Quais os países mais hospitaleiros do mundo?

O Brasil tem o povo mais amistoso, que mais gosta de fazer amizades, mas quais os países mais hospitaleiros do mundo? Antes de destacar a lista, o Viajar é Vida vai dar uma prévia para ficar bem claro o critério de hospitalidade: ato de hospedar; acolhida de hóspedes; hospedagem; qualidade do que é hospitaleiro; boa acolhida. Essa é a definição do dicionário. E no ramo turístico, a hospitalidade constitui a estrutura e a rede de serviços que visa atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia. Os principais estabelecimentos que atendem a esta demanda seriam os hotéis, as pousadas, os restaurantes e os centros de convenções.

No caso desta lista de quais os países mais hospitaleiros do mundo, a editora britânica de guias de viagem Rough Guides aponta a Etiópia como o lugar mais hospitaleiro de todo o planeta.

Quais os países mais hospitaleiros do mundo? Etiópia em 1º lugar

A Etiópia fica no leste do continente africano e não tem colonizadores. Com isso, consegue manter todas as tradições, rituais e gastronomia tribais. E mesmo sem ter essa influência do mundo externo, os etíopes sabem bem como recepcionar os visitantes. É um país de relevo irregular e sem acesso ao mar dividido pelo Grande Vale do Rift. Com achados arqueológicos que remontam a mais de 3 milhões de anos, é um país de cultura muito antiga.

A Etiópia é o pais com povo mais hospitaleiro do mundo
Foto: Fabio Mondelli/Pixabay

Então, o que fazer na Etiópia, o país mais hospitaleiro do mundo?

Quem gosta de programas históricos, vai adorar ver de perto os fósseis de Lucy, considerada o ser humano mais antigo que já foi encontrado na face da Terra e que teria vivido há cerca de 3 milhões e 200 mil anos! Eles estão no Museu Nacional de Adis Abeba, a capital do país.

Outro atrativo muito famoso, talvez o mais visitado do país africano, são as igrejas monolíticas milenares que foram esculpidas na rocha de Lalibela.  É um complexo muito bonito e chamado de Jerusalém da África. O reconhecimento foi o tombamento histórico como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Sabia que o café da Etiópia é considerado o melhor do mundo? Talvez seja este mais um elemento que carimba a hospitalidade, porque nada mais agradável do que ser recebido com um cafezinho. O café etíope tem tons frutados e florais com sabor bastante delicado. Os mais famosos são os da qualidade Harrar e o Sidamo. E já que estamos falando de gastronomia, a culinária local é bem interessante de se experimentar. Por aqui há temperos diferentes como o berbere, o mitmita e o korerima.

Ou seja, o país tem muito a ser visto, visitado, apreciado. E sabendo que a Etiópia está no topo da lista de quais os países mais hospitaleiros do mundo, dá ainda mais vontade de planejar uma viagem.

O café etíope é um dos melhores do mundo. E a relação café x hospitalidade é forte no país.
Foto: ningxin23minor/Pixabay

A Índia também integra a lista de quais os países mais hospitaleiros do mundo

No segundo lugar da lista de quais os países mais hospitaleiros do mundo está a Índia. A Índia é terra onde o sol parece ser mais redondo e as cores e cheiros se misturam pelas ruas. E o país sabe bem receber os visitantes. Nas diferentes cidades deste país continental, os moradores recebem os viajantes com muito carinho, admiração e até uma certa adoração. Facilmente você será abordado para fazer fotos com estranhos.

Na Índia você poderá conhecer o Triângulo Dourado, formado por Agra, Jaipur e Deli. Nestas cidades você conhecerá monumentos mundialmente famosos, como o Taj Mahal, o Templo dos Macacos, o Palácio dos Ventos e toda a cultura local do trânsito caótico e dos animais disputando espaço nas ruas já tumultuadas. Ou subir até Rishkesh para conhecer a terra onde nasceu o yoga e onde o Rio Ganges é límpido e apto para os rituais e esportes radicais. Outra sugestão no país é Varanassi, cidade sagrada onde nasceu Buda e onde os indianos querem passar o fim da vida para ficar mais perto dos rituais sagrados de cremação na beira do Ganges.

A Índia é diferente, causa estranhamento, mas também deixa os viajantes apaixonados. E por isso tinha que estar nesta lista de quais os países mais hospitaleiros do mundo.

Quais os países mais hospitaleiros do mundo? A Índia está entre os 5 mais
Foto: Makalu/Pixabay

Tem mais África na lista dos povos mais receptivos

Os africanos são muito receptivos. Adoram ver pessoas de fora e as recebe de braços abertos. Uganda é o terceiro colocado da lista de quais os países mais hospitaleiros do mundo. O país não tem saída para o mar e fica na África Oriental. A paisagem de Uganda é muito diversificada e inclui os montes Ruwenzori cobertos de neve, além do lago Vitória. Como em praticamente todo o continente, a vida selvagem é muito intensa e inclui chimpanzés e pássaros raros. Fica aqui no Parque Nacional de Bwindi o famoso santuário de gorilas-das-montanhas.

Uganda é outro representante africano na lista de quais os países mais hospitaleiros do mundo
Foto: Charles Nambasi/Pixabay

Colômbia é o representante da América do Sul na lista de quais os países mais hospitaleiros do mundo

Na quarta posição de quais os países mais hospitaleiros do mundo está a Colômbia. Este país da América do Sul adora recepcionar os viajantes. E se for brasileiro melhor ainda! Da paisagem de altitude de Bogotá às praias do Caribe como San Andres e Cartagena, o país virou queridinho dos brasileiros nos últimos 5 anos. E se o Viajar é Vida puder dar uma dica: vá para a Colômbia! Você será feliz e bem recebido como nunca.

Além de paisagens diversificadas, a Colômbia também conta com a hospitalidade do povo
Foto: ECProduction/Pixabay

O Japão encerra o grupo de povo mais receptivo do planeta

Terra do sol nascente, o Japão encerra esta lista de quais os países mais hospitaleiros do mundo. Tinha que fazer parte né? Os simpáticos japoneses bem recebem os visitantes e adoram conhecer gente nova. São amistosos e como bons viajantes entendem as necessidades de quem está visitando sua terra. Quem viaja ao Japão já sabe que o país tem cidades densas, palácios imperiais, parques nacionais montanhosos e milhares de santuários e templos. Os trens-bala conectam as principais ilhas: Kyushu (com as praias subtropicais de Okinawa), Honshu (onde ficam Tóquio e a sede do memorial da bomba atômica de Hiroshima) e Hokkaido (famosa como destino para a prática de esqui).

A lista de países mais hospitaleiros termina com o Japão
Foto: Sofia Terzoni/Pixabay

Curtiu esse conteúdo sobre quais os países mais hospitaleiros do mundo?  Se levar em conta sua experiência pessoal, qual país poderia ser incluído na lista? Deixe seu comentários para os leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*