Onde se situam as Ilhas Galápagos?

Muita gente tem dúvida e o Viajar é Vida esclarece neste post várias informações sobre esta viagem incrível e totalmente voltada à natureza. Afinal, onde se situam as Ilhas Galápagos? Elas estão no Oceano Pacífico, distantes cerca de mil quilômetros da costa do Equador, país, aliás, ao qual pertencem. O arquipélago é formado por 58 ilhas e uma viagem para lá pode custar entre US$ 850 a US$ 1000, com tudo, de passagens aéreas (voando do Equador para as ilhas) e taxas para entrar no arquipélago, a tours e hotéis por uma semana.

Onde se situam as Ilhas Galápagos?
Foto: pen_ash/Pixabay

Onde se situam as Ilhas Galápagos e qual sua origem?

O arquipélago de Galápagos é de origem vulcânica e totalizam uma área terrestre de 8 mil quilômetros quadrados divididos em diferentes ilhas. Os vulcões ainda existem por aqui e estão ativos. O arquipélago se distribuí por uma área oceânica de 59 quilômetros quadrados, somando 140,5 quilômetros quadrados de mar territorial ao Equador.

A posição geográfica distanciada torna as Ilhas Galápagos um lugar único, com biodiversidade elevada e habitat de uma fauna peculiar, que inclui muitas espécies endêmicas como as tartarugas das Galápagos. A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem, administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo.

Onde se situam as Ilhas Galápagos e qual sua origem?
Foto: veverkolog/Pixabay

Leia também

Agora que já sabe onde se situam as Ilhas Galápagos, vamos de curiosidades

  • As ilhas foram descobertas em 1535, quando o navio que levava o bispo do Panamá, frei Tomás de Berlanga, se desviou de sua rota quando vinha do Panamá em direção ao Peru, e logo chamaram a atenção dos exploradores pela grande quantidade de tartarugas-gigantes que ali viviam, que passaram a ser caçadas em massa para fornecer carne e óleo para os marinheiros.
  • O primeiro morador de Galápagos foi um irlandês chamado Patrick Watkins, abandonado por lá em 1807. Ele passou dois anos plantando vegetais que trocava por bebida com alguns raros visitantes. Em 1809, ele roubou um barco e fugiu para Guayaquil.
  • Galápagos foi oficialmente anexada ao Equador em 1832 e foi nomeada “Archipiélago del Ecuador”. Entretanto, seu nome oficial é Arquipélago de Colón.
  • Seu mais famoso visitante foi o jovem Charles Robert Darwin, que viajou no seu navio “H.M.S. Beagle” do capitão Robert Fitz Roy, em 15 de Setembro de 1835, permanecendo até 20 de outubro.
  • Darwin visitou somente 4 ilhas, primeiramente San Cristóbal, depois Floreana, Isabela e Santiago. Durante os 35 dias em que permaneceu nessas terras, fez grandes coletas de plantas e animais, assim como observações da vida.
Agora que já sabe onde se situam as Ilhas Galápagos, vamos de curiosidades
Foto: David Mark/Pixabay

Galápagos tem importante contribuição ao meio ambiente mundial

  • Foi através da observação dos animais dessas ilhas que Darwin começou a perceber as ideias que levariam, mais tarde, à publicação de “A Origem das Espécies” e ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural.
  • Não era uma ideia nova na época, mas não havia um mecanismo que explicasse por meio de exemplificação científica. A seleção natural é justamente tal mecanismo e esta foi a principal contribuição de Darwin.
  • Os mais famosos entre os pássaros endêmicos são as 13 espécies de tentilhões. Peter e Rosemary Grant estudaram várias dessas espécies por quase 40 anos (geralmente conheciam cada indivíduo da ilha). Em um determinado ano tinham o gráfico do tamanho do bico de uma determinada espécie. Em apenas poucos anos o casal viu a seleção natural acontecer. O tamanho e a forma do bico mudaram sob o olhar dos Grant.
  • Duas coisas surpreenderam os Grant: a evolução ocorreu rápido o bastante para ser observada em poucas temporadas no campo. Darwin acreditava que nossa vida não seria suficientemente longa para observar a evolução. Com um único evento pode ocorrer evolução. Além disso, a evolução pode ocorrer em escala bem pequena. As medições dos Grant foram muito cuidadosas e precisas.
  • O tamanho e a forma do bico são hereditários nessas aves. A seleção natural pode ocorrer sem hereditariedade, já a evolução é só com hereditariedade.
Galápagos tem importante contribuição ao meio ambiente mundial
Foto: sebastian_photos/Pixabay

Onde se situam as Ilhas Galápagos? Parque Nacional preserva o arquipélago

Distante mil quilômetros da costa equatoriana, desde 1959 o governo mantém o Parque Nacional de Galápagos, que corresponde a 97% da sua extensão, ficando de fora apenas as áreas já urbanizadas e transformadas pela agricultura. Pelos mesmos motivos as Galápagos foram declaradas pela Unesco Patrimônio Mundial em 1979, e Reserva da Biosfera em 1985. Em 1987 uma área de 15 milhas náuticas em torno do arquipélago foi transformada na Reserva Biológica Marinha Galápagos, com 70 mil quilômetros quadrados, expandidos em 1998 para 130 mil quilômetros quadrados.

Onde se situam as Ilhas Galápagos? Parque Nacional preserva o arquipélago
Foto: Valeria Cahuasquí/Pixabay

Erosão derruba famoso Arco de Darwin

A erosão natural derrubou parte da formação rochosa chamada de Arco de Darwin. A informação foi dada pelo Ministério do Meio Ambiente do Equador em seu perfil no Twitter. A ponte natural em meio ao mar, situada menos de um quilômetro da ilha de Darwin, colapsou pela ação do tempo.

A formação rochosa havia sido batizada em homenagem ao biólogo inglês Charles Darwin e nos arredores eram considerados um dos melhores lugares do mundo para fazer mergulho. Apesar de possuir 58 ilhas com uma população estimada de 30 mil habitantes, esta região da Ilha de Darwin era desabitada.

Erosão derruba famoso Arco de Darwin
Foto: Héctor Barrera/Ministério do Meio Ambiente do Equador

Você conhecia tantas informações sobre as Ilhas Galápagos? É o tipo de viagem que você faria? Que outras informações você gostaria de obter por lá? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*