Vales muito profundos com bordas íngremes e profundidade que podem chegar a até 5 quilômetros. Essas formações geológicas são os cânions e que em Santa Catarina se destacam na paisagem. Eles são vários em território catarinense, mas o Viajar é Vida destaca agora os 5 cânions para visitar em Santa Catarina.
Antes, é preciso dizer que essas paredes verticalizadas, muito profundas, foram formadas com o passar dos tempos e cada paredão deste é capaz de revelar milhões de anos de existência. A própria geologia vê essas formações como verdadeiros mistérios. A profundidade de um cânion pode ser obtida por meio de processos erosivos que levam centenas de milhões de anos e as hipóteses sobre a formação dos cânions giram em torno das movimentações de placas tectônicas e consequente erguimento de determinadas áreas. A única certeza é a de que a natureza é maravilhosa, consistente e repleta de atrativos.
5 cânions para visitar em Santa Catarina: das Laranjeiras em Bom Jardim da Serra
O grande Cânion das Laranjeiras é um dos atrativos de Bom Jardim da Serra e considerado um dos mais belos monumentos da natureza. Fica na primeira cidade após a subida da Serra do Rio do Rastro. Está localizado dentro da demarcação do Parque Nacional de São Joaquim, mas sua área não foi regularmente adquirida pelo IcmBio, por isso sua preservação e proteção ambiental continua sob a responsabilidade de seus proprietários. Ainda assim, por ser uma área de propriedade particular, mesmo dentro dos limites do parque, necessita de autorização para entrada de visitantes.
Neste local há o Mirante Norte e o Mirante Sul. Pelo lado norte é necessário chegar até a Fazenda Rincão da Palha, que existe desde 1775 e é a mais antiga da região e pode servir de hospedagem em sua Pousada de Montanha. Por esta Fazenda a visitação é bem acessível. É cobrado uma taxa de visitação e o agendamento deve ser feito direto com a fazenda ou com algumas agências e guias de turismo de comprovada experiência, cujo acesso está autorizado pelo proprietário.
A borda do cânion está a 6 quilômetros de distância da sede da fazenda. O carro chega 300 metros antes da primeira fenda do Cânion das Laranjeiras, onde depois é percorrido aproximadamente 1 quilômetro e meio na borda dos paredões. Se a opção for fazer a trilha caminhando, são 12 quilômetros ida e volta, porém há possibilidade de deixar o veículo mais próximo, encurtando o trajeto de caminhada.
Já pelo lado sul, é preciso chegar até a sede da Fazenda Santa Cândida, seguindo por uma estrada de chão de 12 quilômetros até a localidade Quinze Dias. Lá chegando, a autorização é obtida mediante o pagamento de uma taxa de visitação e acesso à trilha. O percurso é feito a pé da sede da fazenda até a borda do cânion e são 5 quilômetros de trajeto ida e volta.
Leia mais
- Roteiro nos Caminhos dos Cânions do Sul
- 7 países que possuem cânions incríveis
- O que fazer numa viagem de quatro dias aos cânions do Sul do Brasil
- Santa Catarina agora tem Geoparque Mundial
Cânion do Funil também na subida da Serra Catarinense
Bom Jardim da Serra também foi presenteada com o Cânion do Funil. Localizado a 1.590 metros de altitude no ponto mais elevado, possui 2 quilômetros de extensão e uma largura que varia de 500 a 1.000 metros. A experiência de conhecer o Cânion do Funil é maravilhosa e essa formação rochosa serve de limitez natural entre duas cidades catarinenses: no alto Bom Jardim da Serra e na parte de baixo fica Lauro Muller.
Para este atrativo é preciso ter uma certa resistência. A caminhada aqui é de 7 quilômetros na borda da formação, de onde é possível observar o Morro da Igreja e lá mais distante o litoral catarinense. Como toda atividade que oferece certo risco, é importante fazer os passeios com guias especializados. Essas trilhas nos cânions são longas, de nível moderado a difícil e é preciso conhecer os caminhos para poder ter um passeio com emoções, mas sem problemas.
Bom Jardim da Serra tem outro atrativo deste porte
Outra belezura destas bandas é o Cânion do Portal. Fica entre os Cânions das Laranjeiras e do Funil, embora pouco conhecido e explorado. O nome faz referência ao Portal Pedras que se avista na imponente escarpa que insurge como um castelo no meio do cânion. Quem visita o local, vê campos em tom pastel no inverno que são adornados por cinturões verdejantes de florestas de araucárias. Cada passo nesse local é mágico e encantador. Um cenário cinematográfico para ficar na memória.
5 cânions para visitar em Santa Catarina: Itaimbezinho
A parte de baixo do Cânion Itaimbezinho pertence à Santa Catarina. Mas no alto o território é gaúcho. A visitação aqui está condicionada à compra de ingresso e o acesso é somente de terça a domingo e em feriados nacionais. Este cânion integra o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. A parte de cima é o município de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e a de baixo já é Praia Grande, em Santa Catarina.
Este é o mais famoso cânion do Parque Nacional dos Aparados da Serra, com 5,8 quilômetros de extensão, 720 metros de profundidade e 200 metros de largura. O nome Itaimbezinho deriva do tupi-guarani Ita (pedra) e Aí’be (afiado). Caracteriza-se pelos paredões rochosos verticais, acompanhados de pouca vegetação em suas escarpas. O cânion é cortado pelos rios Perdizes e Preá, que formam o Rio do Boi. Fica a apenas 80 metros do Centro de Visitantes do parque e pode ser avistado durante as trilhas do Vértice e do Mirante do Cotovelo . Ao longo das trilhas, surpresas importantes, como as cascatas que despontam da mata.
Cânion Espraiado na lista dos 5 cânions para visitar em Santa Catarina
Em Urubici fica o Cânion Espraiado, que cobra R$ 20 de entrada por pessoa. A estrada que dá acesso é muito íngreme e tem trechos com curvas fechadas. É preciso ter experiência e dirigir com muito cuidado. É considerado um dos mais belos e imponentes cânions da formação Serra Geral. Fica distante 42 quilômetros do centro de Urubici. Ele está em uma propriedade particular e você precisará adquirir a autorização de acesso. Já o balanço infinito fica em uma montanha vizinha ao cânion e é paga separadamente. O valor também é de R$ 20 por pessoa.
E você, já se aventurou pelos cânions de Santa Catarina? Quais dos 5 já estão na sua lista de visitação? Conte nos comentários do Viajar é Vida.
Comentários