O que fazer na Ilha de Porto Belo

Com a visitação de 1,7 milhão de pessoas desde que abriu as portas, em 1996, esta ilha é um dos recantos naturais de Santa Catarina. E o Viajar é Vida conta agora o que fazer na Ilha de Porto Belo. Está localizada no município de mesmo nome, no litoral catarinense, próximo a Balneário Camboriú e Bombinhas.

Tem administração privada o que qualifica o atendimento e contribui com o meio ambiente. É que além da capacidade de carga homologada pelo Ibama de 1.879 pessoas por dia, o espaço é repleto de regras ambientais, como o cuidado com o uso de vidros, a proibição da venda de cigarros e de material plástico que possa gerar microlixo. Além de que tem uma beleza única e especial. Confira o que fazer na Ilha de Porto Belo.

O que fazer na Ilha de Porto Belo: trilha ecológica

Entre as coisas para fazer na Ilha de Porto Belo estão trilhas ecológicas na parte interna da ilha
Foto: Ricardo Ruas/Viajar é Vida

Quem ama estar em contato com a natureza, encontra na Ilha de Porto Belo uma trilha de cerca de uma hora. Tem médio grau de dificuldade e muita beleza da flora e fauna nativas. O formato em circuito tem 1,3 quilômetros em meio à Mata Atlântica. Há cobrança de ingresso no valor de R$ 15 por pessoa, para manutenção do espaço. Crianças até cinco anos não pagam.

Atividades aquáticas também estão entre o que fazer na Ilha de Porto Belo

Entre as possibilidades há passeio de caiaque, banana boat e disco maluco. Estes dois últimos para quem curte adrenalina e velocidade, já que são equipamentos puxados por lanchas. Quem tem a manha de se equilibrar, também pode aproveitar o esqui aquático. A Ilha de Porto Belo também é reconhecida pelas trilhas subaquáticas. Com orientações sobre como mergulhar e as várias opções a atividade é garantia de diversão e segurança para crianças, praticantes iniciantes e também os mais experientes. O programa de 6 trilhas, implantadas em parceria com o curso de Oceanografia da Univali, proporciona a encantadora experiência do contato com o ambiente e a fauna marinha da Ilha de Porto Belo.

Há várias possibilidades de atividades aquáticas para fazer na Ilha de Porto Belo em Santa Catarina
Foto: Ricardo Ruas/Viajar é Vida

Dia na praia com muito descanso

Para quem quer somente sentar de frente para o mar, descansar, molhar os pés na água límpida e praticamente sem ondas, a Ilha de Porto Belo também é o local ideal. Os momentos de relaxamento também levam muita gente a apreciar o lugar. A estrutura de restaurantes e atendimento na areia são outra forma de aproveitar o dia de calor e sol sem se preocupar com a vida passando lá fora.

Passar um dia inteiro é algo incrível a se fazer na Ilha de Porto Belo
Foto: Ricardo Ruas/Viajar é Vida

Visitar o Ecomuseu é uma das coisas da lista sobre o que fazer na Ilha de Porto Belo

O Ecomuseu Univali é um espaço cultural que atua no resgate e na valorização dos costumes, dos hábitos e da história das comunidades litorâneas de Santa Catarina. Ossos de baleia e outras exposições recontam a história deste incrível local do Litoral catarinense. São muitos elementos, vários deles descobertos ali mesmo na ilha. E poder mostrar isso tudo à comunidade é uma forma de preservar a história, mas também conscientizar, já que alguns objetos foram lixos descartados no ambiente. O funcionamento é das 9h até as 18h, todos os dias da semana de dezembro a março e a entrada é gratuita.

Gastronomia de qualidade

Um restaurante, uma petiscaria e um quiosque natural garantem a comida na Ilha de Porto Belo para aqueles que preferem a comodidade a ter que carregar seu próprio lanche. O restaurante oferece o melhor da cozinha contemporânea regional, em ambiente agradável e charmoso, à beira-mar. Já a petiscaria estende o serviço à areia, com atendimento dos garçons, caso o visitante queira desfrutar dos deliciosos petiscos, bebidas e coquetéis sentados de frente para o mar. Já o quiosque tem sanduíches naturais, sucos, lanches no prato e coquetéis especiais. Ou seja, comer bem e com qualidade está entre os itens sobre o que fazer na Ilha de Porto Belo.

Há diferentes alternativas de gastronomia na Ilha de Porto Belo
Foto: divulgação

Como chegar à Ilha de Porto Belo?

 A Ilha de Porto Belo fica no litoral Centro-Norte catarinense, a 65 quilômetros ao Norte de Florianópolis, no município de Porto Belo. Para chegar até a cidade partindo de Florianópolis é preciso pegar a BR-101 sentido Joinville. Logo após a praça de pedágio fica a entrada para a cidade. Quem parte do aeroporto de Navegantes ou do Norte de Santa Catarina de carro, precisa também pegar a BR-101, porém no sentido Florianópolis. Uma vez na histórica cidade, é preciso chegar ao trapiche municipal que fica no Centro. Lá é feito o traslado pelos barcos da Associação dos Pescadores. Outra alternativa é fazer o percurso com as escunas do Porto dos Piratas, em frente à Igreja Matriz. 

A chegada é feita de barco pelos pescadores da cooperativa
Foto: Ricardo Ruas/Viajar é Vida

A história de Porto Belo

Desde o descobrimento do Brasil, a região chamada de Enseada das Garoupas foi várias vezes visitada pelos portugueses na tentativa de ocupar e colonizar estas terras. Porém, por não ser rica em jazidas de ouro que era o grande interesse da coroa portuguesa na época acabou sendo deixada de lado até 1824. Foi neste período que passou a se chamar Vila de São Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo. O nome se deu por causa das belezas naturais e a tranquilidade das águas. Em 13 de outubro de 1832 foi elevada à categoria de município e teve a sua instalação em 7 de julho de 1837.

Porto Belo ganhou esse nome pelas águas calmas da baía
Foto: Ricardo Ruas/Viajar é Vida

Você já passou pelos roteiros no litoral de Santa Catarina?  O que achou sobre as dicas sobre o que fazer na Ilha de Porto Belo? Tem mais dicas sobre a região?  Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*