Viajar para Portugal com crianças: descubra Viana do Castelo

Quem viaja com toda a família vai adorar estas dicas sobre “Viajar para Portugal com crianças: descubra Viana do Castelo”, que fica no Norte do país.  A charmosa cidade portuguesa é conhecida pela arquitetura, pelas joias em filigrana, pela gastronomia saborosa (em especial Bolas de Berlim), e pelo chocolate. Isso mesmo, chocolate.

Em Viana do Castelo há um programa saboroso para crianças e adultos apaixonados por essa doçura: o Museu da Fábrica do Chocolate, um espaço que abriga, como o próprio nome diz, um museu e um hotel em um prédio revitalizado que no passado sediou a primeira fábrica de chocolate de Portugal.

A descoberta da história do cacau com experiência

Quer programa mais bacana de Portugal com as crianças do que este? A visita tem hora marcada, ainda mais para quem deseja participar de ateliers de fabricação de chocolate.

Os visitantes são reunidos em pequenos grupos, pois o museu é uma aula interativa pela rota do cacau, desde o descobrimento no México até a chegada a Europa, passando pelo processo de fabricação, abordagem sobre as primeiras marcas comerciais até uma exposição de antigos maquinários reais da fábrica do chocolate. O que encanta é que a visitação, que leva cerca de uma hora, envolve a todos com imagens em diferentes dimensões, projeções, aroma e, é claro, degustação.

Para quem quiser esticar mais o passeio por Viana do Castelo, vale a pena se hospedar no Hotel do Museu da Fábrica de Chocolate. São 18 suítes ao todo e sempre temáticas: de Willy Wonka a Hanzel e Gretel sem deixar de fora o também apaixonado por chocolate Salvador Dalí.

No site da Fábrica do Chocolate Hotel do você pode escolher a suíte que melhor se enquadra aos seus dias de lazer. Ah, para os apaixonados a nossa dica não poderia ser outra, a suíte Romance.

“Viajar para Portugal com crianças: descubra Viana do Castelo”

Viana do Castelo é uma cidade portuguesa que participa do movimento slow

Já ouviu falar no movimento criado pela Cittaslow? A ideia é ideal para quem busca abandonar o modo em que se vive hoje e vem resultando em estresse, agitação e a sensação de que tudo passa tão rapidamente que nem se percebe. Bem, Cittaslow é uma organização não governamental fundada em 1999, na Itália.

A ideia é reduzir a velocidade do dia a dia com foco em qualidade de vida. A inspiração veio do movimento slow food, da gastronomia, que prega o avesso do fast food, ou seja, alimentação com tempo para curtir sabores, aromas e a companhia de amigos. 

Cidades do mundo inteiro podem participar, mas é preciso ter limite de habitantes

A associação ao movimento é aberta a cidades com menos de 50 mil pessoas e esses moradores são convidados a participar de ações para em prol dessa “cidade lenta”. De maneira mais prática, o Cittaslow propõe que os habitantes tenham mais tempo livre para que possam fazer algo que dê prazer, alegria a si ou a outras pessoas. O Brasil ainda não tem representantes nessa lista de cidades menos aceleradas, mas Viana do Castelo integra esse movimento. No site oficial da organização há uma relação de todos que aderiram ao projeto. Pode ser uma boa dica para começar a planejar as próximas viagens, que certamente, serão para repor as energias e descansar o cérebro.

Foto: Murilo Osorio

Ritmo slow é comum já em Viana do Castelo

Em Viana do Castelo o ritmo pode ser mesmo mais reduzido se focar em curtir o que a cidade oferece. Na arquitetura, por exemplo, podem ser observados os estilos renascentista, manuelino, barroco e Art Déco. Na malha urbana destaca-se o centro histórico, ainda com resquícios das antigas muralhas que protegiam a região.

Entre as belas edificações históricas, estão a antiga Igreja Matriz (agora catedral – desde 1977), a Capela da Misericórdia (século 16!), a Capela das Almas, e o edifício da antiga Câmara Municipal.

A melhor época para visitar Portugal vai de maio a setembro, principalmente entre julho e agosto, que são os meses mais quentes. Apesar de terem um inverno mais ameno, a água do mar fica gelada nos dias mais frios, de outubro a abril.

E aí, curtiu este post sobre “Viajar para Portugal com crianças: descubra Viana do Castelo”? Se pudesse citar outros destinos interessantes para levar os pequenos, quais seriam?


Conteúdos Relacionados


2 comentários

  1. Pingback: 7 atrações imperdíveis em Portugal Viajar é Vida!

  2. Pingback: O que fazer em Carvoeiro, Portugal Viajar é Vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*