Viagem para a África do Sul: de praia de pinguins a um por do sol único

Para você que pensou que a África é só o Safári, está muito enganado. Há tanto para se explorar e se descobrir… O país esconde belezas que impressionam. Como por exemplo, praia de pinguins e por do sol único na África do Sul.

“Viagem para a África do Sul: de praia de pinguins a um por do sol único”

Os pores do sol de Cape Town, aliás, foram os mais incríveis da viagem. Descoroaram dois outros que eu guardava na memória como os mais majestosos de toda a minha vida: Colônia de Sacramento, no Uruguai, e Fortaleza, no Ceará. Viraram imagem facilmente presente no meu Instagram durante (e até depois) da minha estada naquele país.

Ter um Instagram recheado não é complicado quando se está em Cape Town. Ainda mais quando se visita o ponto mais ao Sul do continente africano. O Cabo da Boa Esperança foi a rota dos portugueses cujas expedições tinham a pretensão de conhecer todo o Litoral da África para fazer negócios. Acabaram angariando algumas colônias e se deparando com um lugar de águas turbulentas e perigosas. Sob o comando de Bartolomeu Dias, que conseguiu ultrapassar dias de tempestades até ancorar em local seguro em 1488, que o lugar ganhou o nome de Cabo das Tormentas.

“Viagem para a África do Sul: de praia de pinguins a um por do sol único”

Mas a corte portuguesa não concordou com o batismo. Se ele ultrapassou as barreiras e conseguiu voltar para contar ao rei seu feito, o local deveria se chamar Cabo da Boa Esperança. E este é o nome usado até hoje. De lá, ao retornar para o Centro de Cape Town, visitamos a praia dos pinguins. Boulders Beach fica em Simon’s Town. É um santuário repleto de animais, que chegam trazidos pela corrente marítima. O local é pago e você caminha por uma passarela para ver os pinguins.

O que não falta é atração em Cape Town. Tem toda a área portuária revitalizada, a chamada V & A Waterfront com seus inúmeros restaurantes, shoppings, feira de artesanato, passeios de barcos… E tem algo imperdível: a região das vinícolas como nos distritos de Constantia, Franschhoek e Stellenbosch. São mais de 500 empresas em atividade, e repletas de tradição. A Groot Constantia, por exemplo, tem 330 anos! São mais de três séculos produzindo vinho e vendendo para todo o planeta. Visitar o local é conhecer de perto os detalhes da produção e vivenciar todo o charme das fazendas.

Uma cidade bonita, barata e repleta de coisas para fazer

De todas as imagens imaginadas sobre a África, jamais pude prever o encontro das montanhas e o mar numa paleta de tons verdes e azuis das mais incríveis que já presenciei. Menos ainda seria saber que uma cidade como Cape Town (ou Cidade do Cabo, em Português) estivesse situada em território africano.

A ida foi num voo barulhento, repleto de brasileiros – alguns encarando pela primeira vez uma viagem ao Exterior – que compraram as passagens em uma super promoção a menos de mil reais. Foi também o meu caso. Tinha mãe com medo que a filha pequena fosse atacada por elefantes, algazarra tal qual jogo de futebol, até que as horas se passaram, o sono veio e a muvuca cedeu espaço ao cansaço. Logo estaríamos em Luanda, primeira parada da trip.

O pequeno aeroporto, com cara de rodoviária de interior, não tirou o brilho de estar mais uma vez vivenciando a incrível experiência de conhecer novos lugares. Duas horas depois, faríamos nova troca de voo e em seguida estaríamos em Johanesburgo. Este seria o destino final, não fosse o desejo incontrolável de ir até Cape Town, graças às várias informações na internet. Mais um voo, e desembarcamos na mais incrível das cidades que conheci até hoje.

Rapidinhas sobre Cape Town

  • A Cidade do Cabo é uma cidade portuária na costa sudoeste da África do Sul
  • Bondes fazem o trajeto até o alto da Table Mountain
  • Há um porto movimentado
  • Na região fica a ilha Robben, famosa prisão na qual Nelson Mandela foi encarcerado e que agora é um museu
  • O trânsito tem mão-inglesa
  • Muita gente vai para a cidade para estudar inglês
  • A economia é baseada em refinação de petróleo, automóveis, alimentar, químico, têxtil e construção naval
  • Os esportes mais comuns são críquete, futebol, natação e rugby
  • Cape Town tem 433 mil habitantes

Está gostando deste conteúdo sobre a África do Sul? Se interessou pela viagem para a África do Sul: de praia de pinguins a um por do sol único? Em breve, mais informações sobre este país incrível aqui no Viajar é Vida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*