A comunidade e turistas que estiverem em Joinville neste sábado (5 de março de 2022), poderão participar. Neste dia, a usina mais antiga de SC está aberta para visitação com uma programação intensa, além de poder conhecer de perto esta obra de engenharia e ambiente natural que tanto chama a atenção na região de Joinville.
Entre 9h e 15h, os visitantes poderão acompanhar uma intensa programação com ações de saúde, bem-estar e conscientização ecológica. No dia, a Celesc irá arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados a entidades carentes da região, divulgadas no dia do evento.
Além da visita do local onde está a Usina Piraí, algumas atrações estão confirmadas, como: participação especial da Escola do Teatro Bolshoi, apresentações históricas e culturais, apresentação da Banda Municipal e da Banda da Polícia Militar. Mostra de meio ambiente, exposição de produtos típicos regionais e feira de artesanato serão as outras atividades do dia.
Para minimizar o tráfego e facilitar o acesso no dia do evento, a Celesc incentiva os participantes a irem de bicicleta ou utilizar o transporte gratuito que será oferecido. Também está sendo orientado o uso de máscara, álcool em gel, repelente e protetor solar. Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, o evento que tem o apoio da prefeitura de Joinville será transferido.
Siga o Viajar é Vida nas redes sociais
Usina mais antiga de SC está aberta para visitação: conheça a Praça da Energia
Na entrada da A Usina Hidrelétrica do Piraí fica a Praça da Energia, espaço de convívio e integração para os visitantes aproveitarem a natureza do local. O local foi remodelado recentemente pela Celesc.
O ambiente conta com o conceito de lixo zero e possui um ponto de “check in” virtual que inclui espaços instagramáveis para o público registrar a visita, além de placas com um QRcode, para acesso ao tour virtual da Usina do Piraí. A hidrelétrica, atualmente, tem potência instalada de 780 kW.
“A Praça da Energia tem como objetivo valorizar o nosso patrimônio histórico e, principalmente, ambiental. É uma experiência para que possamos melhor receber moradores e turistas em um dos mais belos atrativos da região de Joinville, que merecia ter o seu ponto de check in”, diz o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Pablo Cupani.
A proposta do novo espaço e despertar também consciência ecológica na população e estar cada vez mais próxima da comunidade por meio de projetos e ações que resgatem a memória catarinense por meio do desenvolvimento da sua matriz energética e da geração de energia elétrica do estado.
Para a coordenadora do projeto, Rosane Salvini, o espaço vai possibilitar um estreitamento das relações entre a empresa e a sociedade. “O local vai promover um sentimento de pertencimento e criar ações em prol da saúde e bem-estar”, completa.
Usina mais antiga de SC funciona sem paradas desde que foi inaugurada
Localizada em Joinville, próximo à uma queda d’água linda, a Usina Piraí foi inaugurada oficialmente em fevereiro de 1908. São 114 anos de atividades sem interrupção o que a torna a usina mais antiga ainda em funcionamento de todo o estado.
Foi graças à Usina Piraí que Joinville deu grandes saltos no seu desenvolvimento. No início das atividades, a usina fornecia energia para alguns prédios públicos e para iluminação das ruas do centro da cidade, principalmente nos anos 1970. A concessão foi repassada para a Celesc em 1966. A companhia aproveitou a estrutura e gerenciou o processo de automação. Apesar de antiga, tem equipamentos modernos e, hoje, é telecomandada diretamente do Centro de Operação da Geração, em Florianópolis.
Usina mais antiga de SC está aberta para visitação
Leia outros artigos com temas parecidos no Viajar é Vida
- O que é o Parque dos Hemerocallis de Joinville
- 7 lugares para visitar em Joinville
- 8 roteiros de bicicleta pelo mundo
- Os melhores hotéis fazenda do Brasil
Como chegar
O transporte gratuito sairá da loja da Celesc que fica na Rua Timbó, 1630, esquina com a Rua Bento Gonçalves, no Bairro Glória, em Joinville. O veículo fará as viagens a partir das 8h30min. O percurso até a Estrada do Salto 1, no bairro Vila Nova, é cercado por pequenas propriedades agrícolas, que revelam a colonização alemã na região. O ambiente campestre, reforçado pela natureza exuberante com rica fauna e flora e belos riachos, atrai hoje inúmeros visitantes, muitos deles adeptos do ecoturismo e ciclo aventura.
O local fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Você sabia que a usina mais antiga de SC está aberta para visitação? Se você curte conteúdos como este ou já esteve visitando a Usina Piraí, conte como foi sua experiência nos comentários do Viajar é Vida.
Comentários