Qual melhor época para visitar Portugal

Portugal é sempre uma delícia, mas há períodos e períodos em que todo o cenário muda. Por isso o Viajar é Vida contou com a ajuda da Camila Aldrighi, do blog Maracujá Roxo, para tentar explicar qual melhor época para visitar Portugal. O Maracujá Roxo traz muito conteúdo de viagens e figura entre os Top 10 Blogger’s Open World Awards.

E sua idealizadora, a cearense Camila já tem um tempinho vivendo no Porto. Com isso, conseguiu levantar informações suficientes para virar uma conselheira de quem também tem o desejo de viajar ou emigrar para a Europa. Ela transformou isso em um trabalho e passa a orientar principalmente brasileiros sobre o dia a dia, a burocracia, os processos e até coisas simples como clima, destinos e informações gerais sobre o país.  

Bom, mas e aí, qual melhor época para visitar Portugal?

qual melhor época para visitar Portugal? Cada um tem a sua específica
Foto: David Mark/Pixabay 

A pergunta que não cala: qual melhor época para visitar Portugal?

Portugal é um país pequeno. Poderia se comparar ao Estado de Santa Catarina, no Brasil. Em poucas horas é possível rodar de ponta a ponta e conhecer praticamente todo o país. Por isso, a escolha da melhor época para visitar Portugal vai muito do seu gosto pessoal. Quem ama o frio, vai perceber no inverno uma melhor oportunidade. E com isso poderá também definir que melhores regiões poderá visitar. O mesmo ocorre no outro extremo, durante o verão. O país tem lindas regiões litorâneas e que valem cada segundo do calor.  Com isso, o Viajar é Vida vai tentar descrever melhor cada uma das estações.

As várias regiões de Portugal combinam com as estações do ano e cada uma sustenta uma visita
Foto: rana88888/Pixabay 

Verão é a melhor época para visitar Portugal?

Se você ama o calor, adora viver em contato com a natureza, circular pelas ruas e ver gente, deve visitar Portugal durante os meses de calor, entre junho e agosto. Neste período você poderá ver golfinhos nadando no Rio Sado, que nasce cerca de 230 metros de altitude na região da Serra da Vigia em Ourique e percorre 180 quilômetros onde desemboca no Oceano Atlântico perto de Setúbal.

Ou conhecer a Caverna de Benagil que fica na Vila do Carvoeiro, no Algarve, onde a natureza foi generosa.  Outra sugestão é visitar o arquipélago de Berlengas, composto por ilhas graníticas no Atlântico, cerca de 10 quilômetros do Cabo Carvoeiro. E para aproveitar ainda mais o calor, vale passear na Costa Nova do Prado, uma das melhores praias portuguesas para a prática de esportes náuticos, principalmente porque além da costa atlântica, tem ainda uma área ribeirinha para o Canal de Mira da Ria de Aveiro.

A Caverna de Benagil está na lista de verão sobre qual melhor época para visitar Portugal
Foto: Julius Silver/Pixabay

Seria o inverno a melhor época para conhecer as terras portuguesas?

No frio e para os amantes da neve, a Serra da Estrela é um dos locais mais indicados. No inverno, a paisagem fica branquinha e as atividades são todas relacionadas ao clima.  Outro local muito interessante no frio é a região de Gerês, uma vila que corresponde territorialmente à freguesia de Vilar da Veiga, do município de Terras de Bouro. É um tesouro a ser explorado. Vale se dedicar à esta região portuguesa.

Na região do Minho e com muito charme está a pequena, porém, gostosa de visitar, Ponte de Lima. É uma vila portuguesa no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte do país. São pouco mais de 5 mil moradores e casas com arquitetura medieval. É a segunda vila mais antiga de Portugal. Também no Norte do país vale conhecer Bragança. São apenas 35 mil habitantes e, mesmo assim, a cidade é a 8ª maior do país. A região Norte, aliás, é onde o inverno acontece! Por isso Montsanto está na lista. É quase Espanha, mas é ainda em Portugal.

Região de Gerês combina com o inverno quando se pergunta qual melhor época para visitar Portugal
Foto: ElToro25/Pixabay 

Vale visitar Portugal na primavera

Este é o período para ver o país florido, as temperaturas de mesclando entre o calor do dia e o frio da noite e a época ideal para visitar as vinícolas. Há lugares como em Braga, onde fica o Jardim de Santa Bárbara e o cenário ideal para marcar para sempre Portugal na memória. Não se esqueça de visitar Guimarães, a cidade berço e capital cultural da Europa. Ela é Patrimônio da Humanidade e os jardins da Praça do Brasil valem toda a viagem.

Portugal a primavera têm uma forte ligação e pode ser um bom período para se visitar
Foto: M4artine/Pixabay

Maracujá Roxo dá spoiler sobre o outono

Entre setembro e outubro, com temperaturas que devem ter as suas máximas na casa dos 20 e poucos graus, Portugal recebe o Outono! Nessa estação do ano, o país conhecido pelas suas casas cor de telha fica com tons ainda mais dourados e alaranjados. Irresistível para fotografar!

🔔 Já salva esse post porque as dicas estão IMPERDÍVEIS:

🍂 Parques e jardins serão os seus lugares favoritos pelas árvores e chãos tomados por um tapete dourado de folhas secas!

🌬️ Mas não se iluda! Nesta época também costuma chover bastante, mas este nem sempre é o problema. O problema é que a chuva vem acompanhada do vento, o que causa um fenômeno muito engraçado nas cidades: a quantidade de guarda-chuvas jogados no lixo. Invista em capas de chuva!

☔ Para não esquecer na mala: roupas térmicas, impermeáveis e, sobretudo, confortáveis são o que você precisa para aproveitar Portugal nesta época do ano!

🍷 Tente visitar as vinícolas da região do Douro não só para pegar o Vinho Novo, mas para viver o momento de apanha das uvas – as vindimas!

🌰 Na culinária, é nessa estação que passamos pelo dia de São Martinho (11.11), período em que a tradição de comer castanhas portuguesas assadas na rua fica ainda mais forte.

Camila, do Maracujá Roxo, está vivendo em Portugal há alguns anos já
Foto: álbum pessoal/Maracujá Roxo

Você já passou algum outono em Portugal? Pra você, qual melhor época para visitar Portugal? Conta pro Viajar é Vida como foi! 😍👇


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*