5 ilhas que podem ser visitadas no Brasil

Com um litoral de 8 mil quilômetros, mar com cores e temperaturas que variam, uma costa indiscutivelmente repleta de atrativos turísticos e com diferentes cenários, o Brasil também possui centenas de ilhas. O Viajar é Vida destaca neste post 5 ilhas que podem ser visitadas no Brasil. São ilhas que mantém aquela imagem do nosso imaginário: pé na areia, praia, sol e muita natureza.

5 ilhas que podem ser visitadas no Brasil: Ilha de Itaparica (BA)

Localizada na Baía de Todos os Santos, na Bahia, a Ilha de Itaparica abriga dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. São 55 mil habitantes e muitas atrações, por isso, esta é uma ilha que precisava estar nesta lista das 5 ilhas que podem ser visitadas no Brasil. Para quem parte de Salvador, o melhor é pegar o ferry-boat até o local. São 13 quilômetros da capital da Bahia. Além da balsa para veículos, há ainda lanchas para quem estiver sem carro. Se você curte praias, lá é um prato cheio. Mas vale ainda um passeio pela orla revela os casarios antigos. Fique atento às igrejas e capelas. 

Itaparica é a maior das 56 ilhas que ficam na Baía de Todos os Santos. Com cerca de 40 quilômetros de praias e uma temperatura média anual na casa dos 25 graus, é a típica ilha tropical. Importante destacar a linha de recifes que serve de quebra mar, tornando as praias ótimas para banho e propícias para a criação natural de espécies como polvos, lagostas e mariscos. Ou seja, na parte gastronômica, visitar Itaparica é outro achado. E sabe algo muito interessante? A questão histórica: a ilha foi descoberta pelos europeus em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos. Porém a ilha já era ocupada por índios tupinambás.

Uma das mais antigas ilhas descobertas no país, Itaparica está na lista de 5 ilhas que podem ser visitadas no Brasil
Foto: Otávio Nogueira

Ilha do Mel é a representante do Paraná na lista das 5 ilhas que podem ser visitadas no Brasil

Nada de carros por aqui, a chegada à Ilha do Mel é feita por embarcações e é necessário passar por trilhas até chegar ou à Praia de Nova Brasília ou a de Encantadas. A primeira tem melhor estrutura de pousadas e restaurantes. A outra segue uma vibe mais jovem. Lembre-se, a rusticidade faz parte do lugar. Ainda assim, é possível agradar dos turistas mais aventureiros aos mais caseiros. São quatro os pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul Encantadas. Como fica no Paraná, você deve estar atento ao clima. No Sul é frio no inverno. A Ilha do Mel faz parte do município de Paranaguá e é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Para se programar, a travessia é realizada por barcos que saem de Pontal do Sul ou de Paranaguá. Há linhas regulares todos os dias entre 8h e 17h, de hora em hora. Já na temporada as viagens são feitas a cada meia hora.

No Paraná, a Ilha do Mel também é uma das ilhas que podem ser visitadas no Brasil
Foto: Wikipedia

Ilha do Cardoso é um recanto natural preservado em São Paulo

No Litoral de São Paulo, quase na divisa com o Paraná, a Ilha do Cardoso é um santuário de botos e golfinhos. O lugar tem praias desertas, trilhas na Mata Atlântica e a saída para lá é feita na pequena Cananeia. Lanchas rápidas ou balsas (estas levam cerca de três horas para chegar, mas são mais em conta) fazem o percurso. Como na Ilha do Mel, não há carros no Cardoso.

A ilha pertence ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso, que tem mais de 15 mil hectares. Pelo menos 90% da área de Mata Atlântica estão ainda preservados! Isso ocorre pelo difícil acesso. Mas já foi percebido também pelas entidades ambientais. Na região encontra-se um dos maiores criadouros de espécies marinhas do mundo. Graças a isso, a região foi tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Com tantos atributos está na lista do Viajar é Vida sobre as 5 praias que podem ser visitadas no Brasil.

São Paulo também tem sua representante na lista das 5 ilhas que podem ser visitadas no Brasil
Foto: Wikipedia

Equilíbrio entre turismo e natureza na Ilha Grande no Rio de Janeiro

Na baía de Angra dos Reis, a Ilha Grande sempre tem muitos atrativos naturais para ocupar seus dias, mesmo que passe uma quinzena inteira por lá. Trilhas, cachoeiras e até lagoas compõem o cenário que vai além das praias e do incrível mar da região. Para quem ama atividades ao ar livre, em contato com a natureza, a Ilha Grande é o local perfeito.

Turismo e meio ambiente conseguiram o equilíbrio e o local merece sua atenção. A vida é simples e bem pé na areia na Ilha Grande. Areia, sol, mar de tons verdes e azuis que se mesclam e trilhas em meio à mata. O programa perfeito para quem ama a natureza e quer aproveitar as belezas desta região do Rio de Janeiro. Se além do dia seu desejo é dar uma esticada, na Ilha Grande tem barzinhos com música ao vivo e até aquele forró para dançar a dois e garantir uma noite mais animada.

Natureza e turismo andam lado a lado na Ilha Grande no Rio de Janeiro
Foto: Wikipedia

Ilha de Anhatomirim vale para um bate-volta e está na lista das 5 ilhas para visitar no Brasil

O nome é indígena: Anhatomirim.  Esta ilha catarinense está localizada na Baía Norte, próxima ao continente. Pertence ao município de Governador Celso Ramos, distante cerca de 50 quilômetros de Florianópolis. A posição estratégica da Ilha de Anhatomirim resultou na construção da Fortaleza de Santa Cruz que no século 18 configurava o terceiro vértice de um sistema triangular de defesa formado ainda pelas Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones. Este sistema deveria proteger a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina das investidas estrangeiras – principalmente da Espanha – e consolidar a ocupação portuguesa do Sul do Brasil. O acesso é feito por barcos de passeio, que partem de Florianópolis (principalmente do trapiche de Canasvieiras, do trapiche da Beira-Mar Norte e sob a Ponte Hercílio Luz). 

Vale para conhecer da história e visitar a arquitetura preservada no local. Por estar em uma Área de Proteção Ambiental, a exploração dos recursos naturais é muito limitada por lei. Com isso, sobram ouriços do mar, estrelas-do-mar, peixes e muitos golfinhos que nadam tranquilamente dando show.

Em Santa Catarina, Anhatomirim entra na lista das 5 ilhas que podem ser visitadas no Brasil
Foto: Wikipedia

Curtiu estas 5 ilhas que podem ser visitadas no Brasil? Claro que o país com tamanha extensão litorânea tem muitas outras, incluindo capitais como Florianópolis, Vitória e São Luís. Qual ilha você já visitou e indicaria para os leitores do Viajar é Vida?


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*