10 melhores lugares para conhecer na Turquia

O grande diferencial de pertencer a dois continentes faz com que a Turquia seja ainda mais desejada pelos viajantes. E o Viajar é Vida destaca agora 10 melhores lugares para conhecer na Turquia. Fugimos do convencional para mostrar lugares riquíssimos em beleza, história e roteiros incríveis para os mais exigentes viajantes.

Pamukkale tem fenômeno que cria mármore travertino

Um fenômeno da natureza chama a atenção em Pamukkale. A cidade possui uma formação rochosa com locais térmicos quentes por baixo da terra. Ela provoca o derrame de carbonato de cálcio, que depois se solidifica e se transforma em mármore travertino. Por isso chama tanto a atenção dos viajantes, por possuir algo muito diferente de todo o restante do mundo. Graças a isso, Pamukkale na Turquia foi declarado Património Mundial da Unesco, em 1988.

A mesma formação rochosa que se transforma em mármore forma piscinas naturais de águas cristalinas. Você poderá visitar a piscina de Cleópatra, também chamada de Piscina Sagrada. Está localizada em um complexo de águas termais cuja temperatura pode chegar a 35 graus.

Toda a região forma um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água. Elas descem de uma colina e vão ganhando forma.

Foto: Logga Wiggler

Alaçati na lista dos 10 melhores lugares para conhecer na Turquia

Quem diria que há parte da costa da Turquia com cara de balneário tranquilo, hein? Pois a pequena vila de Alaçati, fundada lá pelos anos 1850 é a cidadezinha charmosa com essa paisagem. O balneário turco ainda não descoberto pelo turismo de grande escala, embora já passe a figurar na lista de muitos viajantes. É banhada pelo mar Egeu e ganha reconhecimento pela arquitetura grega, vinhedos, moinhos de vento centenários, e também pelo mar calmo de águas cristalinas. Sabe o que combina bem com este que é um dos 10 melhores lugares para conhecer na Turquia? Visitar o Mercado Alaçati Pazari, que funciona todos os sábados no coração da vila. Por lá você encontra produtos orgânicos, ervas sazonais, frutas e verduras da estação.

Foto: Pixabay

Vulcão e gatos com duas cores de olhos fazem parte da história de Van

Se você curte animais de estimação, já deve ter ouvido falar da raça de gato Van. Foi nesta região da Turquia que se originou esta espécie, geralmente de pelos brancos e um olho verde e outro azul. A cidade de Van (também pode ser escrita Vã) tem como principal atração o Lago Van, que é o maior de todo o país. Ele é altamente alcalino e extenso, perfazendo uma distância de 119 km de comprimento.  Em torno do Lago Van tem paisagens selvagens e o extinto (sabe-se lá até quando) vulcão Nemrut Dağı.  Quando o assunto é gastronomia, Van é famosa por seus kebabs e pela sua cultura em oferecer os pibes em todas as refeições, não apenas no café da manhã.

Foto: Wikipedia

Antália tem clima marinho e muita religiosidade

Rica e com um ar marítimo, Antália é uma cidade bem turística. E por isso está aqui na lista dos 10 melhores lugares para conhecer na Turquia. Porto bem antigo, é também local onde hoje disputam espaço na água diferentes iates e embarcações. Suas praias são belíssimas e, por isso, a indústria do turismo ganhou força. Antália é uma porta de entrada para a região do Mediterrâneo Sul da Turquia, a famosa Costa Turquesa. A região tem um excelente museu de arqueologia e um grande número de edifícios históricos e antigas ruínas como a Torre do Relógio ou a Torre Hidirlik. A religião é parte importante do dia-a-dia da cidade. Há inúmeras mesquitas construídas em diferentes épocas e com uma decoração variada e vistosa. Outra atração são as cataratas formadas pelo Rio Duden. O percurso que leva para este passeio traz ainda a possiblidade de andar por trás da cascata, tendo a queda d’água como cortina.

Foto: Danskityrkiet

Capadócia é um dos mais conhecidos roteiros da Turquia

Esta talvez seja uma das mais conhecidas regiões da Turquia. Os viajantes desejam conhecer principalmente por conta dos voos de balão. Mas observe a foto, esqueça os balões e olhe para o chão. A Capadócia é uma região semiárida na parte central da Turquia. Estas colunas são as “chaminés de fada”, altas formações rochosas em formato de cone agrupadas no Vale dos Monges. A explicação a respeito da geologia tem muito a ver com história também. É por causa das rochas vulcânicas, que são mais macias do que outros tipos de rocha, que foram possíveis construções em encostas, a criação de refúgios, a escavação de centenas de cavernas, igrejas e santuários-todas heranças de povos antigos que passaram pela Capadócia.

Foto: Alfred Lichtnauer

Fethiye tem orgulho de seu mar azul turquesa

Se tem algo que chama a atenção dos viajantes são as águas de um azul muito turquesa do Mar Egeu nesta região de Fethiye. Não à toa, por lá estão as melhores praias de toda a Turquia. Hotéis de qualidade, aeroporto próximo, montanhas… a natureza foi muito generosa com este trecho turco. De Fethiye é possível viajar até às ruínas de Telmessos e para a ilha Gemile, onde há resquícios do Império Bizantino. Os edifícios que resistiram ao tempo atestam uma considerável prosperidade durante o final da Antiguidade, mas a maioria foi abandonada nos séculos 7 a 8 devido às guerras árabe-bizantinas.

Foto: Sulox 32/Pixabay

Governo aposta em Dalyan como nova menina de ouro do turismo turco

Poucos viajantes perceberam, mas, com o apoio do governo da Turquia, é provável que Dalyan torne-se uma das grandes cidades turísticas do país. A cidade está localizada em um delta de rio (totalmente navegável) e cuja paisagem mistura montanhas e vistas incríveis. Por Dalyan é possível ainda se hospedar em bons hotéis, aproveitar os banhos de lama e conhecer de perto as ruínas de Kaunos, que datam de 400 a.C. A fama internacional da região veio em 1987, quando durante a construção de um hotel de luxo na Praia İztuzu, percebeu-se que ali era um santurário de tartarugas marinha. A visibilidade negativa fez com que o projeto fosse suspenso e toda a região fosse declarada área de preservação.

Foto: Falco/Pixabay

Side carrega marcas importantes desde a Antiguidade

Localizada a apenas uma hora de Antália, Side foi uma das cidades portuárias mais importantes da Antiguidade. As grandes ruínas estão entre as mais notáveis ​​da Ásia Menor. E a região é também uma das mais ricas quando o assunto é história e arquitetura da costa mediterrânea sul da Turquia. No Verão é palco para milhares de viajantes de toda a Europa e Ásia. Ou seja, prepare-se para uma multidão em meio ao seu período de férias. Mas se conseguir ir em outras épocas do ano, não se esqueça que Side fica entre os 10 melhores lugares para conhecer na Turquia.

Foto: Ben Kerckx

Monastério nas alturas chama a atenção em Sumela

Imagine um monastério criado a 1.200 metros de altura, dentro do Parque Nacional de Altindere. Assim é um dos mais famosos cartões postais de Sumela, na Turquia. Tem mil anos de história e fica encrustado em um penhasco. Se é possível visitar?! Sim, mas saiba que o acesso é um tanto complicado, com caminhos íngremes e escadas longas. Mas o passeio vale a pena quando se conhece de perto os afrescos dos anos 1.300 e 1.700, além de cozinha e biblioteca. O local mais próximo é Trabzon, a 47 km de distância. Vale destacar que o Mosteiro de Sumela é um mosteiro ortodoxo grego.

Foto: Salih Antuntas/Pixabay

Istambul é a cidade localizada em dois continentes

De um lado a Europa e do outro a Ásia. Uma ponte liga os dois continentes onde está localizada uma única cidade, Istambul. A localização às margens do estreito do Bósforo  dá a ela esta condição. A Cidade Velha reflete as influências culturais dos muitos impérios que já governaram a região. Aqui é possível visitar o hipódromo da era romana, que foi durante séculos o local de corridas de bigas, bem como obeliscos egípcios. A bizantina Basílica de Santa Sofia tem uma cúpula arrojada do século 6 e mosaicos cristãos raros. Ao viajar para Istambul, conheça os corredores do Grande Bazar, passeie pela Cisterna da Basílica e não se esqueça de um passeio de barco pelo canal de Bósforo.

Foto: Şinasi Müldür/Pixabay

O que você achou desta lista dos 10 melhores lugares para conhecer na Turquia? Algum destes roteiros entraria no seu plano de viagem? Conte mais para o Viajar é Vida!


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*