Viagem perto de BH

Minas Gerais é um estado com grande proporção territorial e muito conhecido pela manutenção da arquitetura do período colonial que remete à corrida do ouro no país no século 18. Por isso, na lista de viagem perto de BH, o Viajar é Vida desta principalmente cidades históricas ou com forte apelo junto à natureza, algo que o estado possui aos montes.

Para o viajante que chega em Belo Horizonte, a dica é alugar um carro e seguir para locais num raio de até 120 quilômetros. Nesta viagem irão encontrar ruas antigas de paralelepípedos centenários, mansões repletas de ornamentos, casas de fazenda majestosas e igrejas barrocas decoradas por grandes nomes da arte nacional, como o escultor Aleijadinho. Ou seja, a viagem perto de BH é para encher o coração de bons momentos e a memória de grandes recordações.

Viagem perto de BH: conheça cidades próximas
Foto: Click Estúdio Profissional/Acervo Belotur

Siga o Viajar é Vida no Instagram

Viagem perto de BH? Comece pela região metropolitana

Na região metropolitana de Belo Horizonte, Nova Lima é uma cidade que abre a nossa lista de viagem perto de BH. Aqui ficam o Parque Municipal das Mangabeiras, o Parque Estadual do Rola-Moça e o Parque Nacional da Serra do Gandarela. Ou seja, programas junto à natureza como trilhas e banho de cachoeiras são muito comuns por aqui. Outro atrativo que vem ganhando força é o gastronômico. Bares e botecos ganham força, assim como cervejarias artesanais que estão muito bem conceituadas e caíram na graça dos viajantes.

Para quem gosta de observar a história das cidades por meio da arquitetura, também aproveita muito em Nova Lima. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar é um exemplo disso. Remete ao período colonial e é um dos patrimônios da cidade. Vale também visitar a Capela de São Sebastião, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

As viagens próximas a BH mostram que existem cidades pequenas nos arredores
Foto: Wikipedia

Leia também

Sabará tem o que ser visitado durante viagem perto de BH

Também na região metropolitana de Belo Horizonte, Sabará é outra cidade digna de visitação. Fica cerca de 30 minutos de distância da capital, mas mantém seu ritmo de cidadezinha de interior. E como cidade pequena, tem na principal igreja um dos cartões postais. Estamos falando da Igreja Nossa Senhora do Ó.  Famosa por ter sido erguida em 1675 e estar entre as mais antigas igrejas de todo o estado. Apesar de pequena, carrega em seu altar muito ouro.

O ouro é tema de um museu em Sabará. Nele o viajante vai conhecer um pouco da história da corrida do ouro, conhecerá algumas peças e entenderá como era a cobrança do imposto pago pelos garimpeiros à Coroa Portuguesa.

Outra sugestão para conhecer em Sabará são as ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário, criada pelos escravos que não podiam frequentar as igrejas “convencionais” Eles decidiram por criar a sua própria em 1768. Mas ela nunca chegou a ser finalizada, porque faltavam recursos para a obra. Ela acabou abandonada em 1888, já que com a abolição da escravatura, os ex-escravos poderiam então frequentar os outros templos.

Sabará está na região metropolitana de Belo Horizonte
Foto: Eunice Vilela/Pixabay

Orla em Lagoa Santa recebe muitos visitantes

Como o nome da cidade apresenta, Lagoa Santa possui uma lagoa central e uma região de orla muito apreciada pelos moradores. Nesta região ficam a Feira de Arte de Artesanato na Orla da Lagoa, o Mirante Morro do Cruzeiro e o Horto Municipal. Ela foi formada há mais de 6 mil anos pelo deslizamento de terras causado por chuvas torrenciais. Ela foi ocupada por volta de 1.733 e passou a se desenvolver desde então com o cultivo de cerais e cana-de-açúcar. Acabou virando local de interesse da elite da capital mineira a partir dos anos 1950, época em que surgem diversas casas de campo na orla da lagoa. Nos anos 1970, foi criada uma praia artificial que passou a atrair diversos turistas para o local. Para quem gosta de um belo pôr-do-sol, de uma atividade física num lugar bonito, além de aproveitar uma boa gastronomia, encontra na orla da Lagoa Central uma ótima opção.

Viagem perto de BH? Lagoa Santa é uma das dicas
Foto: Wikipedia

Brumadinho é destino certo em viagem perto de BH

Brumadinho ganhou notoriedade recentemente por um fato triste que foi o acidente na barragem local. Mas antes já era famosa internacionalmente por Inhotim, um misto de museu de arte contemporânea a céu aberto e jardim botânico num mesmo espaço. O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Brumadinho tem apenas 38 mil habitantes e fica distante somente 60 quilômetros de Belo Horizonte. O Instituto Inhotim começou a ser idealizado na década de 1980 por Bernardo de Mello Paz.

Cerca de 60 quilômetros da capital fica Brumadinho, sede do Instituto Inhotim
Foto: Janine Moraes/Flickr

Ouro Preto também é possível de conhecer a partir de BH

Na lista de viagem perto de BH está Outro Preto, que já foi Vila Rica. A cidade viu de perto toda a corrida do ouro no Brasil, observou os intelectuais organizando a Inconfidência Mineira e acompanhou o desenvolvimento do trabalho artístico de Aleijadinho. Até hoje a cidade respira o colonialismo. Seja nas ruas de pedras ou nos casarões de séculos passados.

Muitos museus funcionam hoje em dia em prédios antigos daquela época. Localizada na Serra do Espinhaço, sua arquitetura barroca também pode ser observada nas fontes, pontes e até nos meios-fios. A praça central ganhou o nome de Tiradentes, o mártir da inconfidência mineira. História, aliás, contada no Museu da Inconfidência instalado em um grande casarão. Vale visitar também a Igreja de São Francisco de Assis, obra do século 18.

Ouro Preto ainda figura na lista de viagem perto de BH
Foto: Gilson Lima

Visite Amarantina e seu pioneirismo mineiro

Amarantina é outro distrito simpático do jeitinho que todo mineiro é. A Casa de Pedra é um dos principais cartões postais da cidade e foi construída no século 17 pelos bandeirantes. Ela foi restaurante e hoje abriga atividades de cultura e lazer. O distrito está cerca de 30 quilômetros de distância de Ouro Preto e surgiu como povoado no ano de 1700 depois de uma grande fome que acometeu a população de então Vila Rica. A ideia era unir forças para plantar o que pudesse ser comido. Com esse pioneirismo, não foi à toa que já no século 20, lá pela década de 1940, começassem a produzir café na região. Foi neste período que ganhou também o nome de Amarantina. Por aqui os viajantes gostam de visitar o Chafariz Marília de Dirceu, o Vale e a Ponte dos Contos e a Cachoeira do Moinho. Há também o Jeca Tatu Museu e Centro Multicultural.

Amarantina é distrito de Ouro Preto e também deve ser visitada
Foto: Flickr

Viagem perto de BH: Serra do Cipó

A Serra do Cipó se espalha por algumas cidades mineiras e talvez a melhor entrada é por Santana do Riacho. Para quem ama destinos com natureza, aqui é o lugar ideal para fazer trilhas, se banhar nas cachoeiras e ter muito contato com o meio ambiente. Duas sugestões interessantes é visitar Cânion das Bandeirinhas e a Cachoeira da Farofa, que ficam dentro do parque nacional e o controle é feito pelo ICMBio. Nesta região da Serra do Cipó moram cerca de 2 mil pessoas.

A Serra do Cipó fica nas proximidades e pode ser visitada durante viagem perto de BH
Foto: Wikipedia

Revele suas fotos de viagem!

Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos.  Partiu revelar!

Quer circular de carro por Belo Horizonte e região?

A dica é alugar um carro da Localiza. A empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina tem 41 anos de experiência em mobilidade. São 540 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A frota da Localiza conta com mais de 125 mil carros disponíveis, você escolhe o tipo de veículo que melhor se encaixa à sua necessidade. A Localiza é parceira do Viajar é Vida. Clique aqui para alugar o seu carro.

Gostou deste conteúdo sobre viagem perto de BH? Em que outras regiões você gostaria de dicas de viagem próximas? Deixe sua sugestão nos comentários do Viajar é Vida.

Belo Horizonte é a bela capital de Minas Gerais
Foto: Prefeitura de Belo Horizonte

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*