Qual o perfil do viajante de motorhome no Brasil?

Essa é uma boa pergunta a se fazer agora: qual o perfil do viajante de motorhome no Brasil? Porque com a pandemia, ele mudou. E muito. E o mais bacana disso é que a ideia de uma casa de quatro rodas já é muito possível para os interessados com menor orçamento.

Para quem não sabe, os motorhomes são considerados veículos recreativos. E desde 2018 deram um salto nas vendas, com um pico bem interessante em 2020 por conta da pandemia. Com os escritórios remotos e as empresas flexibilizando seus horários e formas de trabalho, ficou mais fácil colocar em prática o desejo de viajar o país, se instalando um dia numa praia, outro dia em um campo e assim enquanto houver o desejo de estar na rua levando a casa junto.

Cada vez mais este tipo de veículo está disponível ao grande público. Antes eram muito mais comuns nos Estados Unidos e na Europa. Depois ganharam força no Sul do Brasil. Hoje está ainda mais fácil ter este tipo de carro personalizado de acordo com as preferências e gostos individuais sem perder a sofisticação e conforto depois de longas distâncias.

Qual o perfil do viajante de motorhome no Brasil?
Foto: Estrella Mobil Motorhomes/divulgação

Qual o perfil do viajante de motorhome no Brasil? Mudou em 2 anos

Além da crescente busca pelas casas com rodas, o perfil de viajantes que procuram motorhomes mudou. Segundo Julio Lemos, proprietário da Estrella Mobil Motorhomes, que é uma empresa especializada na fabricação e na personalização de veículos recreativos, novas identidades surgem todos os dias: desde pessoas que trabalham em home-office, a famílias e casais que viram nos veículos uma oportunidade de se desvincular de hotéis e resorts.

“São novos perfils que têm descoberto as vantagens do motorhome, como aqueles que decidem trabalhar em numa espécie de home-office na estrada; a pessoas mais novas  que hoje estão conseguindo comprar os veículos; e o perfil mais tradicional de família que pretende rodar o mundo, com os amigos e não querem ficar em casa por conta da pandemia”, afirma Júlio, cuja empresa está localizada em Santa Branca, no interior de São Paulo.

Estudo recente mostra que o perfil do interessado nos motorhomes ficou mais jovem
Foto: Estrella Mobil Motorhomes/divulgação

Leia também

Revele suas fotos de viagem!

Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos.  Partiu revelar!

Qual o perfil do viajante de motorhome no Brasil? O perfil do viajante de motorhome no Brasil ficou mais jovem

Sim! Em 2018, na fábrica da Estrella Mobil, o perfil do público que adquiria motorhomes era basicamente aposentados e profissionais liberais que lideravam o ranking com 80% nas vendas. Os 20% restantes eram compostos por jovens, profissionais que já trabalhavam em home-office e pessoas com mais de 40 anos.

Com a pandemia, foi observado um aumento expressivo nas aquisições feitas por pessoas que já tinham o plano de um dia adquirir um motorhome no futuro e que acabaram antecipando o planejamento; pessoas que passaram a ocupar funções em home-office de forma definitiva e principalmente pessoas que se sentiram impactadas pelo isolamento e resolveram cair no mundo tendo como quintal de casa uma paisagem diferente a cada parada, ocupando de 20% para 35% no volume de vendas totais.

De modo geral, o mercado de vendas de motorhomes entre 2019 e 2020 teve aumento de 40% ao ano desde o início da pandemia, e tende a se manter até o fim de 2021. E a tecnologia dos motorhomes foi outro ponto que teve transformações desde a década de 1970. É que neste período de 50 anos, muitas empresas de maquinarias específicas para este setor se instalaram no país, depois de perceberem uma oportunidade no mercado nacional. 

“A qualidade dos produtos produzidos no Brasil melhorou muito nos últimos 20 anos! Hoje, temos diversos equipamentos específicos para motorhomes, como aquecimento de água, ar-condicionado a janelas especiais. São produtos que têm agradado muito o público, que procura o máximo de conforto”, finaliza Julio.

A Empresa Estrella Mobil está no mercado há 20 anos
Foto: Estrella Mobil Motorhomes/divulgação

Está programando para viajar? Não se esqueça do seu Seguro Viagem

Viajar em segurança é a melhor maneira de garantir um passeio apenas com ótimas lembranças. Viajar seguro faz toda a diferença. Seja por um extravio de bagagem, um cancelamento de voo ou até mesmo a necessidade de uma assistência médica ou hospitalar no Brasil e no Exterior. Veja as principais coberturas da Seguro Promo e adquira o seu seguro viagem com descontos para leitores do Viajar é Vida.

Entrevista com o empresário Julio Lemos, da Estrella Mobil

A Estrella Mobil também tem aderido à mudança? Faz projetos customizados?

Qual o perfil do viajante de motorhome no Brasil? Pesquisa inédita mostra
Foto: Estrella Mobil Motorhomes/divulgação

Julio Lemos: Sim! Além do know-how de mais de 20 anos em mecânica automotiva, a Estrella Mobil tem como característica principal a personalização/customização de motorhomes. Cada projeto é pensado de forma individual, de acordo com os gostos, preferências e objetivos de cada cliente.

Basta ter um sonho e vocês adaptam os projetos de acordo com a demanda de cada interessado?

Julio Lemos: Com certeza! Para nós realizar projetos são realizações de sonhos, tanto é que cada motorhome aqui tem nomes de estrela, exatamente para mostrar que sonhos são possíveis de se realizar.

O Brasil tem estrutura para receber novos motorhomes? O foco ainda seriam os campings?

Julio Lemos: Sim! Como o Brasil é uma país turístico e possível de viajar em todas as épocas do ano, o foco dos viajantes passou a não ser apenas campings, mas sim o que eles quiserem! O motorhome possui essa característica: a escolha do destino na hora e quando quiser. Se a pessoa está na praia e não tem gostado do clima, pode na mesma hora ir para uma cidade de campo e vice-versa. Hoje as escolhas são de acordo com o estilo de vida e cultura do usuário: alguns preferem o nordeste, outros preferem o sul, viagens internacionais etc. Hoje as pessoas não se restringem apenas aos campings. O Brasil é um país com muita terra para desbravar

Os motorhomes são verdadeiras casas sobre rodas
Foto: Estrella Mobil Motorhomes/divulgação

Esse é um projeto viável financeiramente ou é necessário se desfazer de bens como imóveis para seguir este modo de vida?

Julio Lemos: Depende muito do objetivo de cada cliente. Aqui nós temos famílias que vendem as casas e ficam apenas com o motorhome para viver e viajar, outros alugam apenas um quartinho para ter um lugar fixo para receber as contas e outros tem a casa e o motorhome. Então vai depender do objetivo de cada cliente. O Brasil ainda não dispõe de um financiamento a longo prazo, mas aqui na Estrella Mobil temos um formato próprio de parcelamento para tentar suavizar este desembolso. Então você não precisa abrir mão de algo para ter nossos produtos.

Curtiu este post sobre qual é o perfil do viajante de motorhome no Brasil? Se tiver mais alguma dica, sugestão ou dúvida, deixe nos comentários do Viajar é Vida.

Os projetos são cada vez mais pensados no bem-estar de quem encara as estradas num motorhome
Foto: Estrella Mobil Motorhomes/divulgação

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*