as videiras. Os visitantes modernos juram que o vinhedo ainda o possui (afinal, ele é administrado pela família original), elogiando seu excelente pinot noir, o apimentado cabernet franc e o vigoroso sauvignon blanc.

As melhores vinícolas do Estado de Nova York? Visite uma no Brooklyn, com pequeno cultivo de algumas uvas numa cobertura

Até mesmo a cidade de Nova York tem seu representante na lista das melhores vinícolas. A Rooftop Reds fica no Brooklyn. A cidade é o lar de várias vinícolas (onde os vinhos são feitos de uvas cultivadas em outros lugares), mas o Rooftop Reds aumenta a aposta e realmente cultiva uvas (por meio de um sistema de plantio exclusivo) em um telhado de 1,3 mil metros quadrados no Navy Yard do Brooklyn. Você terá mais de uma dúzia de opções de garrafa, além de traminette, branco e rosé seco na torneira – sem mencionar as vistas deslumbrantes do horizonte e o direito de se gabar (quantos vinhedos no centro da cidade você conhece?).

As melhores vinícolas do Estado de Nova York? Visite uma no Brooklyn, com pequeno cultivo de algumas uvas numa cobertura
Foto: divulgação

Você também é um apaixonado por gastronomia e harmonização com bebidas? Curtiu esta lista das melhores vinícolas do Estado de Nova York? Se pudesse escolher a primeira para conhecer, qual seria? Deixe nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*