Quais são as regiões turísticas de Santa Catarina

Um dos melhores destinos do Brasil quando o assunto é turismo, estado 12 vezes campeão como o melhor para se viajar no país, o Viajar é Vida aponta agora quais são as regiões turísticas de Santa Catarina.

Com a criação do Vale dos Imigrantes, em 2019, no Meio-Oeste catarinense, Santa Catarina passou a ter 13 regiões turísticas reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur). A novidade foi oficializada com a publicação do Mapa do Turismo Brasileiro, que também formaliza o cadastro de 177 municípios catarinenses no ministério. Esta nova região foi criada a partir do desmembramento da antiga região Vale do Contestado. Ela reúne 25 municípios. Já a nova região Caminhos do Contestado passou a ter quatro municípios cujas histórias estão diretamente ligadas à Guerra do Contestado: Itaiópolis, Mafra, Major Vieira e Porto União.

Quais são as regiões turísticas de Santa Catarina
Foto: Lucas Amorim Fotografia/Pixabay

Quais são as regiões turísticas de Santa Catarina. Veja a lista completa

  1. Caminho dos Cânions
  2. Caminho dos Príncipes
  3. Caminhos da Fronteira
  4. Caminhos do Alto Vale
  5. Caminhos do Contestado
  6. Costa Verde & Mar
  7. Encantos do Sul
  8. Grande Florianópolis
  9. Grande Oeste
  10. Serra Catarinense
  11. Vale das Águas
  12. Vale dos Imigrantes
  13. Vale Europeu

Caminho dos Cânions fica no Sul do Estado

Pela sua variedade de cenários naturais, esta região tem como foco o turismo contemplativo e de experiência com a natureza. Os cânions situados no Parque Nacional Aparados da Serra marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. São penhascos, baixadas e leitos de rios das bordas catarinenses que podem ser encontrados nas expedições que seguem pelas enormes montanhas. Apesar da maioria da paisagem ser este tipo de relevo, há ainda outras atrações no litoral e cidades do interior, que oferecem infraestrutura de comércio e serviços, além de um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina que é o Morro dos Conventos.

Principais cidades: Santa Rosa do Sul, Meleiro, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Jacinto Machado, Ermo, Morro Grande, Passo de Torres, Maracajá, Timbé do Sul, Praia Grande, Turvo, Sombrio.

Caminho dos Cânions fica no Sul do Estado
Foto: Inaê Miranda/Pixabay

Também naquele trecho do território ficam os Encantos do Sul

O portal Observatório do Turismo, iniciativa da Fecomércio, Sesc e Senac, mostra que os Encantos do Sul possuem cidades históricas com as mais belas praias e lagoas de todo o Sul do país. Mesmo no inverno é possível curtir a faixa litorânea, principalmente porque é ali que nascem várias baleias-franca todos os anos. Mais para o interior, o visitante encontra as estâncias termais e muita cultura italiana e alemã. O site destaca que o centro histórico de Laguna é tombado pelo Iphan. O Farol de Santa Marta é outra grande atração. A construção histórica de 1891, é o farol com maior alcance visual da América do Sul

Principais cidades: Garopaba, Imbituba, Laguna, Lauro Müller, Nova Veneza, Santa Rosa de Lima, Treviso, Jaguaruna, Grão-Pará, Orleans, Balneário Rincão e Forquilhinha.

Também naquele trecho do território ficam os Encantos do Sul
Foto: Alana Montagna/Pixabay

Serra Catarinense é uma das mais reconhecidas pelo seu nome

Não é difícil falar sobre as belezas da Serra Catarinense. Famosa em todo o Brasil e com os olhares todos voltados a ela durante o inverno, a região também tem possibilidades durante todo o ano. Com território formado por florestas de araucárias, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, tem muitas estâncias com todo o conforto e infraestrutura de lazer para bem atender com hospitalidade, atrativos e atividades os adeptos do turismo de aventura e do ecoturismo. Ficam também na Serra Catarinense importantes vinícolas com seus vinhos e espumantes de alta qualidade.

Principais cidades: Anita Garibaldi, Urubici, Campo Belo do Sul, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, São José do Cerrito, Lages, Palmeira, São Joaquim e Urupema.

Serra Catarinense é uma das mais reconhecidas pelo seu nome
Foto: Fabiano Panisson/Pixabay

Quais são as regiões turísticas de Santa Catarina: Grande Florianópolis

A Grande Florianópolis é outra das regiões turísticas de Santa Catarina. Apesar da força da capital, tem no entorno muitas belas cidades, com uma variedade de cenários e paisagens. Além de Floripa ser famosa pelas mais de 100 praias da ilha, a região possui ainda as estâncias de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, o clima rural de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, e as maravilhosas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a Guarda do Embaú. Além da colonização açoriana, tem ainda outros povos que deixaram suas heranças culturais na região.

Principais cidades: Florianópolis, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, São José, Palhoça, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro, Governador Celso Ramos e Rancho Queimado.

Quais são as regiões turísticas de Santa Catarina: Grande Florianópolis
Fotos: Foto GE/Pixabay

Vale Europeu tem características bem distintas

O portal Observatur também destaca a herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses nesta região catarinense. No Vale Europeu, a herança cultural alemã se concentra em Pomerode e Blumenau. A Italiana, em Rodeio e Nova Trento. Em quase todos os municípios da região as festas típicas celebram sua herança cultural – durante o mês de outubro, em Blumenau tem a Oktoberfest, em Brusque a Fenarreco e em Timbó, a Festa do Imigrante. Na região, propriedades rurais abrem suas portas para receber visitantes oferecendo hospedagem e atividades de lazer, além da mesa sempre farta com o tradicional café colonial a base de produtos regionais.

Principais cidades: Ascurra, Brusque, Guabiruba, Blumenau, Doutor Pedrinho, Indaial, Nova Trento, Rio dos Cedros, Luiz Alves e Pomerode.

Vale Europeu tem características bem distintas
Foto: Alexandre Gonçalves da Rocha/Pixabay

Caminhos do Alto Vale na lista de regiões turísticas de Santa Catarina

A região Caminhos do Alto Vale tem como forte referência o cuidado com o meio ambiente. Com tanta área bem preservada, é possível praticar atividades ligadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo. Os esportes radicais estão em alta por aqui. Junto, pequenas propriedades rurais atraem o visitante para conhecer o modo de vida e a gastronomia do morador do campo. A dica aqui é conhecer os prazeres da vida simples e trocar experiências.

Principais cidades: Agronômica, José Boiteux, Santa Terezinha, Atalanta, Braço do Trombudo, Rio do Campo, Presidente Nereu, Taió, Laurentino e Rio do Sul.

Foto: Fotos GE/Pixabay

Paisagens verdejantes emolduradas pelo azul do Atlântico, esta é a Costa Verde & Mar

A Costa Verde & Mar é mais uma das belas regiões catarinenses. Por aqui o visitante encontrará belas praias, badalação noturna, atrativos como a maior roda-gigante do Brasil e o maior e melhor parque temático da América Latina que é o Beto Carrero World. Boa comida, trilhas junto à Mata Atlântica, qualidade de leitos e meios de hospedagem e a possibilidade de receber transatlânticos. A região mantém inúmeras opções de lazer e entretenimento para todos os públicos, belezas naturais exuberantes, gastronomia típica e temática, manifestações culturais variadas, compras e muito mais.

Principais municípios: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Ilhota, Camboriú, Itajaí, Itapema, Bombinhas e Porto Belo.

Paisagens verdejantes emolduradas pelo azul do Atlântico, esta é a Costa Verde & Mar
Foto: Gaspar Rocha/Pixabay

Leia mais

Histórico de realeza batiza o Caminho dos Príncipes

No norte catarinense, na região chamada de Caminho dos Príncipes, há muita história, cultura, desenvolvimento econômico e preservação da natureza. Tem ainda lindas praias e recantos rurais. O nome está ligado ao período de 1853, quando as terras onde hoje está a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do Príncipe de Joinville com a Princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro ll. Em São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil, estão algumas das mais belas praias da região. O clima tranquilo de praia predomina nos balneários de Barra do Sul, Barra Velha e Itapoá, onde a culinária açoriana é apenas um entre tantos atrativos, avisa o portal Observatório do Turismo Catarinense.

Principais municípios: Corupá, Rio Negrinho, Joinville, Barra Velha, Campo Alegre, São Bento do Sul, Garuva, São Francisco do Sul, Itapoá, Guaramirim e Jaraguá do Sul.

Histórico de realeza batiza o Caminho dos Príncipes
Foto: emerfb121/Pixabay

Território de guerra na lista sobre quais são as regiões turísticas de Santa Catarina

Um histórico de luta marca esta região catarinense. Por ter sido cenário da Guerra do Contestado, um dos maiores conflitos sociais do país que teve camponeses contra o Governo Federal, o lugar guarda resquícios deste período. Os confrontos levaram mais de 5 mil vidas e toda essa memória está preservada nos museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa. Nesta região de Santa Catarina, as cidades revelam nos dias atuais os resquícios das diferentes colonizações, com suas respectivas cultura e gastronomia e cenários naturais exclusivos.

Principais municípios: Papanduva, Mafra e Canoinhas.

Quais são as regiões turísticas de Santa Catarina
Foto: Wikipedia

Vale dos Imigrantes é mais uma das regiões

Chamado de Vale dos Imigrantes, este trecho do território de Santa Catarina apresenta forte ascendência italiana e alemã. Mas não apenas. Por aqui fica, por exemplo, Treze Tílias, que também tem colonização dos imigrantes da região do Tiro, na Áustrial. O Vale dos Imigrantes concentra centenas de cascatas e cachoeiras que convidam à prática de esportes de aventura. Tem ainda águas termais e presença maciça de pomares de maçãs.

Principais municípios: Campos Novos, Joaçaba, Fraiburgo, Treze Tílias e Videira.

Vale dos Imigrantes é mais uma das regiões
Foto: Wikipedia

Apelo rural na região da Grande Oeste, mas com uma cidade como centro econômico

A Grande Oeste tem forte apelo agropecuário e o diferencial de fazer fronteira com a Argentina. De uma maneira geral, são pequenas cidades localizadas em paisagens únicas, no estilo campeiro, com uma cidade maior como principal centro econômico, que é Chapecó. A região tem ascendência principalmente italiana e alemã, mas que vieram do Rio Grande do Sul em busca de desbravar novas terras já no Brasil. O visitante encontra atividades do turismo rural, variedade gastronômica até festas típicas.

Principais municípios: Chapecó, Xanxerê, Arvoredo, Abelardo Luz e Coronel Freitas.  

Quais são as regiões turísticas de Santa Catarina
Foto: Wikipedia

Abundância de água forma mais esta região turística de Santa Catarina

No Vale das Águas, mais na ponta do mapa, a região oferece fortes atrativos ligados ao mundo aquático. Em comum, as cidades apresentam águas abundantes que podem ser encontradas sob diversas formas. As termais são destaque em Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos e Quilombo. O Rio Uruguai, que passa por várias cidades do Vale das Águas, também é um atrativo que pode ser explorado de diversas maneiras, seja por meio de passeios de barco ou jornadas aos balneários de água doce. As especificidades de cada município permitem a composição de diferentes roteiros, explica o portal Observatur.

Principais cidades: Palmitos, Formosa do Sul, Pinhalzinho, Quilombo, Águas de Chapecó e Maravilha.

Abundância de água forma mais esta região turística de Santa Catarina
Foto: Wikipedia

No extremo Oeste tem os Caminhos da Fronteira completando a lista sobre quais são as regiões turísticas de Santa Catarina

Na ponta extrema do Oeste de Santa Catarina fica a região batizada pela Santur de Caminhos da Fronteira. Além da divisa com os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, faz ainda fronteira com a Argentina. Para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura, a região proporciona uma diversidade de atividades ainda pouco conhecidas pela maioria dos brasileiros. A beleza selvagem é um convite ao trekking e aos esportes radicais nos cânions dos municípios fronteiriços com a Argentina. Vivem aqui moradores de etnias como alemães, italianos e poloneses.

Principais municípios: Guaraciaba, Dionísio Cerqueira e Descanso.

Quais são as regiões turísticas de Santa Catarina
Foto: Prefeitura de Guaraciaba

Gostou de saber esta lista sobre quais são as regiões turísticas de Santa Catarina? Você já sabia que todas elas existiam? Por quais delas você já passou? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*