Basta os termômetros começarem a dar sinal de que o Inverno está por perto que todo turista que se preze já questiona: onde ver neve em Santa Catarina? O Viajar é Vida vai mostrar neste post as cidades onde costuma cair neve, que são aquelas mais prováveis ao fenômeno graças às suas condições geográficas e de clima.
Em 2022, algumas cidades já ficaram branquinhas mais de um mês antes da chegada oficial da estação. Em pleno 17 de maio, houve registro de neve em 4 cidades: Bom Jardim da Serra (com -2°C), São Joaquim (0°C), Urupema (1,5°C) e Urubici (1,7°C). Os dados são da Epagri/Ciram, órgão do governo estadual que faz o monitoramento. Mas além destas, há outras cidades onde é possível ver neve em Santa Catarina. Confira.
Monitoramento torna o acompanhamento mais certeiro
Faz mais de 20 anos que o órgão do governo faz o acompanhamento da chegada da neve em Santa Catarina. E por meio deste registro ficou comprovado que as cidades mais altas no Planalto Sul é que costumam registrar o fenômeno. O ano de 2013 foi o que mais nevou de maneira espalhada, com a neve chegando a 96 municípios de Santa Catarina. Também foi o ano em que o volume de gelo foi maior.
Para haver neve, é necessária a combinação de frio intenso com umidade. E por conta da geografia, as condições são bastante favoráveis todos os anos neste período de inverno (ou semanas antes e depois), em São Joaquim, Urupema, Urubici, Lages e Bom Jardim da Serra.
Onde ver neve em Santa Catarina? Em São Joaquim todos os anos!
Com cerca de 28 mil habitantes, São Joaquim é um dos lugares mais famosos do inverno catarinense, com reportagens e fotos feitas aqui na região central e espalhadas pelo mundo. Geralmente no Centro as árvores congelam graças a um sistema de gotejamento, que dá essa cara às plantas. Fica aqui também uma região chamada de Vale dos Caminhos da Neve, praticamente parte da zona rural, onde também é comum a geada. Em cada novo amanhecer, o viajante encontra campos branquinhos, temperaturas muito baixas e até água congelada nos canos.
Como o frio combina com a gastronomia, São Joaquim é muito reconhecida também pelo sistema de “colha e pague” da produção de maçãs, além de ter as melhores vinícolas do país, com garrafas premiadíssimas mundo afora. São empresas que se especializaram em fazer vinhos de altitude e que funcionam o ano inteiro com intensa programação, visitação às fábricas e tour para a experimentação da bebida. Mas é durante o inverno que se sobressaem e recebem milhares de visitantes.
Conheça também a rota do queijo serrano, os cafés e bistrôs com suas receitas incríveis, os meios de hospedagem totalmente especializados e prontos para bem abrigar os turistas e os atrativos naturais da cidade. São Joaquim está localizada cerca de 230 quilômetros de Florianópolis, na Serra Catarinense.
Também tem neve anualmente em Urubici
Outro município bem famoso quando o assunto é frio e neve é Urubici. Aqui fica o acesso ao Parque Nacional de São Joaquim, local que abriga o Morro da Igreja e a Pedra Furada, dois dos mais famosos pontos turísticos da região. O turismo rural e o turismo de aventura são atividades comuns na cidade. Cavalgadas, trilhas, tirolesa, inscrições rupestres, quadriciclo e uma variedade de outras possibilidades são comuns nesta região da Serra Catarinense.
Quem curte uma bela paisagem e perceber novos cenários de um mesmo estado vai adorar Urubici.
É conhecida também como principal produtora de hortaliças de Santa Catarina, com destaque na fruticultura (principalmente maçã), além da produção de mel, doces, queijos, conservas, embutidos, entre outros. Ah, a parte mais alta da Serra do Corvo Branco também fica em Urubici, e trafegar por essa estrada é garantia de aventura e de belas paisagens.
Há ainda muitos atrativos produzidos pela iniciativa privada, além de ótimos meios de hospedagem. Ou seja, sua viagem para Urubici ficará entre as mais incríveis da sua vida.
Tem cidade charmosa entre os locais onde neva
Nem 5 mil habitantes e Bom Jardim da Serra é reconhecida por seu talento ao turismo de inverno. Fica aqui o Mirante da Serra do Rio do Rastro. A bela cidade é a primeira no topo da serra para quem vem de Lauro Müller e enfrenta as 284 curvas do trecho.
Com cânions, fazendas, chácaras e mirantes que dão a dimensão da beleza cênica da Serra Catarinense, Bom Jardim é outra cidade na lista de onde ver neve em Santa Catarina. Altitude, baixa temperatura e umidade fazem com que as paisagens invernais sejam muito ligadas ao branco, às temperaturas bem baixas chegando a negativas e muito amor daqueles que adoram encaram o frio.
Leia mais
- Dicas de férias em Santa Catarina
- O que levar na mala para a neve
- O que fazer no inverno em Santa Catarina
- Como será a rua sinuosa de São Joaquim
- Quais as trilhas de Lages
- Como é a plataforma de vidro de Urubici
Onde ver neve em Santa Catarina? Em Urupema
Também bem pequena, com apenas 2,5 mil moradores, Urupema é outro lugar em território catarinense para ver a neve de perto. É considerada a cidade com maior altitude em Santa Catarina segundo o Governo do Estado. São 1.425 metros acima do nível do mar. Aqui fica o Morro das Antenas, local onde as temperaturas negativas são garantidas durante os dias de inverno, mas não são muito altas nem mesmo nos meses de verão. Nesta região de maior altitude, o vento é cortante, o frio é intenso e é comum a formação de sincelo, aquele gelo que se forma do gotejamento de água nas árvores, beirais de telhado e afins.
Ao sair para se aventurar no frio, vale conhecer a “cachoeira que congela “. É uma queda d’àgua de 13 metros, situada a 7 quilômetros do centro do município de Urupema. Esta atração está apenas 700 metros de distância do topo do Morro das Antenas. Ela tem esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno. Essa condição é atingida por ela estar situada em um local quase totalmente escondido pela vegetação típica da região fazendo com que o sol não a penetre durante o dia, provocando assim suas temperaturas extremamente baixas.
Lages também tem registro de neve
Uma das cidades com o turismo rural mais consolidado de todo o estado, Lages também atrai muitos visitantes no inverno. Outro atrativo nesta época é a gastronomia com o uso do pinhão como ingrediente. Aqui a ocorrência de neve não é tão frequente como nas outras cidades, mas é muito comum ver geada, sincelo e neblina. Chamada de “a Princesa da Serra”, Lages é também a cidade com maior extensão territorial de Santa Catarina. Dito isso, imagine então todas as possibilidades de terras para desbravar.
Aqui é possível fazer trilhas, visitar fazendas, acampar, fazer tour religioso e curtir sozinho, com a família ou com amigos. Além da sua riqueza histórica, Lages destaca-se na pecuária, soja e madeira. No turismo, atividade dinâmica que envolve o associativismo dos empresários em prol do desenvolvimento econômico através dos seus produtos, destacamos a rede hoteleira com 3.000 leitos disponíveis em 38 meios de hospedagem e mais de 50 opções entre restaurantes, cafeterias e bares.
Gostou de saber onde ver neve em Santa Catarina? Além dessas cidades, você já teve a chance de acompanhar o fenômeno em alguma outra região do país ou do Exterior? Você do team frio ou team calor? Conte nos comentários do Viajar é Vida.
Comentários