Quais os atrativos turísticos de São Bento do Sul?

Cidade do Planalto Norte de Santa Catarina colonizada por alemães, poloneses e tchecoslovacos, São Bento do Sul é uma verdadeira mistura de cultura, arquitetura e gastronomia. O Viajar é Vida detalha neste post quais os atrativos turísticos de São Bento do Sul, com dicas e orientações para quem quer visitar este simpático município de cerca de 86 mil habitantes.

Quais os atrativos turísticos de São Bento do Sul?
Fotos: prefeitura

Turismo de compra na lista de quais os atrativos turísticos de São Bento do Sul

São Bento do Sul descobriu na transformação da madeira a sua vocação. De oficinas totalmente artesanais no início do século à tecnologia de ponta hoje utilizada, os móveis de São Bento do Sul são reconhecidos internacionalmente por sua beleza e qualidade.

Quem quiser mobiliar a casa, poderá visitar as lojas de várias fábricas que atuam empregando a população e levando o nome da cidade para os quatro cantos do planeta. Duas vezes por ano, também são realizadas feiras moveleiras com preços especiais, além de feiras relacionadas à cerâmica, outra indústria forte na cidade. São pratos, copos, vasos e centenas de utensílios ofertados a preços promocionais.

Siga o Viajar é Vida nas redes sociais

Cultura e tradição também são atrativos da cidade

Na parte cultural, São Bento do Sul tem ainda fortes as heranças dos colonizadores. Com a realização da Schlachtfest e do Bauernball (Festa da Matança e Baile do Colono), eles homenageiam a origem dos imigrantes.

Em 1998 foi criada a Musikfest, com o objetivo de perpetuar as atividades musicais e folclóricas da cidade e região. Outra herança deixada pelos antepassados são as Retretas de Verão que consistem em um tradicional evento musical de apelo popular. São realizadas anualmente desde 1940, durante as noites de quarta-feira de janeiro e fevereiro. O evento é realizado na Praça Getúlio Vargas, localizada no Centro da cidade e também na Praça Leopoldo Rudnick, no bairro Oxford. A cada noite do evento, após anúncio por fogos de artifício, há apresentações folclóricas e culturais e a Banda Treml apresenta músicas folclóricas alemãs no coreto da praça para a população.

No quesito museus, São Bento do Sul está bem servido. O Museu Augusto Emílio Klimmek foi inaugurado em 1999, como forma de homenagear o fundador da empresa Condor, aquela mesmo que faz artigos de higiene como escovas de dente e de cabelos. O acervo serve de resgate dos mais de 85 anos de história da companhia, com a possibilidade de conhecer produtos e máquinas antigas, como a entufadeira Franz Canis, importada em 1929, e a Zahoransky, adquirida em 1958, ambas provenientes da Alemanha.

No Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencourt, o acervo é formado por partituras, objetos, fotografias, películas, gravações, instrumentos musicais e outros elementos fonográficos e ou documentação multimídia, além de bibliográfico, que se constituam em cultura musical, fonte de pesquisa e estímulo à produção musical e à preservação da memória da música do município.

O Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff foi residência de um importante personagem da Revolução Federalista. O atual acervo conta a história da cidade e região, através de interessantes e raras peças como armas de guerra, ferramentas e instrumentos usados pelos imigrantes, artigos religiosos e maquinários, entre outros. Fica no Centro da cidade. Já foi sede do Governo do Estado de Santa Catarina, durante curto período da década de 1940.

E tem ainda o Museu Natural, que está localizado no prédio do departamento de Meio Ambiente, na SC 301, esquina da Rodovia dos Móveis. Abriga diferentes espécies de animais, insetos, plantas, minerais, entre outros. O acervo também é composto por mais de 450 fotografias da Área de Preservação Permanente que foram tiradas durante concurso fotográfico realizado pelo departamento.

Turismo de compra na lista de quais os atrativos turísticos de São Bento do Sul
Fotos: divulgação
Cultura e tradição também são atrativos da cidade

Veja os endereços

  • Museu Augusto Emílio Klimmek
  • Rua Augusto Klimmek , 325, Centro
  • Contato: (47) 3631-2414
  • Atendimento: segunda à sexta-feira das 13h30min às 17h. Grupos de até 25 pessoas sob agendamento. Entrada gratuita.
  • Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencourt
  • Rua Reinaldo Mallon , s/n, Serra Alta
  • Contato: (47) 3626-6734 (47) 3635-2306
  • Atendimento: de segunda à sexta das 13h às 16h
  • Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff
  • Avenida Argolo, 245, Centro
  • Contato: (47) 3633-5924 e museu@saobentodosul.sc.gov.br
  • Atendimento: de terça-feira a domingo das 9h às 12h e 13h às 16h30min. Entrada gratuita.
  • Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann
  • Rodovia dos Móveis (SC 418), 15, Oxford
  • Contato: (47) 3635-4234 e (47) 3626-3273
  • Atendimento: de segunda à sexta-feira das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min. Sábados das 9h às 12h. No segundo domingo de cada mês, abertura das 9h às 12h.

Leia outros artigos com temas parecidos no Viajar é Vida

Atividades junto à natureza

Roteiros de aventura também na lista de quais os atrativos turísticos de São Bento do Sul

Quem ama uma pedalada vai se encantar com o Circuito das Araucárias, percurso oficial com 270 quilômetros de extensão para quem quer pedalar e mais 352 para quem quer caminhar. Os trechos se entrelaçam pela extensão de 4 cidades do Planalto Norte Catarinense: Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Ao longo do caminho a fauna e a flora estão todas à mostra. Você conhecerá cachoeiras, vales e montanhas tecendo uma paisagem inesquecível. Este percurso é autoguiável, com placas espalhadas dando todas as orientações. Consulte também o site para mais detalhes, dicas, orientações, mapas e afins.

Os comentários de quem visita o Recanto Rural Água Doce são sempre enaltecendo o local, a estrutura e até o cardápio servido no local. Para passeios com a família junto à natureza, atividades de lazer junto às lagoas de água doce e muita pescaria, o lugar é o mais indicado em São Bento do Sul.  

Junto à natureza estão outras várias possibilidades como curtir o Recanto das Palmeiras. O lugar é o ideal para fazer trilhas, nadar, pescar, estar em contato com o meio ambiente ou apenas descansar.

A garotada vai amar o Parque Natural das Aves. Situado na localidade de Rio Natal, faz divisa com o município de Corupá. Foi criado em 1999, pelo empresário, engenheiro ambiental, agrônomo e entomologista Magno Bollmann. Fica em uma Área de Preservação Ambiental (APA) do Consórcio Quiriri de 23 mil hectares de natureza preservada, onde aves, animais silvestres, insetos e borboletas convivem em harmonia na Mata Atlântica preservada.

Quais os atrativos turísticos de São Bento do Sul?

Veja os endereços

  • Recanto das Palmeiras
  • Estrada Geral Rio Natal, Rua 15, Bairro Rio Natal
  • Contato: (47) 99907-2030
  • Atendimento: sábados, domingos e feriados das 9h às 19h
  • Parque Natural das Aves
  • Estr. Floresta, Estr. Rio Natal, s/n – Zona Rural
  • Contato: (47) 99115-8609
  • Recanto Rural Água Doce
  • Endereço: Ponte dos Vieiras, Bairro Cruzeiro – Fundos
  • Contatos: (47) 99906-2051 e (47) 99141-2674

Quais os atrativos turísticos de São Bento do Sul: arquitetura histórica e religiosa

Ao circular pelo Centro da cidade, vale visitar as igrejas e conhecer um pouco da arquitetura histórica também em outros prédios. A Igreja Matriz é um dos destaques! Fica no alto do morro, com escadarias onde é apresentada a Via Sacra. Datada de 1960, está localizada num ponto estratégico para “abençoar” a cidade. E o vitral do altar mor fica a imagem de São Bento, padroeiro da cidade. Os painéis cerâmicos foram pintados à mão.

Na linha do turismo religioso e arquitetônico, vale visitar a Igreja Luterana. Menor do que a matriz católica, mas tão prestigiosa quanto, a construção abriga um incrível órgão de 1159 tubos.

Também na região central, a dica é conhecer a Praça Getúlio Vargas, que fica na Rua Barão do Rio Branco. Tem bem a cara de cidade do interior com coreto na praça, parque infantil, monumentos e árvores com mais de 100 anos. A prefeitura de São Bento do Sul fica ali nos arredores.

Roteiro de trem passa pela Serra do Mar

Para uma experiência diferenciada a partir de uma viagem de trem, o Roteiro Ferroviário Trem da Serra do Mar é a pedida. Nele, você vai ter contato com a natureza, vai se divertir e até vivenciar como era num passado nem tão distante. O passeio leva para belas paisagens da Mata Atlântica e pelas incríveis obras da engenharia, tais como túneis, viadutos e pontes que estão presentes ao longo da Serra do Mar.

O trajeto tem 45 quilômetros, partindo do município de Rio Negrinho, a uma altitude de 795 metros e descendo até Rio Natal no município de São Bento do Sul, a 450 metros a nível do mar. O passeio é comandado por robustas locomotivas a vapor de até 120 toneladas, da década de 1940. No trecho de São Bento do Sul, os passageiros descem para um delicioso almoço típico polonês e no retorno é possível agendar um café colonial.

Roteiro de trem passa pela Serra do Mar
Fotos: divulgação
Roteiro de trem passa pela Serra do Mar
Roteiro de trem passa pela Serra do Mar

Veja como comprar os ingressos

Gostou destas dicas sobre quais os atrativos turísticos de São Bento do Sul? Quer saber mais sobre alguma outra cidade catarinense? Deixe seu pedido ou sugestão nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*