O que fazer em Belo Horizonte

Belo Horizonte é uma das capitais mais charmosas do Brasil. Cheia de história, foi palco de muitas decisões na política nacional. Na arquitetura guarda riquezas e estilos tipicamente mineiros. Na gastronomia é a preferida de muita gente e no quesito diversão dá aula. Mas você se for para escolher o que fazer em Belo Horizonte aí o bicho pega. É muita coisa legal em uma cidade só, mas o Viajar é Vidaresolveu dar uma mãozinha. Então vem com gente, uai.

Se deliciar no Mercado Central

Sabe aquele passeio de dar água na boca e ao mesmo tempo admirar a cultura e o dia a dia de uma cidade? O Mercado Central é exatamente para fazer esse programa. Se a ideia for almoçar ou jantar, não chegue e vá direto escolher o prato. Caminhe! Saboreie o lugar com os olhos, o olfato e a audição.

Chegue com tempo para dar uma boa caminhada entre os corredores, e ver o vai e vem dos trabalhadores. Ouvir o delicioso sotaque mineiro dos clientes habituais e claro, não recuse as provinhas de queijos, doces, frutas frescas e tantas outras delícias que os feirantes vão oferecer à você.

Faça aquelas comprinhas para levar um pouquinho de BH na mala para casa. O Mercado Central é ótimo para comprar lembrancinhas para a família e também para escolher aquela peça diferentona que vai dar um charme na sua sala e ajudar a recordar essa viagem maravilhosa sempre que olhar para ela.

Foto: Du Santos/Flickr

Gastronomia mineira que chama, né minha filha?

Hora da refeição? Vamos a ela. Entre os mais tradicionais e disputados restaurantes do Mercado Central estão o Bar da Lora e o restaurante Casa Cheia. Se sua opção for mais tradicional, peça mexidão, tropeiro, torresmo ou uma bela porção de fígado acebolado com jiló (essa é campeã).

Os preços são bem acessíveis pelo tamanho do prato. E lembre-se de não ficar com a garganta seca. Uma cerveja gelada é sempre uma boa pedida em “Beagá”, e no Mercado Central não é diferente.  

Foto: Geraldo José Garcia/Pixabay

Minas não tem mar, mas tem bar

Se você já esteve em Minas Gerais já deve ter ouvido essa expressão: “Minas não tem mar, mas tem bar”. Assim os mineiros encaram com bom humor a distância refrescante das ondas. E eles levam a sério. Há na cidade mais de 14 mil opções entre bares e botecos. É o maior índice de estabelecimentos deste tipo por habitante do Brasil. BH tem ruas inteiras repletas de bares dos mais diferentes estilos, tamanhos e público. Aqui a pergunta “o que fazer em Belo Horizonte?” é facilmente respondida: se divertir e fazer amigos.

Tendo assim tantas opções, o bacana é escolher algumas regiões para visitar e conhecer o maior número de bares que você puder. Um bairro tradicional entre os boêmios é Santa Tereza, foi lá que nasceu o Clube da Esquina na década de 1960. Tem uma aura preservada e é possível voltar no tempo com botecos de verdade no melhor estilo e autenticidade mineiros. Por lá, procure o Parada do Cardoso, o Bar do Orlando e o Bolão, os três mais tradicionais da capital mineira. Se quiser um ambiente mais moderninho, a dica é a Cervejaria Viela – Juramento 202 ou o Birosca S2 Bistrô.

Foto: Helena Lopes/Pexels

Noites quentes no Savassi e Lourdes entre o que fazer em Belo Horizonte

Se a sua pegada é curtir o fervo da noite vá para os bairros Savassi e Lourdes, por lá você vai encontrar infinitas opções de bares. Da Praça da Savassi siga para oRedentor Bar, o Jack Rock Bar, o Wäls Pub Gastronomia e o Duke n’ Duke. Já no bairro Lourdes, inicie o percurso peloTizé Bar e Butiquim e de lá siga caminhando até a Monjardim Costelaria, a Choperia Albanos e a cervejaria Hofbräuhaus.

Não se preocupe com o horário, a noite é longa por lá, e se o clima estiver perfeito na primeira ou na segunda parada, fique sem olhar para o relógio. Afinal, em um passeio na noite de BH o que mais importa é a diversão e a cerveja gelada e não o número de lugares que você vai visitar.

Foto: Wanderson Balbino Wand/Pixabay

O que fazer em Belo Horizonte? Visitar a Lagoa da Pampulha e a Igrejinha

Esse passeio não pode faltar em uma lista sobre o que fazer em Belo Horizonte. A Lagoa da Pampulha é um dos cartões postais mais famosos da capital. A visita rende um dia inteiro e para fechar o roteiro aprecie o pôr do sol que é de tirar o chapéu. Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Conjunto Arquitetônico da Lagoa Pampulha é uma das mais queridas e bonitas atrações da cidade. Percorra a pé ou de bicicleta o circuito ao redor da Pampulha. Aprecie de perto as obras do mestre Oscar Niemeyer e claro não esqueça de registrar em fotos e vídeos.

A região toda é linda mas se quiser organizar melhor o passeio na Lagoa da Pampulha os pontos principais para visitar são a Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa Kubitscheck, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha – MAP.

Foto: aglaiaoliveira/Pixabay

Praça da Liberdade e arredores

Quer respirar arte e cultura? A Praça da Liberdade e seus arredores é o melhor lugar em Belo Horizonte. O Circuito Cultural Praça da Liberdade rende um passeio inesquecível para os amantes da cultura, da arte e do conhecimento. A praça fica no coração do centro e dali você está pertinho do Centro Cultural Banco do Brasil, do Memorial Minas Gerais, do Museu das Minas e do Metal, do Espaço do Conhecimento da UFMG e da Casa Fiat de Cultura. O Palácio da Liberdade e o Edifício Niemeyer são ícones da cidade, ficam próximas e valem a pena serem visitados.

Na Praça da Liberdade também é possível encontrar muita gente praticando esportes e exercícios físicos, além das tradicionais feiras de artesanatos. Se a sua visita for na época natalina prepare-se para se encantar, pois a praça fica iluminada e ainda mais charmosa a noite.

Foto: Wikipedia

Praça do Papa e mirante para ver BH de cima

Um excelente local para ir ao fim da tarde e admirar Belo Horizonte vista do alto. Além disso, o pôr do sol na Praça do Papa está entre os mais bonitos da cidade. O nome do local é inspirado na missa realizada pelo Papa João Paulo II em 1980, quando ele admirado disse como era belo o horizonte da cidade. 

Está bem próximo ao Mirante do Mangabeiras, mais um bonito lugar para admirar outro ângulo da capital mineira vista de cima. Prédios altos ficam pequeninos e são emoldurados pela Serra do Curral. Com aconchegantes decks de madeira é ponto obrigatório para ótimas fotos.

Instituto Inhotim e a perfeita harmonia entre arte e natureza

Mais uma jóia das Minas Gerais – o Instituto Inhotim. O local é um dos mais impressionantes espaços dedicados à arte contemporânea em todo planeta.

O Inhotim encanta tanto pelos espaços verdes, cheios de natureza e integração, quanto pelas riquezas artísticas que tornam o lugar único no mundo.

Aqui o termo “galeria a céu” aberto toma outro sentido. São peças e instalações espalhadas em um parque enorme, um grande jardim botânico torna o Inhotim uma das mais belas atrações de Minas Gerais e do Brasil. Fica localizado na cidade de Brumadinho, a cerca de 55 km do centro de Belo Horizonte.

Foto: Cláudia Regina/Flickr

Sair em busca do melhor pão de queijo do mundo entre o que fazer em Belo Horizonte

Jamais poderíamos terminar nossas sugestões de o que fazer em Belo Horizonte sem mencionar a mais deliciosa e emblemática de todas – o mundialmente famoso pão de queijo mineiro.

Saborear o melhor pão de queijo do universo requer uma certa dose de calma e paciência, portanto nada de escolher o primeiro como preferido. A dica aqui é abusar da tranquilidade e sabedoria dos próprios mineiros. Pergunte, assunte e puxe papo com os moradores. É bem provável que cada um deles vai indicar um lugar diferente. Mas e daí? Você está na capital de Minas Gerais. Prove muitos e de preferência acompanhado de um cafezinho e um bom doce de leite. Afinal tem coisa melhor que pão de queijo e café? “É um trem bão dimais da conta, sô!”

Foto: Vinicius Marchi/Pixabay

Faltou algum lugar que você indicaria do que fazer em Belo Horizonte? Mande sua opinião ao Viajar é Vida, afinal sempre tem aquele lugarzinho secreto que a gente guarda no coração.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*