7 países que possuem pirâmides

Acostumados com as mais famosas pirâmides do Egito, elas não são as únicas que sobrevivem ao tempo e servem de incentivo aos viajantes. O Viajar é Vida apresenta neste post os 7 países que possuem pirâmides ao redor do mundo. No linguajar dos arquitetos, pirâmide é uma estrutura onde as superfícies exteriores são triangulares e convergem para um ponto. A base pode ser de variadas formas, como quadrada, triangular ou mesmo poligonal.  E as superfícies desta estrutura podem ser lisas ou degraus. Ao longo dos tempos, a percepção de formato fez com que as antigas civilizações criassem estruturas mantidas até hoje e até questionáveis em relação à sua criação. São monumentos estáveis e muitos deixam a dúvida sobre como foram erguidas.

Esse apelo histórico e mesmo místico faz com que até hoje muitos viajantes optem por conhecer locais onde elas façam parte dos roteiros turísticos. E o Viajar é Vida destaca agora os 7 países que possuem pirâmides.

O mais famoso dos 7 países que possuem pirâmides é o Egito

Embora existam mais de 130 pirâmides em todo o Egito, as Pirâmides de Gizé são as mais famosas. O complexo onde está possui outras 2, totalizando 3 grandes estruturas. Elas são de pelo menos 4 mil anos e segundo a história servia para guardar corpos mumificados dos faraós do Antigo Egito. Além da Grande Pirâmide de Gizé (com 146 metros de altura e única maravilha do mundo antigo ainda existente), a Pirâmide de Quéfren e a Grande Esfinge. Todas as pirâmides egípcias foram construídas na margem ocidental do Rio Nilo, local onde ocorre o pôr-do-sol, o que era associado ao reino dos mortos na mitologia egípcia. Com tamanha fama e por receber milhões de viajantes, as pirâmides do Egito tinham que estar na lista dos 7 países que possuem pirâmides.

Dos 7 países que possuem pirâmides, o Egito é o mais conhecido
Foto: StockSnap/Pixabay

Menos famoso, mas com o maior número de pirâmides está o Sudão

Com pelo menos 255 pirâmides catalogadas, o Sudão venceria o Egito se o que valesse fosse a quantidade. Mas a história se encarregou de elevar o Egito, o que não impede agora de, no mundo moderno, os viajantes buscarem alternativas de destino. No caso do Sudão, as pirâmides núbias foram construídas em três diferentes locais no intuito de servirem de tumbas para os reis e rainhas de Napata e Meroé. As pirâmides de Cuxe, também conhecidas como Pirâmides de Núbia, têm características diferentes das pirâmides do Egito. Elas foram erguidas em um ângulo mais acentuado do que as egípcias.

O Sudão também possui pirâmides
Foto: Marco Torrazzina/Pixabay

O México, entre os 7 países que possuem pirâmides, tem a maior em volume

A história do México também tem as pirâmides como elementos. Pelo menos 3 regiões mexicanas se destacam pelos monumentos. A maior delas é a Grande Pirâmide de Cholula, no estado de Puebla. Os registros apontam, inclusive, que ela é a maior do mundo em termos de volume já descoberta e ainda está sendo escavada. Ou seja, nem dá para dizer onde irá parar! De altura ela tem apenas 65 metros, porém, tem 400 metros de comprimento em cada lado da base, o que equivale a 4,5 milhões de metros cúbicos.

Também no México fica a Pirâmide do Sol, em Teotihuacan, distante apenas 40 quilômetros da Cidade do México. Ela teria sido construída por volta do ano 100, tem 63 metros de altura e uma base de cerca de 225 metros em cada lado. Em 1971 foi descoberta uma gruta dentro da pirâmide que possui ainda 238 degraus.

O México tem outro marco famoso e por isso tinha que estar nesta lista dos 7 países que possuem pirâmides. É a de Chichen Itza, construída pelo povo maia. O edifício mais famoso é o Templo de Kukulkán, que é uma pirâmide de 30 metros de altura e 55,3 de cumprimento, construída no século 12 para ser local de culto da divindade maia Kukulkán.

7 países que possuem pirâmides: México
Foto: Flávio Moura/Pixabay

Na China, as pirâmides serviam como mausoléu

Para manter os restos mortais de vários imperadores chineses, as pirâmides acabaram sendo construídas, por isso são mesmo tratadas como antigos túmulos. E são várias, pelo menos 38 delas localizadas entre 25 e 35 quilômetros a nordeste de Xi’an. As pirâmides chinesas foram construídas durante as dinastias Han, Tang, Song e Xia Ocidental. Elas lembram mais as pirâmides encontradas no México do que as famosas do Egito. Isso por causa do topo menos pontiagudo.

As pirâmides da Chine parecem mais as do México
Foto: Wikipedia

As pirâmides do Iraque serviam como centro administrativo da cidade

Ainda na lista dos 7 países que possuem pirâmides chegamos ao Iraque. As ruínas foram escavadas entre os anos de 1920 e 1930, e depois reconstruídas parcialmente (fachada e escadaria) nos anos 1980. A pirâmide tem cerca de 62 metros de comprimento, 43 de largura e 21 de altura. Este local teria sido construído como parte de um complexo de templos que servia como centro administrativo da cidade, e era um santuário do deus lunar Sin, padroeiro de Ur, cidade onde está localizada.

No Iraque também há pirâmide
Foto: Wikipedia

7 países que possuem pirâmides? Acrescente a Itália na lista

Quem diria que até a Itália tenha sua pirâmide. E em plena Roma! Com 36 metros de altura e 30 de largura em cada lado da base, esta pirâmide teria sido construída entre os séculos 18 e 12 antes de Cristo para guardar os restos mortais de Gaio Céstio, que integrava uma organização religiosa importante para o país.  Durante anos a estrutura estava fechada, sem acesso externo. Mas acabou sendo aberta e hoje é possível inclusive visitar o interior. A estrutura está localizada próxima à Porta São Paulo e ao Cemitério Protestante. Localiza-se em uma junção entre duas estradas antigas, a Via Ostiense e outra que corre a oeste do Rio Tibre ao longo da linha aproximada da moderna Via della Marmorata. Devido à sua incorporação às fortificações da cidade, é hoje uma das mais bem preservadas construções da Roma Antiga.

Acredite, mas a Itália também integra os 7 países que possuem pirâmides
Foto: Wikipedia

As pirâmides gregas teriam sido vala comum para os soldados de guerra

Pontilhada ao longo da paisagem são os restos das construções que foram descritas por antigos viajantes como pirâmides. Como em boa parte da Grécia, elas são ruínas escavadas no século 20. Elas estão em Hellenikon, aldeia próxima a Argos. A história narra que monumento foi erguido como como vala comum para os soldados que haviam caído na luta pelo trono de Argos, isso por volta do século 14 antes de Cristo. A descrição ao longo do tempo é que a estrutura se assemelhasse a uma pirâmide com as decorações de escudos de Argos, mostrando sua ligação militar.

Grécia na lista dos 7 países que possuem pirâmides
Foto: Wikipedia

O que achou dos 7 países que possuem pirâmides? Se impressionou com algum? Qual deles você sonha em conhecer? Conte nos comentários do Viajar é Vida.  


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*