Todos os anos a consultoria Henley & Partners realiza o relatório que apresenta quais os passaportes mais poderosos do mundo. Com base nos dados de cidadania e residência, a empresa tem como trabalho monitorar os passaportes mais aceitos em todo o planeta e, em 2021, a percepção de que a pandemia trouxe ainda mais desigualdade acaba de ser confirmada. Faz 16 anos que o índice é avaliado e os mais poderosos da vez são os documentos emitidos para cidadãos do Japão e Singapura.
Ambos estão no topo do ranking e podem viajar sem visto para 192 destinos diferentes em todo o mundo. Quem possui este documento pode visitar 166 destinos a mais do que aqueles que possuem passaporte do Afeganistão, o último colocado da lista. No caso dos afegãos, é possível visitar apenas 26 países do mundo sem a necessidade de uma autorização prévia. Conheça a lista aqui no Viajar é Vida.
Mudanças em relação ao ano anterior
Essa lista que mostra quais os passaportes mais poderosos do mundo não leva em conta as restrições temporárias relacionadas à pandemia. Além de serem dois países no topo do ranking, outros países também dividem outras colocações. Coreia do Sul, por exemplo, está empatada com a Alemanha em segundo lugar (ambos podem visitar até 190 destinos) e Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha estão todos juntos em terceiro lugar (podendo ir a 189 países sem visto).
Na quarta posição, novamente países da União Europeia se destacam: França, Holanda e Suécia subiram uma posição e com isso se juntam à Áustria e à Dinamarca com a possiblidade de visitar até 188 países sem visto. Irlanda e Portugal estão em quinto lugar (com 187 destinos possíveis).
Na sexta colocação, Estados Unidos e Reino Unido (que já chegaram a ser o primeiro da lista em 2014), agora ocupam esta posição, ao lado de Suíça, Noruega, Bélgica e Nova Zelândia. Logo em seguida, estão Austrália, Canadá, República Checa, Grécia e Malta.
Os países do Leste Europeu compõem o restante do top 10. Hungria e Polônia subiram para o oitavo lugar, Lituânia e Eslováquia subiram para o nono lugar e Estônia, Letônia e Eslovênia estão na décima posição.
Leia outros temas do Viajar é Vida relacionados a este conteúdo
- Passaporte da vacina vai autorizar viagens pelo mundo?
- Como tirar o passaporte
- 9 países para viajar sem passaporte
- Os carimbos de passaporte mais legais do mundo
- México vai exigir visto para brasileiros
- Qual é o país menos visitado do mundo?
Em qual posição está o Brasil na lista de quais os passaportes mais poderosos do mundo
O Brasil ocupa a 20ª posição, ao lado de San Marino, com a possibilidade de visitar 169 diferentes destinos sem a necessidade de visto. No ano passado, o país ocupava a 18ª colocação, segundo a consultoria Henley & Partners, que faz o levantamento anualmente.
Entre os países que não exigem visto estão os da América do Sul (aqui incluem-se Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) onde a única exigência é o Documento de Identidade (RG) em bom estado e com data de emissão de até 10 anos ou o passaporte com pelo menos 6 meses de prazo para expirar. Além disso, você deve respeitar a permanência máxima dos países, que variam de 30 a 180 dias para turistas.
Há outros lugares, como a maioria dos países do Tratado de Schengen (na União Europeia) que não exigem visto, porém é obrigatória a entrada com o seguro viagem com assistência médica no valor mínimo de 30 mil euros.
Análise especializada aponta um “apartheid de viagem”
Uma análise feita pela CNN Brasil mostra que neste último relatório, com o aparecimento da variante Ômicron, houve uma crescente divisão na mobilidade internacional entre países mais ricos e pobres, apontando para as duras restrições introduzidas principalmente contra nações africanas que o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, descreveu como sendo semelhante ao “apartheid de viagem”.
Apesar desta disparidade, o relatório mostra que – individualmente – em 2006 a média era a possibilidade de visitar 57 países. Hoje esse número praticamente dobrou para 107, o que mostra que há mais liberdade, principalmente na Europa, América do Norte e Ásia.
Quais os passaportes mais poderosos do mundo em 2022
- 1. Japão e Singapura (192 destinos)
- 2. Alemanha e Coreia do Sul (190)
- 3. Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha (189)
- 4. Áustria, Dinamarca, França, Holanda e Suécia (188)
- 5. Irlanda e Portugal (187)
- 6. Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos (186)
- 7. Austrália, Canadá, República Tcheca, Grécia e Malta (185)
- 8. Polônia e Hungria (183)
- 9. Lituânia e Eslováquia (182)
- 10. Estônia, Letônia e Eslovênia (181)
- 20. Brasil e San Marino (169)
Os passaportes menos poderosos do mundo
- 104. Coreia do Norte (39 destinos)
- 105. Nepal e territórios palestinos (37)
- 106. Somália (34)
- 107. Iêmen (33)
- 108. Paquistão (31)
- 109. Síria (29)
- 110. Iraque (28)
- 111. Afeganistão (26)
Comentários