Essa é uma dúvida que muita gente tem: qual é o país menos visitado do mundo? E por que ele é tão pouco visitado? O país menos visitado do mundo é o Kiribati, cujo território é composto por 33 ilhas, com atóis e recifes espalhados por uma vasta área ao centro do Oceano Pacífico. O território abrange da Micronésia à Polinésia e ele é o único país do mundo com territórios nos quatro hemisférios da Terra (norte, sul, leste e oeste!). Mesmo com essas ilhas, o território terrestre de Kiribati fica entre os menores de todo o planeta.
Aqui é o local de todo o globo onde o dia nasce primeiro e o ano novo chega primeiro também. A República de Kiribati é o país mais adiantado em questão de horário. Há vários outros detalhes curiosos sobre o país e o Viajar é Vida mostra agora.
Qual é o país menos visitado do mundo? E por quê?
Primeiro pelo tamanho. Proporcionalmente, fica difícil para Kiribati receber milhares de visitantes todos os anos porque não tem estrutura para isso. Depois por estar muito suscetível às mudanças climáticas e ao consequente aumento do nível dos oceanos. Cientistas afirma inclusive que este é um país ameaçado de extinção, com boa parte de suas ilhas condenadas a desaparecer.
O turismo representa menos de 2% do PIB do país. A média de visitantes anuais não passa de 6 mil. O fraco desenvolvimento econômico do país se dá pela escassa infraestrutura, escassez de mão de obra e grande distância geográfica dos mercados consumidores internacionais. A economia do Kiribati depende grandemente das ajudas externas concedidas ao abrigo de programas internacionais de apoio ao desenvolvimento, que representam cerca de 35% do seu PIB.
Qual a história e a principal fonte de renda de Kiribati?
Pescadores e mercadores de escravos começaram a visitar as ilhas em grande número no século 19 e a confusão resultante fomentou vários conflitos e a introdução de doenças. Num esforço para restaurar a ordem, em 1892, as ilhas tornaram-se um local protegido pelo governo britânico, juntamente com as ilhas Ellice. Em 1916 Kiribati virou colônia, com a independência apenas em 12 de julho de 1979.
Em março de 2008, o país criou o terceiro maior parque marinho do mundo. Três meses depois, em 5 de junho (Dia Mundial do meio ambiente), o presidente à época solicitou ajuda à comunidade internacional para evacuar o país antes que ele desapareça, devido aos efeitos do aquecimento global. Numa perspectiva dos estudiosos, o país não duraria mais do que 50 anos.
Das 33 ilhas, apenas 20 são habitadas. E o ponto mais alto do território não ultrapassa os 80 metros de altitude. Para se manter, o país vive da agricultura e da pesca basicamente. Apesar do solo pobre e da pequena área do país, a agricultura desempenha um papel importante na economia, nomeadamente na produção da polpa seca do coco, um dos principais produtos de exportação do Kiribati.
Leia também
- Como é o café da manhã em outros países
- 7 diferentes países para conhecer
- 9 países para visitar sem passaporte
- Quais os países mais hospitaleiros do mundo
- Em quais países os brasileiros não são bem-vindos?
Planeje sua viagem e adquira aqui no Viajar é Vida suas passagens!
Sua próxima viagem começa com a Passagens Promo. Clique no link, faça a busca e encontre as melhores passagens nacionais e internacionais. E com desconto! Você adquire e viaja. O site é altamente confiável e você pode aproveitar a temporada de passagens baratas.
Está programando para viajar? Não se esqueça do seu Seguro Viagem
Viajar em segurança é a melhor maneira de garantir um passeio apenas com ótimas lembranças. Viajar seguro faz toda a diferença. Seja por um extravio de bagagem, um cancelamento de voo ou até mesmo a necessidade de uma assistência médica ou hospitalar. Veja as principais coberturas da Seguro Promo e adquira o seu seguro viagem com descontos para leitores do Viajar é Vida.
Vai viajar para o Exterior e quer se manter conectado à internet?
Adquira ainda no Brasil um chip para celular para garantir uma viagem com conexão. Já pensou se precisa chamar um Uber ou mandar mensagem para alguém que ficou de pegar você no aeroporto? Ou depois durante a viagem para postar nas redes sociais? Ou mesmo ter um mapa on-line para fazer os passeios sem errar o trajeto? Tudo isso é possível com a Viaje Conectado. Clique aqui e veja os períodos de entrega para o Brasil ou os locais para retirada pessoalmente.
O que visitar no país menos visitado do mundo
Você poderá conhecer Tarawa que é o conjunto entre os recifes de coral das ilhas Kiribati. A ilha Tarawa possui clima quente e os recifes de coral entre os mais lindos de todo o planeta. Barco é o principal modo de transporte que levará para as atrações mais bacanas do lugar.
Na Ilha Betio, que foi palco de guerra em 1943, os campos de golfe e suas praias são as principais atrações. Próximo dali está Abaiang, local muito famoso pela igreja católica e os caixilhos das janelas coloridas que mantém. Aqui o viajante poderá conhecer o modo de vida dos tribais e adquirir artesanato local feito pela população.
Em Abemama estão as casas da família real de Kiribati e é onde o visitante conhece os restos da guerra e as aldeias populares. Ainda vale destacar que ao longo de todo o território, em cada uma das ilhas, o viajante verá lindas praias de mar azul profundo, vegetação variada e diferentes espécies de animais.
Agora que já sabe qual é o país menos visitado do mundo, vamos a outras curiosidades
Para ficar claro, Kiribati fica na Oceania e possui uma população em torno de 115 mil habitantes. Por aqui fala-se o inglês (pela colonização, lembra?) e também o gilbertês já que as Ilhas Gilbert fazem parte de Kiribati e já haviam sido habitadas há cerca de 5 mil anos.
Para você entender geograficamente, a capital de Kiribati é Tarawa do Sul, uma ilha que fica na metade do caminho entre a Austrália e o Havaí. A moeda local é o dólar australiano e a maior parte da população local é cristã.
As Ilhas da Linha (Line Islands) estão localizadas geograficamente ao sul do Havaí e como tal deveriam ter o mesmo horário que o arquipélago norte-americano. Mas como a Linha Internacional da Data faz um ziguezague, a diferença entre um local e outro é de praticamente 24 horas. Vai entender.
Com essas dicas e curiosidades trazidas pelo Viajar é Vida sobre qual é o país menos visitado do mundo você sentiu vontade de viajar para Kiribati? Conte para a nossa comunidade nos comentários.
Revele suas fotos de viagem!
Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos. Partiu revelar!
Comentários