7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC

Uma simpática cidade e que ganhou fama pela generosidade da natureza. O Viajar é Vida traz 7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC. O nome do município é de origem indígena e significa lugar de muitas pedras. Pedras estas que ajudam a compor a paisagem e o incrível trajeto com 14 cachoeiras no total, incluindo a mais alta de toda Santa Catarina.

A cidade é conhecida também como a capital catarinense da banana, das plantas ornamentais e das orquídeas. Estas informações vão ajudar você a entender algumas das dicas que deixamos para o final, após você conhecer os detalhes que levam à paisagem natural. Corupá tem limite com as cidades de São Bento do Sul ao norte, com Rio dos Cedros ao sul, Rio Negrinho a Oeste e Jaraguá do Sul a leste.

Fica no final do Vale do Itapocu, antes de chegar à Serra do Mar, uma cadeia de montanhas que divide as regiões de planícies litorâneas dos grandes planaltos que se estendem pelo interior de Santa Catarina. São vários rios ao longo de seu território e a área urbana está a 75 metros de altitude. Há pontos bem altos, como o Morro do Boi, cujo cume está a 956 metros acima do nível do mar. Conhecendo um pouco sobre o município, hora de ir para as 7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC.

ATENÇÃO: A Rota das Cachoeiras está fechada durante a pandemia. Fique atento às redes sociais para receber os avisos de reabertura.

7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC
Fotos: Secretaria de Turismo

Como chegar à Rota das Cachoeiras

Para chegar à Rota das Cachoeiras, você utilizará a BR-101 se estiver no litoral catarinense ou a BR116, se estiver vindo da região de Curitiba. A cidade é pequena e aconchegante. A partir do trevo de acesso, você percorrerá 14 quilômetros em direção à zona rural numa estrada de chão bem conservada.

7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC. Quantas cachoeiras possui?

A Rota possui 14 cachoeiras. Dependendo do clima, alguma delas pode estar fechada para segurança dos visitantes. Todas as quedas d’água deste trecho são do Rio Novo. Ao todo, o visitante percorre uma trilha de 6 quilômetros, de nível moderado, e com infraestrutura que ajuda a seguir adiante sem muita preocupação. A caminhada chega a 370 metros de altitude e o final é surpreendente, com a maior das quedas de todo o trajeto.  

Onde comprar ingresso Rota das Cachoeiras?

A venda de ingressos pode ser feito no site oficial ou nos pontos autorizados na própria cidade. Um deles é um supermercado que fica no caminho, mas ainda longe da portaria de acesso. Aliás, no local não há a venda de ingressos. Se chegar sem, você não vai conseguir entrar ou terá que voltar a um ponto autorizado para adquirir o seu. O valor é R$ 20 por pessoa. Crianças menores de 5 anos não pagam ingresso.

O funcionamento é diário, de domingo a domingo, mesmo em feriados, das 7h30min às 17h30min. Mas o limite máximo autorizado para iniciar a trilha é às 15h nos meses de verão e 14h nos outros meses do ano. Isso porque o tempo médio de percurso é de 4 horas e é proibido fazer a trilha durante a noite. O bom de ser uma reserva particular é que a estrutura é bem mantida. Para os turistas, há estacionamento, banheiros com chuveiro e churrasqueiras.

Leia também

7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC: como é o local e a estrutura?

A Rota das Cachoeiras fica em uma área de 1.153,66 hectares. É uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e está em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica de Santa Catarina. Esse é um ecossistema brasileiro que apresenta hoje menos de 8,8% de sua área original

A última cachoeira, que surpreende todo mundo que visita o local, foi batizada de Salto Grande e possui 143,6 metros de queda. É a maior de toda Santa Catarina. Recomenda-se o uso de roupas leves, tênis ou botina de caminhada confortáveis e solado de boa aderência. Importante levar água, suco, frutas, chocolate, entre outros alimentos, porque não há alimentação no local. O lixo deve ser destinado em local adequado e não lançado em meio à natureza e não são permitidos animais de estimação.

7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC: como é o local e a estrutura?

A diversão não termina quando acaba o passeio na Rota

Depois de visitar a Rota das Cachoeiras, chegando cedo e finalizando o percurso até próximo do meio dia, a dica é ir visitar o Seminário Sagrado Coração de Jesus. O prédio tem estilo arquitetônico gótico-romano e foi construído em 1929. São 20 mil metros quadrados de área construída com capela, museu, adega, café colonial, loja de souvenires, teatro, rancho da lagoa, aeromodelismo, fábrica de velas, pavilhão de eventos, restaurante e quadras poliesportivas. O local é aberto diariamente para livre acesso da população e funciona como parque. Aqui é a sugestão de almoço. O restaurante serve comida caseira no estilo bufê! Você vai adorar. Há outras opções de gastronomia na cidade também.

Já que está no Seminário, vale visitar o Museu Irineu Luiz Godofredo Gartner. Considerado um dos mais antigos de Santa Catarina, tem uma exposição permanente de taxidermia, aqueles animais empalhados. São aves, répteis, anfíbios, mamíferos e peixes, que mostram a diversidade natural da região. Ao longo do ano também são realizadas algumas exposições temporárias.

A diversão não termina quando acaba o passeio na Rota

7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC: continue aproveitando outros atrativos da cidade

Como capital estadual das orquídeas, Corupá mantém o Orquidário Catarinense Alvim Seidel. São mais de 100 anos trabalhando na produção e comercialização de orquídeas, bromélias e plantas ornamentais. Obviamente que as 14 cachoeiras não são as únicas de Corupá. Existe na cidade ainda o Parque Nacional Braço Esquerdo com atrativos como a Cachoeira Braço Esquerdo com mais de 90 metros de queda, a Caverna da Fuga e a Trilha do Vale Perdido com inúmeros riachos, quedas d’água e formações rochosas de milhões de anos. O parque mantém serviço de escalada para iniciantes, rapel/cachoeirismo e condutores para as trilhas. Possui estacionamento, lanchonete, área de camping.

7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC: continue aproveitando outros atrativos da cidade

Onde ficar e onde comer?

Corupá possui campings, pousadas e hotel. Você pode consultar o site da Secretaria de Turismo para ver onde ficar. O AirBnB também pode ser uma boa saída, bem como optar por ficar em Jaraguá do Sul, que é bem próximo e é uma cidade maior. Gostou destas 7 dicas sobre a Rota das Cachoeiras em Corupá SC que o Viajar é Vida trouxe?  Se você já foi e tem fotos, compartilhe com os nossos leitores nos comentários.

Onde ficar e onde comer?

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*