O carnaval deste ano passou em branco, afinal ainda estamos vivendo a pandemia. Quem se programou conseguiu buscar refúgio em lugares mais tranquilos, sem aglomeração. Se você agora deseja curtir o feriadão de Páscoa, o Viajar é Vida destaca agora para onde viajar na Semana Santa. São dicas aproveitando lugares diferentes, belas paisagens, fazendo atividades fora do seu dia a dia em roteiros de Norte a Sul do Brasil. Programa-se.
Para onde viajar na Semana Santa? Aparecida do Norte
Se você quiser aproveitar a religiosidade do feriado para agradecer, pagar promessas ou mesmo pedir a Deus novas bênçãos, a dica é aproveitar os dias em Aparecida do Norte. Localizada no Vale do Paraíba Paulista, fica cerca de 170 quilômetros de São Paulo. Obviamente que o Santuário de Aparecida é o grande atrativo do turismo religioso. Mas nos arredores há outros locais que merecem ser visitados. Como o teleférico que é um passeio curto, mas que apresenta uma vista diferenciada tanto do Santuário quanto do Morro do Cruzeiro. A cidade mantém ainda uma feira livre com artigos religiosos que são vendidos em pelo menos 800 barracas.
São Luís do Maranhão é uma boa pedida no Norte para viajar na Semana Santa
Situada em uma ilha, São Luís é uma bela cidade, a única fundada por franceses em todo o país. No centro histórico fica o bairro de Praia Grande, local onde estão edifícios coloniais com azulejos e varandas em ferro fundido vindos de Portugal, apesar da colônia francesa. Os azulejos, aliás, são um grande patrimônio. São Luís se orgulha de manter a maior coleção de azulejos portugueses de toda a América Latina. O Palácio dos Leões, onde reside o governador do estado, exibe arte e mobiliário franceses. Também na mesma região está o Palácio La Ravardière, construção do século 17.
Entre os atrativos arquitetônicos, históricos e religiosos estão a Igreja da Sé, a Igreja dos Remédios e a Igreja de Vinhais Velho. E também edifícios como o Convento das Mercês e o Teatro Artur Azevedo. A capital do Maranhão tem ainda belas praias como a do Calhau e a Praia do Araçagi.
Leia também
- Guia para viajar a São Luís do Maranhão
- 10 locais para visitar sem aglomeração no Brasil
- 10 regiões mais acolhedoras do mundo
Quer circular de carro durante a Semana Santa?
A dica é alugar um carro da Localiza. A empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina tem 41 anos de experiência em mobilidade. São 540 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A frota da Localiza conta com mais de 125 mil carros disponíveis, você escolhe o tipo de veículo que melhor se encaixa à sua necessidade. Clique aqui para alugar o seu carro.
Turismo ecológico em Ponta Grossa, no Paraná. Mais dicas para onde viajar na Semana Santa
No Paraná, a dica é Ponta Grossa. Quarta cidade mais populosa do estado, Ponta Grossa tem muitos atrativos naturais. Por isso esta sugestão para onde viajar na Semana Santa. Entre os lugares que chamam a atenção dos viajantes está o Buraco do Padre, uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30 metros. Para chegar lá é preciso percorrer uma trilha de 1 quilômetro a pé com presença de obstáculos naturais. O acesso é fácil, tem inclusive acessibilidade para cadeirantes.
O Buraco do Padre fica em uma Unidade de Conservação que desde 2005 integra o Parque Nacional dos Campos Gerais. Além da chegada à cascata existem outras três trilhes na mata. O espaço em volta é bem estruturado, com churrasqueiras à disposição dos visitantes. Tem também um café que funciona aos finais de semana e feriados. A entrada no parque custa R$ 30 e a visitação é de quarta a domingo, das 9h às 19h.
Em Ponta Grossa vale destacar ainda outros elementos naturais famosos, como a Cachoeira da Mariquinha, o Cânion e Cachoeira do Rio São Jorge, o Parque Estadual de Vila Velha e o Recanto Botuquara.
Tem praia, cachoeira e casario histórico em Ilhabela
Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e fica no litoral Norte de São Paulo. Com cerca de 28 mil habitantes, vê sua população crescer bastante nos feriados e finais de semana. Nem por isso perde o seu encanto. Entre os atrativos estão o centro histórico com suas construções centenárias e lugares naturais como as piscinas naturais ou o Buraco do Cação. Sabe outra coisa em que a natureza foi generosa com o município? Nas cachoeiras, como é o caso da Cachoeira do Paquetá que tem borda infinita e vista para o mar de Ilhabela. Bom, já dissemos que é uma cidade litorânea. Então, aproveite que são mais de 30 opções de praias.
Quer viajar de ônibus pelo Brasil?
A ClickBus surgiu para facilitar a compra de passagens rodoviárias pela internet. São mais de 4 mil e 600 destinos com diferentes opções de rotas ao usuário que busca conforto e comodidade ao realizar suas compras sem sair de casa. ClickBus: clique aqui e faça sua compra!
Itapema também na lista “para onde viajar na Semana Santa”
O litoral catarinense é sempre uma boa pedida e do lado de Balneário Camboriú está Itapema, outra bela cidade com infraestrutura turística de respeito. Por aqui, além da praia, há vários atrativos como a Ponte do Suspiro, sobre o Rio Bela Cruz na sua chegada no mar. Circule pela orla, aproveite o Parque Calçadão que embeleza ainda mais a orla da Meia Praia e não se esqueça de conhecer o Mirante do Encanto, na outra ponta da cidade.
São 26 metros de altura da estrutura que fica em uma região de morros e com isso chega a 130 metros acima do nível do mar. Ali a Mata Atlântica é conservada e se seguir uma trilha de 25 minutos você chega na Praia Grossa, praticamente isolada e tranquila. Por fim, vale conhecer o Mercado Público Municipal que agrega gastronomia, comércio e lazer. O local possui restaurantes, boxes de refeições rápidas, peixes, frutos do mar, verduras e frutas.
Leia também
- Quais o valor e os horários da roda gigante de Balneário Camboriú
- Melhores hotéis rurais de Santa Catarina
- 10 melhores praias de Santa Catarina para levar crianças
Caldas Novas é a boa dica no Centro-Oeste
No Centro-Oeste se programe para conhecer Caldas Novas, em Goiás. A cidade ganhou reconhecimento pela infraestrutura turística e as piscinas de águas quentes. Ideal para famílias ou público da terceira idade, Caldas Novas possui hotéis e resorts com atividades diárias, seja para se divertir ou mesmo para relaxamento. Para quem ama o contato com a natureza, a região é rica em trilhas, cachoeiras e mirantes. Um dos locais importantes é o Parque Estadual Serra de Caldas, onde ocorre boa parte das ações de turismo ecológico. Também vale conhecer o Lago Corumbá, formado para abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá 1. São 65 quilômetros quadrados de área e uma vida bem intensa nos bares, restaurantes e hotéis dos arredores.
Este artigo trouxe a resposta para a pergunta para onde viajar na Semana Santa? Você curtiu as dicas e vai se planejar para viajar? Conte para os leitores do Viajar é Vida nos comentários.
Revele suas fotos de viagem!
Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos. Partiu revelar!
Comentários