O que fazer no Vale Europeu Catarinense

São diversas opções de turismo para aproveitar e conhecer a cultura regional e o Viajar é Vida mostra agora o que fazer no Vale Europeu Catarinense.

Depois de um recesso por causa da pandemia, as tradicionais festas de outubro de Santa Catarina estão de volta e devem movimentar não apenas suas cidades-sede, mas todo o Estado. Quem passar pelo Médio Vale do Itajaí, poderá conhecer outras opções culturais através do Circuito Vale Europeu Catarinense. São inúmeras alternativas, com passeios que vão desde atividades mais tranquilas até as repletas de aventura. Atualmente, 12 cidades compõem o roteiro e proporcionam um turismo ímpar aos visitantes.

Ficou interessado? Descubra todos os diferenciais da região e o que você poderá explorar nela.

O que fazer no Vale Europeu Catarinense
Foto: Gilberto Viegas/divulgação

Turismo de aventura na lista do que fazer no Vale Europeu Catarinense

Para quem quer se conectar com a natureza, em cada cidade do Circuito Vale Europeu Catarinense é possível encontrar pelo menos um tipo de turismo de aventura, como passeios por reservas ecológicas, parques e cachoeiras. Já para quem prefere algo mais radical, tem o rafting em Apiúna, rapel em Doutor Pedrinho, Benedito Novo e Guabiruba, e a maior tirolesa das Américas em Rodeio, com dois quilômetros de extensão, além de escalada, cavalgadas e passeios de barco nas represas de Rio dos Cedros. E para os exploradores de plantão, a maior caverna da região Sul do Brasil os espera em Botuverá.

Turismo de aventura na lista do que fazer no Vale Europeu Catarinense
Foto: Ativa Aventuras/divulgação

Turismo cultural é outra alternativa

No Circuito Vale Europeu Catarinense, a carga cultural cultivada pelos descendentes dos colonizadores pode ser vista por todos os lados. São opções de festividades gastronômicas e religiosas, além de museus que contam a história dos imigrantes europeus. Em Luiz Alves, há a Rota da Cachaça, composta por 10 alambiques espalhados por diversos bairros do município. Já a Rota Enxaimel, em Pomerode, permite conhecer aspectos da cultura alemã, com construções características, além da beleza da natureza vista pelo caminho. A gastronomia típica pode ser encontrada pelas diversas cidades do circuito, como também é possível conhecer mais sobre as vinícolas e cervejarias instaladas na região. Cidades como Timbó, Indaial, Pomerode, Rodeio e Guabiruba oferecem opções de visitação. Com saída de Apiúna, há ainda o passeio Histórico Cultural da Maria Fumaça. Um dia repleto de cultura, agraciado com um delicioso café colonial.

Turismo cultural é outra alternativa
Foto: Vale SC Notícias/divulgação

Leia mais

Tem também o turismo religioso

O Caminho dos Anjos, o Complexo Arquitetônico do Colégio São Paulo e o Eremitério Beato Egídio de Assis, tornam rica em religiosidade a região. São igrejas católicas, santuários como o de Frei Bruno, em processo de beatificação, além de igrejas franciscanas, diocesanas, salesianas, luteranas e capelinhas que se harmonizam com as belas paisagens em meio à natureza.

O que fazer no Vale Europeu Catarinense? Turismo rural

Para quem quer apreciar as belas paisagens e conhecer a fauna e a flora da região, opções não faltam. É possível consumir produtos naturais, caminhar e pedalar pelas estradas do Interior e, ainda, aproveitar para se hospedar em hotéis e pousadas que fazem parte do turismo rural do Circuito Vale Europeu Catarinense. Há o Recanto da Oma, o Recanto Grunenberg, o Sítio El Dourado, espaços que oferecem uma experiência gastronômica e contato com animais domésticos, além de hospedagem.

O que fazer no Vale Europeu Catarinense? Turismo rural
Foto: Eduardo Osti/divulgação

Turismo de experiência

É possível também aproveitar a região conhecendo de perto o dia a dia de uma propriedade do Interior, que além de trazer a conexão com a natureza, permite entender mais sobre a cultura e apreciar uma boa comida caseira. Há como opções a Toca do Índio, em Benedito Novo, o Quintal Tipográfico, em Rodeio, a Visitação na Aldeia Indígena com a Agência Ativa Rafting Doutor Pedrinho (somente eles têm autorização para entrar na aldeia) e o passeio de barco pelas represas de Rio dos Cedros. 

O que fazer no Vale Europeu Catarinense? Turismo rural
Foto: Paraíso das Ilhas/divulgação

Como aproveitar as opções do Circuito Vale Europeu Catarinense?

O Circuito Vale Europeu Catarinense está localizado no Médio Vale do Itajaí e é formado pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

É conhecido pelos famosos roteiros de clicloturismo e caminhante, que foram criados há mais de 15 anos e atraem visitantes de todos os cantos do Brasil e, até mesmo, de outros países. Para saber mais sobre as opções de passeios acesse o site ou entre em contato pelo WhatsApp (47) 3308-2363.

Como aproveitar as opções do Circuito Vale Europeu Catarinense?
Foto: Recanto Grunemberg/divulgação

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*