Os carimbos de passaporte mais legais do mundo

Quem é viajante adora colecionar novos carimbos no passaporte. O importante é encher as páginas e sentir um orgulho imenso de ter tantas estampas do documento. Imagina então quando se tem “os carimbos de passaporte mais legais do mundo”. Do bizarro aos raros e super bacanas, o artigo publicado no Travel + Leisure nos apresenta alguns selos de passaporte mais valiosos do planeta.

Israel abre a lista dos carimbos mais legais do mundo

Israel está entre os carimbos de passaporte mais legais do mundo. Na realidade, nem é um carimbo nas folhas do documento, é um impresso que você guarda. Isso ocorre porque Israel não tem relações com alguns países e isso comprometeria a entrada do viajante em outros territórios. Localizado no Oriente Médio, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo, Israel faz fronteira com o Líbano ao norte, com a Síria a nordeste, com a Jordânia e a Cisjordânia a leste, com o Egito e a Faixa de Gaza ao sudoeste, e com o Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho, ao sul.

Entre as cidades mais conhecidas estão TelAviv, que é o centro financeiro e tecnológico, e Jerusalém que além de cidade mais populosa do país e sua capital oficial, não é reconhecida como tal pela comunidade internacional. Ou seja, é um país com algumas peculiaridades, mas geograficamente e culturalmente falando muito lindo, terra incrível para quem adora conhecer lugares diferentes.

Tem gente que tem o carimbo da Antártica

O continente gelado tem tido espaço aqui no Viajar é Vida. E obviamente que integra a lista com os carimbos de passaporte mais legais do mundo. A Antártica é o segundo maior continente em território e está quase que totalmente encoberto pelo gelo.

Foto: Siggy Novak

A explicação histórica para sua formação está na separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos, com posterior resfriamento a nos últimos 35 milhões de anos. Além de continente mais frio, é o também o mais seco do planeta. Por conta das condições climáticas, acaba por não ter população permanente, embora tenha uma população provisória de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre mil (no inverno) e quatro mil pessoas (no verão).

Um dos países mais fechados, pouca gente  tem o carimbo da Coréia do Norte

Foto: Tomoyuki Mizuta

Um dos mais fechados países da Terra, a Coréia do Norte é outro país na lista que contempla os carimbos de passaporte mais legais do mundo. Pyongyang é a capital e maior cidade do país. Tanto a Coreia do Norte quanto a Coreia do Sul se tornaram membros das Nações Unidas em 1991. Apesar disso, há ainda diversas restrições do território norte-coreano ao mundo externo. Existe um cessar-fogo desde 1953, embora não haja nenhum  tratado forma de paz assinado.

O carimbo de Guantanamo Bay divide opiniões

Foto: Rob Chavez

A baía de Guantánamo fica ao sul da ilha de Cuba e possui uma área de 116 km quadrados. Foi arrendada de forma perpétua pelos Estados Unidos no começo de 1900. Era para ser uma área de mineração e estação naval. Em troca, os americanos pagam 4 mil dólares anuais pelo uso do lugar. Da base de Guantánamo, há uma ilha desabitada com 5 km², situada entre a Jamaica e o Haiti. É na base naval americana da baía que se encontram os prisioneiros das guerras do Afeganistão e Iraque.

Segundo historiadores, como não há amparo legal internacional sobre o que ocorre na base naval, não há como fiscalizar o que acontece em seu interior. Os presos muitas vezes não possuem os direitos de consultar advogados, visitas ou até mesmo de um julgamento.

Paraíso fiscal e de natureza incrível, Ilhas Cayman também na lista

Foto: Brian Melton

No Brasil as Ilhas Cayman são conhecidas principalmente por serem paraísos fiscais, ideais para políticos corruptos esconderem suas fortunas. Mas, em enquanto destino turístico, também faz parte da lista de os carimbos de passaporte mais legais do mundo. As Ilhas Cayman são um território britânico no Caribe  situado ao sul de Cuba. A capital é George Town. O turismo é também um dos principais atrativos destas ilhas, representando cerca de 70% do produto interno bruto.

Território místico, Machu Picchu tem carimbo específico

Foto: Ana Subi

Terra mística e sob proteção da Unesco, Machu Picchu é a cidade perdida dos Incas. É uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude no Peru. Diz a História que o lugar é o símbolo mais típico do Império Inca. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. A cidade figura atualmente como umas das sete maravilhas do mundo moderno e, óbvio, entre os carimbos de passaporte mais legais do mundo.

O carimbo de San Marino também é um dos mais bacanas

A República de San Marino tem como diferencial sua localização, já que é um enclave completamente envolto pela Itália. Faz fronteira com as províncias italianas da Emília-Romanha e das Marcas. Sua área é de apenas 61km quadrados com população estimada de apenas 30 mil habitantes. A capital tem o mesmo nome: Cidade de San Marino. Junto com Liechtenstein, Vaticano, Mônaco, Andorra, e Malta, San Marino faz parte da lista de micro países do mundo. Apesar de não ser muito industrializado, San Marino tem uma das maiores rendas per capita da Europa. O turismo é a principal fonte de renda do país.

Foto: David Mark

Arquipélago remoto, Tristão da Cunha carimba passaportes

No Sul do Oceano Atlântico, Tristão da Cunha é um arquipélago habitado mais remoto do mundo, sendo que a ilha principal do arquipélago (Ilha de Tristão da Cunha) é rodeada por penhascos com mais de 600 metros de altura. Tão distantes, as ilhas praticamente são inabitadas, com certa movimentação apenas no pequeno povoado de Edimburgo dos Sete Mares, que se encontra localizado no noroeste da ilha. Para que se possa ter uma ideia do isolamento do arquipélago, o local habitado mais próximo está localizado a 2420 km ao norte de Tristão da Cunha, na ilha de Santa Helena. No continente, a cidade mais próxima de Tristão da Cunha é a Cidade do Cabo, na África do Sul, que fica localizada a 2800 km ao leste.

Foto: Christian Foidefond

E aí, o que achou da lista “Os carimbos de passaporte mais legais do mundo”? Se você passou por algum destes locais, compartilha com o Viajar é Vida. E se tiver alguma outra dica de carimbo bacana, divide com a gente também!


Conteúdos Relacionados


2 comentários

  1. Pingback: O que fazer em TelAviv Viajar é Vida!

  2. Pingback: O que fazer numa viagem a Seul: 7 bairros imperdíveis Viajar é Vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*