Onde passar o Réveillon 2022

Com o ritmo da vacinação, começa-se a ver uma luz no fim do túnel e as pessoas já começam a se preparar para uma possível celebração com mais animação. O Viajar é Vida mostra onde passar o Réveillon 2022, numa virada que promete ser muito especial depois desse período nebuloso.  Para quem já acha que pode aproveitar com um pouco mais de aglomeração, cidades como Salvador e Rio de Janeiro já estão nos preparativos para a data. Apesar do andamento dos trabalhos, tudo dependerá da situação do país em relação ao coronavírus lá no final de dezembro.

Onde passar o Réveillon 2022
Foto: Fernando Maia/Riotur

Onde passar o Réveillon 2022: nas capitais mais festivas do Brasil

Salvador acredita numa grande festa, estilo carnaval. A programação prevê shows musicais e pirotécnicos e a perspectiva de durarem até 5 dias.  A previsão é de começar no dia 29 de dezembro e seguir até 2 de janeiro. As atrações principais já estariam contratadas e um evento-teste deverá ser realizado para sentir o clima e organizar os procedimentos necessários de segurança.

Já no Rio de Janeiro, a prefeitura já contatou as grandes empresas para conseguir patrocínios que garantiriam a festa na cidade. A Riotur, setor que comanda o turismo local, informou que apesar dos primeiros passos, a questão segurança epidemiológica será mais importante que tudo.

A festa na Cidade Maravilhosa prevê já 3 palcos em Copacabana e outros 10 em pontos estratégicos da cidade. A ideia é não criar a aglomeração com aqueles milhões de visitantes comuns em outros anos. Por isso, devem ter palcos também no Boulevard Olímpico, na Praça Guilherme da Silveira, no IAPI da Penha, na Praça Paulo da Portela, na Praia do Flamengo, na Praia da Moreninha em Paquetá, na Praia da Bica na Ilha do Governador, na Praia da Capela em Guaratiba, na Praia de Sepetiba e no Piscinão de Ramos.

Nas capitais, com foco nas festas, provavelmente você vai se deparar com muita gente, dificuldade de acesso, necessidade de chegar cedo e os problemas comuns de locais muito cheios. Mas, se a pandemia estiver mesmo controlada, será o Réveillon mais histórico dos últimos tempos.

Onde passar o Réveillon 2022: nas capitais mais festivas do Brasil
Foto: Jota Freitas/Turismo

Perto do mar e da natureza entre as dicas sobre onde passar o Réveillon 2022

A tradição brasileira de passar a virada do ano na praia faz com que Porto de Galinhas, em Pernambuco, seja uma boa dica. Aqui você encontrará resorts com programação diferenciada, shows musicais, ceias fartas e uma natureza reconfortante. Anualmente a prefeitura também organiza uma programação festiva gratuita a moradores e turistas.

Claro que a programação interessa, mas não se esqueça que começar o ano novo pertinho da natureza é chance de você ficar ainda mais feliz em 2022. As praias de Porto de Galinhas são belíssimas, com águas claras e quentes e areias brancas. Além disso, a região tem mangues, piscinas naturais formadas por corais e os famosos coqueirais. Aproveite cada minuto.

Também no Nordeste outra boa pedida é Maragogi, em Alagoas. Aqui você encontrará a tranquilidade do contato com a natureza do local considerado o “Caribe brasileiro”.  O viajante encontrará um misto de manguezais que encontram praias de águas cristalinas e muito limpas, ideais para quem adora mergulhar de snorkel ou passar horas apenas se molhando sem fazer absolutamente nada.

Perto do mar e da natureza entre as dicas sobre onde passar o Réveillon 2022
Foto: Gika29/Pixabay

Paraty também é linda para a virada

No Sudeste, uma sugestão interessante é curtir o Réveillon em Paraty, no Rio de Janeiro. Geralmente o Ano Novo é celebrado aqui com queima de fogos e shows na Praia do Pontal. Isso desde o começo do século 20, segundo a prefeitura. O que o torna tão tradicional.

Quem já frequentou esta festa, comenta que o melhor lugar para assistir aos fogos é no largo da Igreja de Nossa Senhora das Dores, também conhecida como Capelinha. Do outro lado do rio, na Praia do Pontal, é onde a prefeitura costuma montar o palco que alegra a celebração.

A região de Paraty tem cerca de 60 praias (apesar de algumas serem de acesso dificultado por trilha ou apenas de barco).  Se não quiser curtir a noite, vale aproveitar o dia de sol. Visite as praias mais tradicionais como Praia da Lula, Praia Vermelha, Praia da Conceição, Ilha Comprida, Ilha da Cotia, Lagoa Azul, Saco da Velha, Ilha do Algodão, Saco do Mamanguá, Ilha Duas Irmãs, Ilha Rasa, Ilha da Sapeca, Praia da Akita, Praia do Engenho e Praia de Jurumirim.

Paraty também é linda para a virada
Foto: Auluz Auluz/Pixabay

Leia também

Cidade histórica de Minas entre as sugestões de onde passar o Réveillon 2022

Para fugir da região litorânea, boa dica é curtir os encantos de Tiradentes e outras cidades históricas de Minas Gerais. A programação aqui tem cara de cidade do interior mesmo, e este é o grande charme. As atrações vão de corais infantis, a teatros, música, desfile do Papai Noel, shows, apresentação de Folias de Reis e a famosa queima de fogos na virada do ano.

Como ninguém é de ferro, a culinária mineira ganha mais espaço! Os restaurantes da cidade se preparam para o sabor mineiro em todos os pratos servidos. E o melhor, apesar de ser um período festivo, você vai poder aproveitar das receitas mais elaboradas às mais simples como o tradicional (e delicioso) queijo com goiabada.

Cidade histórica de Minas entre as sugestões de onde passar o Réveillon 2022
Foto: Serginho Pacheco/Pixabay

Destino internacional para o Réveillon? Lisboa

Se as portas de Portugal estiverem abertas conforme previsto, Lisboa pode ser uma boa dica de onde passar o Réveillon 2022 fora do Brasil.  No dia 31 de dezembro, o turismo local se mantém em alta até 18h. Você pode fazer muitas visitas, aproveitar centros culturais como o de Belém, visitar os museus dos Coches e o Nacional de Arte Antiga e até o Museu do Fado.  Fique atento aos sites dos lugares para ter certeza do horário de abertura e fechamento. 

A virada em si, diferentemente do que temos no Brasil, não é tão festiva. Então, se programe com o hotel antecipadamente para ter certeza de que farão ceia. Nem todo restaurante abre (na realidade, a maioria fecha). E se precisar improvisar uma ceia, talvez tenha que ir a um mercado (que fecham também às 18h).  Neste caso de escolher Lisboa para a chegada de 2022, seria mesmo mais pelo fato de estar viajando, algo que estamos em dificuldade desde março de 2019.

Destino internacional para o Réveillon? Lisboa
Foto: 2109DSGN/Pixabay

A mais famosa festa é em Nova York

Internacionalmente falando, Nova York é outra cidade famosa pela virada de ano. É na Times Square que desce a bola nos segundos finais de 2021 saudando a chegada de 2022. A expectativa para a festa deste ano é grande, principalmente porque todo o Estado de Nova York teve dias de glória pós-covid até com a liberação do uso de máscara. Mas como por lá o Ano Novo chega no inverno, pode ser que a situação mude. Por isso, fique atento às orientações da prefeitura e anúncios feitos na imprensa.

Outro local de Manhattan que tem festa é o Central Park. E gratuito. A vantagem é sair da muvuca da Times Square e ainda assim sentir o gostinho de se estar em Nova York em pleno Réveillon. Uma dica importante: nesta data, os restaurantes atendem apenas com reserva. Então, procure logo o seu e deixe sua vaga garantida, senão, será uma virada com fome.

A mais famosa festa é em Nova York
Foto: divulgação

Gostou destas dicas? Está se programando para a virada do ano? Conseguiu se decidir onde passar o Réveillon 2022? Deixe sua dica nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*