Viajar para a Europa: 7 atrações imperdíveis em Portugal

Sabe aquele lugar pequeno que a gente entra e pensa “como é possível ter tanta coisa legal em um espaço tão pequeno?” Pois é assim mesmo. Se for viajar para a Europa: 7 atrações imperdíveis em Portugal.

Portugal é um país incrível e mesmo sendo pequeno é cheio de roteiros diferentes que vão conquistar seu coração (e também seu estômago). O Viajar é Vida selecionou então dicas para viajar para a Europa: 7 atrações imperdíveis em Portugal para você provar e comprovar experiências únicas nessa viagem.

A época do ano vai influenciar o tipo de passeio, já que Portugal fica na Europa, um continente com as 4 estações do ano bem definidas. Portanto se a viagem for no inverno pode ser que você encontre neve na Serra da Estrela, já no verão um passeio de barco circulando as falésias do Algarve é a melhor pedida.

A nossa sugestão de roteiro tem uma boa dose de influência gastronômica, afinal a terra do bacalhau tem muito mais do que peixe. Os vinhos, os cozidos portugueses, os doces conventuais (assim são chamados os doces que começaram a ser feitos em grande quantidade nos conventos portugueses), e tantas outras delícias, fazem do país de Camões um dos mais famosos de toda a Europa e também do mundo gastronômico de uma maneira geral.

Foto: Phillip Weber/Pixabay

1. Show de Fado está entre as 7 atrações imperdíveis em Portugal

As casas de Fado são muito procuradas em Portugal, geralmente o show inclui um jantar ou almoço e os preços variam bastante também. Há casas que cobram cerca de 50 euros por pessoa e fazem um verdadeiro espetáculo. Há também opções mais baratas em torno dos 15 euros que também incluem refeição e são realizadas em restaurantes mais simples, o que não é sinônimo de menor qualidade.

Quer viver uma experiência bem portuguesa? Procure restaurantes que organizam noites de Fado e que são frequentadas por moradores locais, é garantia de boa comida e boa música. E uma dica importante, acompanhe a apresentação em silêncio e com descrição, nada de fazer alarde, os portugueses levam as apresentações de fado tão a sério que se você fizer bagunça corre o risco de levar uma chamada de atenção na frente de todo mundo (ou de toda a gente, como eles dizem em Portugal).

Foto: Wikipedia Commons

2. Castelos e Palácios de Sintra atraem turistas de todo o mundo

Se estiver na região de Lisboa inclua pelo menos um dia na Vila de Sintra, a queridinha da realeza de Portugal em séculos passados vai deixar você se sentindo um membro da nobreza da Europa. Esta joia da coroa está repleta de palácios e castelos que podem ser visitados pelo público.

A Quinta da Regaleira é uma das atrações mais visitadas e simboliza um exemplo da arquitetura integrada a natureza bem na parte central da Vila. Antes de fazer o passeio baixe eu seu celular o aplicativo que ajuda os visitantes a conhecerem melhor o lugar, com ele é possível receber dicas em realidade aumentada com o apoio de figuras históricas espalhadas pela quinta.

O Castelo dos Mouros é capaz de transportar o visitante através do tempo, uma vez lá dentro é fácil imaginar como era viver em um castelo e se sentir um pouco cavaleiro ou guerreiro. É possível circular o castelo por cima das longas muralhas conservadas e observar de longe as belezas naturais da região.

O Palácio da Pena é um dos lugares mais visitados do país. Famoso pelas cores chamativas e pelas curvas arquitetônicas, o palácio é rico em detalhes. Não vá embora sem dar pelo menos uma voltinha nos jardins do palácio, visite a plantação de camélias que divide espaço com árvores centenárias que fizeram sombra para rainhas e princesas.

Foto: Oleg Shakurov/Pixabay

3. Turistas são pegos pelo estômago com o Pastel de Belém

Um dos sabores mais emblemáticos do país e que não poderia faltar na lista sobre Viajar para a Europa: 7 atrações imperdíveis em Portugal é o Pastel de Belém. E atenção, não tem nada a ver com o nosso pastel de feira do Brasil. O pastel de Belém é um doce português encontrado facilmente em padarias, docerias e confeitarias, mas neste caso ele é chamado de pastel de nata, ou simplesmente de nata.

O termo Pastel de Belém, só pode ser empregado no doce produzido em uma confeitaria específica, localizada na Rua de Belém em Lisboa. O doce começou a ser preparado no Mosteiro dos Jerônimos que fica ali pertinho, ainda no século 19 e ganhou fama no mundo todo.

Foto: Matija Tunjic/Pixabay

4. Frio e diversão para quem viaja até a Serra da Estrela

Sua viagem pela Europa, mais precisamente Portugal, é no inverno? O passeio perfeito para o frio fica lá no alto, no ponto de maior altitude da parte continental de Portugal. Tem 1993 metros, é chamada de Torre e fica localizada na Serra da Estrela. Entre dezembro e fevereiro é possível ver a neve e se divertir na estação de esqui.

E claro, o festival de sabores continua, afinal estamos em Portugal. Os visitantes podem se deliciar com o tradicional queijo da Serra da Estrela, feito de leite de ovelha, e com denominação de origem controlada. É o mais antigo dos queijos portugueses e as receitas remontam ao século 12.

Atenção para os agasalhos, não suba a serra no inverno sem um bom casaco impermeável, botas, e o kit de sobrevivência com touca, luva e cachecol. As temperaturas podem ficar negativas e ninguém quer pegar um resfriado ou gripe durante uma viagem cheia de emoções. Está gostando da nossa lista sobre Viajar para a Europa: 7 atrações imperdíveis em Portugal?

5. Visitantes amam o passeio de barco no Algarve

O Algarve é a região mais “tropical” de Portugal e fica bem ao Sul do país. Conhecida por belas praias e clima agradável quase todo o ano, atrai milhares de turistas do mundo inteiro. As cidades mais conhecidas são Lagos, Faro e Albufeira, mas há incontáveis vilas e aldeias cheias de charme que recebem muito bem os turistas. No Algarve também estão alguns dos mais completos hotéis e resorts de Portugal, com serviços de spa e enormes campos de golf.

Uma das atrações mais procuradas são os passeios de barco. É uma forma prática de conhecer as falésias, aqueles paredões de pedra que fazem o encontro da terra com o mar. O percurso com cerca de uma hora e meia custa por volta dos 30 euros por pessoa, é possível entrar em grutas e conhecer de perto alguns pontos impossíveis de chegar a pé.

Foto: Karl Egger/Pixabay

6. Conheça as caves de Vinho do Porto em Portugal

O norte de Portugal tem a cidade do Porto como a principal atração, mas é na cidade de Vila Nova de Gaia que está a nossa sugestão para saborear o vinho do Porto, o néctar dos vinhos portugueses. São mais de 50 casas especializada na bebida e distribuídas pela cidade que fica na margem oposta do Rio Douro em relação ao Porto.

O passeio geralmente é guiado com um especialista na história da vinícola. O preço fica em torno dos 15 euros por pessoa e dá direito a prova de vinhos ao fim do trajeto que dura cerca de uma hora. As caves mais famosas são Ferreira, Taylor´s, Ofley, Cockburn´s, Ferreira, Grahams, Croft, entre outras. Se quiser conhecer as vinhas, onde as uvas que dão origem ao vinho do Porto são plantadas, você precisa ir até o Vale do Douro, distante cerca de 100 quilômetros de Porto. É outro belo e interessante passeio que pode ser feito de carro, trem ou barco subindo o Rio Douro.

Foto: Heiko Grupp/Pixabay

7. Madeira e Açores  são ilhas portuguesas que esbanjam belezas naturais

Não bastasse toda variedade cultural, gastronômica e arquitetônica que possui em terras do Continente Europeu, Portugal também esbanja beleza e riquezas naturais nas ilhas da Madeira e dos Açores. Cercadas pelas águas do Oceano Atlântico as ilhas tem um funcionamento bastante independente e pode ser bem difícil entender o dialeto falado pelos locais, mas sem duvida é um passei que vale muito a pena.

O arquipélago da Madeira foi descoberta há 600 anos e desde 2015 tem aparecido em listas internacionais que elegem os melhores destinos do planeta e a excelência nos serviços turísticos. Apesar de estar na Europa, a temperatura é amena o ano o que convida para caminhadas ao ar livre, banhos de mar, e reconhecimentos da floresta milenar que é considerada Patromônio da Humanidade.

Os Açores são o refúgio ideal para quem busca tranquilidade e conexão com a natureza preservada em meio ao oceano. As atividades vulcânicas chamam a atenção nas 9 ilhas atlânticas. O arquipélago é reconhecido pela geodiversidade, pela vida marinha preservada e por ter 4 ilhas que integram a rede mundial de reservas da biosfera. Os Açores estão no top 100 dos destinos mais sustentáveis do planeta, e são considerados um dos 10 destinos líderes nas boas práticas de sustentabilidade de todo mundo. É ou não é para estar nesta lista sobre Viajar para a Europa: 7 atrações imperdíveis em Portugal?

Foto: Jaqueline Macou/Pixabay

E você já viveu alguma destas experiências? Acha que faltou alguma outra atração em Portugal? Comente e envie para o Viajar é Vida a sua lista preferida de além destas sobre Viajar para a Europa: 7 atrações imperdíveis em Portugal is em Portugal.

2 comentários

  1. Pingback: Como fazer estágio na Europa? Viajar é Vida!

  2. Pingback: As tendências para o turismo em 2020 Viajar é Vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*